Selecionamos nesta postagem um Plano de aula volta às aulas, para trabalhar com alunos das series iniciais para trabalhar a adaptação e integração no espaço escolar.
O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro.
Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses… depende da criança e principalmente da escola. Assim, surge a preocupação. O que fazer para que a criança sinta prazer em estar na escola?
Confira também:
Plano de aula volta às aulas – Adaptação e integração
Conteúdos
- Língua Portuguesa:
- Conversas, relatos de vivências, narração;
- Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
- Crachá e cartaz com lista de nomes;
- Alfabeto;
- Histórias infantis;
- Sondagem da escrita.
- Matemática
- Contagem oral;
- Jogos;
- Leitura de calendário.
- Situações-problemas.
- História e Geografia
- Regras de convivência.
- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
- A história de vida do aluno.
Objetivo Geral
Conhecer a escola como um ambiente de transformação social, onde todos têm algo a oferecer.
Objetivos Específicos
- Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
- Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
- Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
- Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;
- Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
- Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
- Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.
- Verificar as fases de escrita dos alunos.
Metodologias e suas Tecnologias
- Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
- Semana Interativa: contratos do grupo, reflexão sobre as diferenças físicas e comportamentais necessários para uma boa convivência, atividades mobilizadoras (dinâmicas, dramatizações), registro do contrato de convivência.
- Realizar rodas de leitura, de conversa e de discussões, investigando as preferências dos alunos, bem como seus interesses pela escola.
- Visitar os diferentes ambientes da escola familiarizando os alunos com cada um deles.
- Desenvolver atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda, organizando os alunos com diferentes estratégias (individual, em grupos, em círculo, sentados no chão ou na cadeira).
- Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
- Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
- Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
- Sondagem da escrita;
- Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
- Registrar hipóteses e conclusões através de desenhos, produções de listas de palavras e pequenos textos.
- Resolver atividades práticas envolvendo os ambientes de aprendizagem.
- Utilizar sala de multimeios para assistir vídeos e filmes que explorem a integração social do aluno.
Avaliação
Neste primeiro momento, realizar a avaliação através da observação, considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, pois o foco principal é conhecer o aluno e o meio social onde o mesmo está inserido.
Registrar os aspectos observados em um caderno de registros confeccionado para este fim.
Recursos
Aparelho de som, CD, TV, DVD (filme Spirit O Corcel Indomável), papel sulfite, papel cartão, cartolina, lápis de cor, lápis de escrever, canetinha, tesoura, cordão, cola branca, caderno de registro, caixa de sapato e dicionário.
Sugestões de Atividades:
- Atividades Volta às Aulas
- Atividades volta às aulas 1 ano
- Atividades volta às aulas 2 ano
- Atividades volta às aulas 3 ano
- Atividades volta às aulas 4 ano
- Atividades volta às aulas para Alfabetização.
- Atividades de volta às aulas.
Sugestões de Brincadeiras e Dinâmicas:
As dinâmicas de grupo envolvem as crianças, proporcionando a experiência de trabalho coletivo, união e formação de um grupo.
Para as crianças e também adultos, as dinâmicas devem atender às estratégias educativas pretendidas e não utilizadas indiscriminadamente ou somente como um passatempo. A seguir você vai ver diversos exemplos de Brincadeiras e Dinâmicas Infantis de grupo, confira:
Plano de aula volta às aulas – Adaptação e integração em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o Plano de aula volta às aulas, mostrado acima, para download gratuito em PDF, confira:
Plano de aula volta às aulas
Capa:
Projeto Volta às aulas:
Dica de Apresentação, Meu nome é:
Imprima vários crachás e peça aos alunos para colocar seu nome nele e depois coloque-os no chão da sala de aula e forme uma roda com os alunos e embaralhe, logo em seguida, peça para cada um identificar seu nome mostrando para a turma e pegando o crachá.
Quando todas já estiverem com seu crachá na mão, distribua fita isolante para colar os crachás na blusa e comece um bate-papo sobre uma apresentação como: Meu nome é Flávia Campos, tenho 36 anos, casada, gosto que me respeitem e não gosto de brincadeiras de mal gosto.
Comece a apresentação você mesmo e passe para o próximo!
Outras formas de apresentação pode ser relacionadas a tipos de alimentos que gosto, brincadeiras que não gosto, objetos ou lugares). Agrupe os alunos de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça as crianças para que desenhem aquilo de que gostam em uma folha de papel A4 ou folha de caderno mesmo e coloquem o nome do que desenhou como um tema.
Depois de prontos, os desenhos o aluno irá exibir aos colegas e, logo em seguida, expostos no mural da turma.
Já com os alunos alfabetizados, a dinâmica pode ser a mesma.
Modelos de Crachás para imprimir
Plano de aula volta às aulas – Turismo na Escola
As férias vão acabando e logo vem a pergunta o que fazer no primeiro dia de aula, para facilitar trouxe uma atividade chamada turismo na escola onde a turma se reúne para adivinhar desenhos feitos pelas duplas.
Atividade para o primeiro dia de aula – Turismo na escola
Essa atividade foi elaborada para alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Deixe um dos alunos veteranos ou seja aluno antigo na escola com um novato para que juntos possam desenhar um local da escola em que conseguem se lembrar, no final do desenho coloque tudo em uma caixa e organize um sorteio.
A opção de não colocar o nome dos alunos do grupo pode ser adotado para não intimidar os mais tímidos, porém só você professor saberá se é melhor que coloquem os nomes ou não.
Cada dupla ou grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito pelo desenho da escola, logo em seguida desafie os alunos a encontrar os locais descritos no desenho (Só faça esse desafio se a turma for calma, caso seja do tipo bagunceiro é melhor deixar dentro da sala de aula mesmo).
Em seguida faça a apresentação dos nomes de cada um individualmente, pois os alunos nesse momento já se sentiram mais soltos para poder se apresentar.
Caso veja que esta correndo tudo como planejado ou até melhor você pode pedir para se dividirem em grupo e no dia seguinte cada grupo escolherá um funcionário para intervista-lo.
Dê dicas para as perguntas como: nome, idade, profissão, quanto tempo esta nessa profissão e por que escolheu ela.
Não esqueça de pegar os desenhos iniciais dos alunos e fazer m mural do primeiro dia de aula caso seja conveniente.
Plano de aula volta às aulas para primeira semana de aula em PDF
Confira a seguir um caderno de Plano de aula volta às aulas, elaborado pela “Simone Drumond” pronto para baixar em PDF, confira: