Confira nesta postagem algumas dicas e sugestões para o seu Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil.
O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades.
No mundo dos circos destacam-se os tradicionais palhaços, que divertem o público com situações cômicas e animadas. No entanto, também é típico do circo apresentações de artistas malabaristas e de animais selvagens ou exóticos.
Porém, atualmente os circos procuram se focar na superação do ser humano, a partir de desafios físicos. Os animais costumavam ser muito maltratados, por isso deixaram de se tornar uma atração tão usual dos principais circos.
Veja mais:
- Plano de Aula sobre Dia do Circo
- Projeto Dia do Circo para Educação Infantil
- Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil – Sugestões de Atividades
- Montar um mini-circo;
- Desenhos sobre o que tem no circo;
- Se fantasiar de um dos personagens que são comuns nos circos;
- Escrever uma história sobre como seria o circo mais divertido do mundo para você.
Atividades Dia do Circo – Viseira para imprimir
Atividades Dia do Circo – Máscara para imprimir
Veja ainda: 38 Atividades para o Dia do Circo
Atividades Dia do Circo – Desenhos para colorir
Confira ainda: Atividades e dicas para o Dia do Circo
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil – Os Artistas do circo
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer os profissionais de circo por meio de apreciação de vídeos.
- Elaborar um roteiro de entrevista.
- Construir um espetáculo circense.
- Representar papéis diferentes na dramatização.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Profissões.
- Entrevista.
- Leitura.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
- Apresente imagens/fotos de pessoas tralhando no circo. As crianças devem observar as imagens e falar sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se conhecem alguém que trabalha em circo.
Após a conversa, assistir a um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do circo. Sugestão de vídeo: A vida do artista de circo
ATIVIDADE 2
- Converse com as crianças sobre o vídeo, chamando a atenção delas para o trabalho dos artistas de circo, seu modo de vida. Em seguida, proponha o registro por meio do desenho e de um texto coletivo. Em duplas, as crianças irão fazer o registro. Depois, exponha os textos das duplas no mural da sala de aula.
ATIVIDADE 3
- Leia para as crianças uma entrevista de pessoas que trabalham em circo. Em seguida, converse com eles destacando os elementos que compõem uma entrevista. Proponha a escrita de uma entrevista para as crianças, elas irão imaginar um momento de entrevista com um artista de circo. Depois as crianças irão socializar a sua entrevista com as demais crianças da sala. Se possível, leve as crianças ao circo para fazer as entrevistas.
ATIVIDADE 4
- Proponha a brincadeira de circo.As crianças irão decidir quais os artistas que gostariam de representar. Oriente as crianças a criarem movimentos, mágicas, malabares para sua apresentação. Organize uma lista de materiais, fantasias que o grupo poderá usar. As crianças poderão representar mais de um personagem na brincadeira. Pode-se organizar uma apresentação para outras turmas da escola. Faça um texto coletivo com os alunos sobre esse estudo, digite o texto e distribua com os alunos para ler e ilustrar.
Avaliação
Durante as discussões coletivas, observe se as crianças relatam os nomes de profissionais que trabalham no circo, contribuem acrescentado informações para o roteiro da entrevista. Na brincadeira de circo leve em consideração o envolvimento das crianças na representação registrando se elas participam de forma espontânea ou necessita de incentivo dos colegas e professores.
Outros em: O CIRCO CHEGOU – POESIA INFANTIL
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil – O circo das palavras e suas relações
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar o conhecimento, atribuindo um novo sentido aos elementos do circo e desenvolver a habilidade de leitura e escrita. (crianças na faixa etária de 4 anos).
Duração das atividades
- A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- O circo e seus elementos.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1– Fazer um jogo de palavras com base no mundo circense.
1° momento – Relacionar o circo aos elementos que o integra, como: os artistas, o espaço físico (lona, arquibancada, picadeiro). Na atividade o(a) professor(a) pode fazer um jogo com as palavras e orienta como completar as frases.
Integrantes do circo:
-
No circo tem!…………….
