Selecionamos nesta postagem algumas dicas e ideias para o seu Projeto Dia do Circo para Educação Infantil.
No dia 27 de março é comemorado o dia do circo, um espaço levantado por armações desmontáveis, coberto por lona, sendo que na parte interna são montados arquibancadas, camarotes e, ao centro, o picadeiro. No circo são realizados shows e espetáculos, são apresentados vários números divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, etc.
A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias. (Saiba mais sobre o Dia do Circo clicando aqui).
Veja mais em:
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – O palhaço chegou
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Permitir as crianças vivências individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante a atividades, jogos e técnicas reunidas em proposições didáticas.
- Desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade à partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e resgate de valores humanos tais como: alegria, cooperação, amizade e outros.
- Interagir as crianças através de brincadeiras.
- Desenvolver a coordenação motora e a movimentação rítmica.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Conhecimentos prévios
- Para iniciar essa temática, o professor deverá propor uma pesquisa sobre a “HISTÓRIA DO PALHAÇO”, instigando assim a curiosidade e despertando a imaginação sobre o assunto.
Desenvolvimento da aula:
1º momento: RODA DA CONVERSA.
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas . A partir deste ponto começar a conversar sobre o circo, pedir para as crianças que já foram ao circo contar: O que mais gostaram?
- Quais os animais que havia no circo?
- Quais os artistas que trabalham no circo?
- Como é o palhaço? Como se veste? O que ele faz no circo?
Depois de uma boa conversa faremos o registro das informações.
E ainda na rodinha, contar quantas crianças da sala foi ao circo e quantas que ainda não foram. FORAM NÃO FORAM
Uma outra atividade seria o professor mostrar imagens de profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem. Essa atividade é legal porque oportuniza aos alunos que não foram ao circo conhecer através de imagens alguns elementos que compõem um espetáculo.
2º momento: CONFECÇÃO DO PALHAÇO.
- Escolher uma criança e traçar o seu corpo no papel pardo;
- Iniciar a montagem do palhaço com materiais concretos (lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta …);
- Brincadeira de adivinha: O que é o que é?
*Depois, propor a releitura da obra de Romero Brito “PALHAÇO”. Aproveitar esse momento para trabalhar com as cores e as formas geométricas.
3º momento: TRABALHANDO A PALAVRA “PALHAÇO”.
- Letra inicial e final;
- Quantidade de letras;
- Associar a primeira letra da palavra com o nome dos colegas da sala;
- Procurar em revistas palavras que iniciam com a letra “P” e montar um painel;
- Caixa de letrinha (ALFABETO MÓVEL): Dividir as crianças em grupo para propor a tentativa da palavra PALHAÇO.
4º momento: OBA! HORA DA HISTÓRIA!
- Montar com as crianças uma história de circo onde os alunos farão os desenhos ilustrativos. E depois todos juntos irão fazer uma história coletiva.
5º momento: BRINCADEIRA DE PALHAÇO.
- Pintar as crianças e realizar mini apresentações utilizando música, colchões e bambolês. Na quadra brincar de espetáculo:
- Com o desenho de uma linha no chão brincar de equilibrar, fazendo de conta que estão lá no alto.
- Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele.
- Usando bolas da piscina de bolinhas, imitar os malabaristas.
Recursos educacionais
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Sugestão:
Assistir ao filme “Os Saltimbancos” Trapalhões. Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.
Recursos Complementares
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Avaliação
- As aulas serão avaliadas de forma contínua à partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil
Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.
OBJETIVO GERAL
- Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense.
- Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
- Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
- Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
- Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
- Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
- Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
- Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.
Natureza e sociedade
- Trabalhar sentimentos
- Jogos cooperativos
- Registro das Regras
- Respeito pelo próximo
- Corpo humano
- Mímica
Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.
Movimento:
- Expressão corporal (dramatização, dança)
- Coordenação motora ampla
- Lateralidade
- Equilíbrio
Linguagem Oral e Escrita:
- Nomes (reforço na escrita do próprio nome);
- Historias: sequências, personagens, enredo, memória.
- Exploração das histórias através da linguagem oral;
- Leitura
Matemática:
- Números/quantificação
- Formas Geométricas
- Classificação, seriação.
Metodologia.
Iniciaremos o projeto dia do circo com um pouco da historia do circo. Será exibido para as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os animais que viviam no circo em seguida os motivos pelos quais não podem fazer mais parte da arte circense. Identificaremos alguns vídeos dos circos mais famosos.
O projeto devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.
- Desenho
- Construção com sucatas
- Jogos
- Sessão de filme
- Construção de painéis
- Dramatização
- Brincadeira dirigida
- Atividades de relaxamento
- Produção de textos coletivos
Avaliação:
- O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – Eu no circo
É preciso resgatar a mais antiga de todas as partes refletir sobre a relação: Animais x Circo.
Objetivos:
- Conhecer a história do circo;
- Valorizar os profissionais do Circo;
- Identificar o circo como arte e resgata-lo;
- Refletir sobre o desrespeito aos animais enjaulados no Circo e até mesmo as condições de vida e de tratamento;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Desenvolvimento:
- Capas para trabalhinhos;
- Datas comemorativas;
- Recorte e colagem;
- Móbiles;
- Lembrancinhas;(Lembrancinha de Palhaço para o Dia do Circo)
- Fantasias;
- Máscaras;
- Poesia;
- Dedoches para teatro;
- Desenhos para colorir;
- Arte em EVA;
- Música;
- Álbum Educativo;
- Quebra Cabeça;
- Montagem de história.
- Produção de texto;
- Brincadeiras dirigidas;
- Convites;
- Dobraduras;
- Viseiras;
- Sucata;
Culminância:
Realização de um circo na escola propiciando as apresentação dos alunos;
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – Eu no circo para imprimir
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil 1º Período
Este projeto dia do circo tem a duração de duas semanas e deve ser desenvolvido no mês de março.
Objetivos:
- Valorizar o circo;
- Conhecer os profissionais do circo;
- Desenvolver o gosto por música e poesia;
- Socializar.
Desenvolvimento:
- Poemas;
- Música;
- Dramatização;
- História;
- Quebra-Cabeça;
- Recortes;
- Origami;
- Móbiles;
- Caça letras;
- Máscaras;
- Anúncio;
- Convite;
- Produção de texto coletivo;
- Liga pontos;
- Atividades com jornais e revistas;
- Pesquisa;
- Atividades de Português;
- Atividades de Matemática;
- Atividades lúdicas;
- Bandinha de sucata;
Culminância:
- Dramatização da história “Quem roubou a Alegria do Palhaço” – Gerusa Rodrigues Pinto – Editora FAPI.
- Desfilhe de encerramento do projeto dia do circo, com as crianças caracterizadas de artistas e animais circenses
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – 1º Período para imprimir
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil e Ensino Fundamental
A temática do circo oferece elementos e figuras que cativam o interesse e curiosidade da criança e podem, por isso, servir perfeitamente para aprofundar e melhorar seus conhecimentos nas disciplinas básicas. Servindo aqui também, para mostrar que os estudos podem ser divertidos ou estarem associados a temas interessantes, desenvolvendo assim gosto pelo estudo.
Objetivos:
- Exemplificar através de um tema rico e divertido que o estudo pode ser uma atividade prazerosa;
- Instigar gosto pelo estudo;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Desenvolver coordenação motora;
- Incentivar o humor sadio, que respeita mútua e inuversalmente o outro em todas as suas diferenças e
- peculiaridades;
Desenvolvimento:
- Apresentar o tema: o que é o circo, como ele funciona, quais são as principais e mais comuns atrações do circo;
- Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, ditados, brincadeiras dirigidas;
- O CIRCO DA ESCOLA: Junto dos alunos, confeccione máscaras (com papelão, material reciclado, EVA ou outros) de palhaço, apresentador, dançarina, mágico, depois, faça fantasias e faça com que se apresentem;
- Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes atrações do circo, as principais personagens e o que foi estudado até então;
- Desenho;
- Recorte e colagem;
- Jogo dos Sete Erros;
- Cantar, assistir filmes e outros recursos interativos.
OBS: Projeto Dia do Circo para Educação Infantil acima retirado do nosso parceiro Escola Educação – Não deixe de conhecer todos os materiais que eles fornecem gratuitamente em seu blog.
Projeto Dia do Circo para Educação Infantil
Portanto o desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças, ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
Objetivos:
- Conhecer a história do circo (os nômades);
- Conhecer o circo e suas atribuições;
- Identificar personagens do circo e suas atrações;
- Conhecer a função de cada personagem do circo;
- Conhecer a linguagem usada no circo;
- Saber como vivem as crianças que moram no circo;
- Representar papéis referentes aos personagens do circo;
- Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
- Imitar animais circenses;
- Participar de brincadeiras relativas ao circo;
- Cantar músicas de circo;
- Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
- Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
- Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
- Respeitar os animais que fazem parte do circo;
- Saber trabalhar em grupo;
- Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Atividades a serem trabalhadas:
- Cantar músicas referentes ao tema (DVD da Xuxa circo, Patati Patat);
- Pesquisas;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Conversas informais;
- Dramatização de palhaços
- Leitura de história sobre o tema;
- Fantoche
- Desenho e pintura;
- Dança;
- Pequenos jogos;
- Dramatização;
- Assistir ao DVD “Patati e Patata” e da “Xuxa O circo”;
- Confecção de um palhaço usando suporte do rolo de papel higiênico;
- Jogo da memória com figuras circenses.
- Desenhar e apreciar cenas de circo.
- Produção de texto através de figuras sobre o circo
Avaliação:
- O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.
Culminância:
- Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação de palhaços.