(uma criança completa a sentença com uma palavra que representa um integrante. São feitas várias rodadas e as palavras não podem ser repetidas). O(a) professor(a) registra cada palavra em uma cartolina.
Ações dos integrantes do circo:
-
O palhaço faz………………………………; o equilibrista ……………………; o trapezista……………………………. ; o mágico…………
Produtos vendidos no circo:
-
No circo compramos …………………………………………………….
Atividade 2 – Elaborar uma história em quadrinhos.
1° Momento – O(a) professor (a) convida as crianças para construir uma história em quadrinhos tendo o palhaço como personagem principal e segue alguns passos:
-
combina e escreve a idéia inicial (a história irá tratar de quê?);
-
explica que a história vai ser desenhada;
-
escolhe o s personagens para dialogar com o palhaço;
-
cria um nome para o palhaço;
-
ajuda a descrever os personagens (características físicas e visuais);
-
elabora o roteiro: quadro a quadro (onde vai ficar cada personagem? o que cada personagem vai dizer?)
-
cada criança desenha um personagem;
-
entrega os quadrinhos e as crianças desenham os balões;
-
o(a) professor(a) recorta os desenhos e as crianças colam nos quadrinhos;
-
as crianças ditam o que dizem os personagens e o(a) professor(a) escreve nos balões.
Obs. não entram as onomatopeias e nem a s linhas de movimentos, dado a idade das crianças.
Atividade 3 – fazer leitura de tirinhas.
1° Momento – Com base no momento anterior, o(a) professor(a) ensina as crianças a fazer uma leitura de imagens da tirinha, são informados que se trata de uma conversa sobre a ida do Garfield e John ao circo e de uma situação com o palhaço. Para a leitura os alunos seguem os seguintes passos:
- descrevem os personagens (características físicas e visuais)
- falam das expressões dos personagens;
- observam as expressões e apontam quem está falando;
- supõem o que John diz à Garfield sobre o palhaço;
- o(a) professor(a) faz a leitura da tirinha.
Avaliação
Avalia-se o nível de desenvolvimento da linguagem das crianças, é observado se elas conseguem:
- destacar as características dos integrantes do circo;
- destacar as funções do circo;
- ler mesmo antes da leitura convencional.
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil – Uma visita espetacular
Os alunos da Educação Infantil (4 anos idade) poderão formar as atitudes de platéia; identificar os artistas do circo pelos personagens representados; e construir uma linguagem artística com base na linguagem circense.
Duração das atividades
- A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração 15 a 20 minutos.
Conhecimentos prévios:
- A visita dará um suporte para as crianças construírem os conhecimentos prévios sobre a temática.
Estratégias e recursos da aula
- As estratégias utilizadas será uma conversa com as crianças para combinar o passeio. Para sair do espaço físico da escola é necessário um aviso, com antecedência de um dia, solicitando aos pais a assinatura para a autorização dessa saída.
Atividade 1 – Visita ao circo
- Com a finalidade de despertar o interesse pelo tema “circo”, inicialmente pode ser feito uma visita, com a turma, a algum circo que esteja na redondeza da escola.
- Como exemplo, destacamos a visita de uma turma de crianças de 4 anos idade ao Circo Grock – (Natal – RN).
1° Momento – A visita deve está voltada somente para a diversão, sendo uma maneira de motivar as crianças pelo mundo circense.
2° Momento – As crianças devem observar o espaço físico do circo, os elementos que o compõem, como: bilheteria, arquibancadas, cadeiras, picadeiro, a lona (materiais, o formato, cor, disposição espacial) figurino, música e os demais elementos que o acompanha, como, carrinho de pipoca e de algodão doce.
3° Momento – Entrevistar os artistas do circo. Organizar, previamente com as crianças, algumas perguntas para entrevistar os artistas. Nesse item para possibilitar a desenvoltura das crianças, deixar que elas possam construir e elaborar, com a ajuda do professor, algumas questões, como exemplo:
- Onde moram os artistas do circo?
- No circo tem bailarina?
- Como os palhaços se pintam?
- Tem animal no circo?
Recursos Complementares
- Levar uma máquina para tirar fotos dos momentos e papéis para anotar as questões e perguntas na entrevista.
Avaliação
Avaliar se as crianças observaram, vivenciaram e participaram do momento da visita, questionando e apontando os elementos do circo.
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil – Maternal
DISCIPLINAS:
- Linguagem Sonora/ Musical, Linguagem Oral e Linguagem Plástica.
CONTEÚDOS:
- Contos Infantis, Cantigas infantis, pintura e colagem.
OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
- conhecer mais sobre a vida do Circo;
- valorizar e respeitar os profissionais que atuam no Circo;
- incentivar a criatividade;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a coordenação motora fina;
- conhecer as cores primárias;
- ampliar a linguagem oral;
- adquirir o gosto pelos contos infantis.
METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS):
As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação do professor em sala.
1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso).
2º momento: cantigas infantis;
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme o plano de aula).
4º momento: lanche
5º momento: brincadeiras livres com a interação professor-aluno ( casinhas, jogos de montar, entre outros)
6º momento: espera dos pais
1º DIA (segunda- feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis em anexo.
2º momento: pintura com giz de cera no sulfite.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras livres ( boliche, carrinhos, bonecas etc.)
5º momento: jogos pedagógicos de montar e espera dos pais.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis.
2º momento: conto infantil sobre o Circo em anexo..
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira com as crianças no pátio ( equilibrar-se sobre linha no chão).
5º momento: quebra-cabeça e espera dos pais.
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem de bolinhas de crepom na gravura de animais do circo.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras de cantos.
5º momento: contos infantis e espera dos pais.
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: educação física ( hora-atividade )
3º momento: lanche
4º momento: DVD infantil CD Xuxa 5 “ Circo”.
5º momento: jogos de montar e espera dos pais.
5º DIA (sexta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem gravura do palhaço
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira no pátio “acertar boca do palhaço”.
5º momento: hora atividade
RECURSOS:
- CDs; pincel; televisão; aparelho de som; sulfite; tinta guache; crepom; EVA; cola; fita larga, papel manilha e cola branca.
AVALIAÇÃO:
- A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil – O palhaço chegou
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Permitir as crianças vivências individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante a atividades, jogos e técnicas reunidas em proposições didáticas.
- Desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade à partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e resgate de valores humanos tais como: alegria, cooperação, amizade e outros.
- Interagir as crianças através de brincadeiras.
- Desenvolver a coordenação motora e a movimentação rítmica.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Conhecimentos prévios
- Para iniciar essa temática, o professor deverá propor uma pesquisa sobre a “HISTÓRIA DO PALHAÇO”, instigando assim a curiosidade e despertando a imaginação sobre o assunto.
Desenvolvimento da aula:
1º momento: RODA DA CONVERSA.
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas . A partir deste ponto começar a conversar sobre o circo, pedir para as crianças que já foram ao circo contar: O que mais gostaram?
- Quais os animais que havia no circo?
- Quais os artistas que trabalham no circo?
- Como é o palhaço? Como se veste? O que ele faz no circo?
Depois de uma boa conversa faremos o registro das informações.
E ainda na rodinha, contar quantas crianças da sala foi ao circo e quantas que ainda não foram. FORAM NÃO FORAM
Uma outra atividade seria o professor mostrar imagens de profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem. Essa atividade é legal porque oportuniza aos alunos que não foram ao circo conhecer através de imagens alguns elementos que compõem um espetáculo.
2º momento: CONFECÇÃO DO PALHAÇO.
- Escolher uma criança e traçar o seu corpo no papel pardo;
- Iniciar a montagem do palhaço com materiais concretos (lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta …);
- Brincadeira de adivinha: O que é o que é?
*Depois, propor a releitura da obra de Romero Brito “PALHAÇO”. Aproveitar esse momento para trabalhar com as cores e as formas geométricas.
3º momento: TRABALHANDO A PALAVRA “PALHAÇO”.
- Letra inicial e final;
- Quantidade de letras;
- Associar a primeira letra da palavra com o nome dos colegas da sala;
- Procurar em revistas palavras que iniciam com a letra “P” e montar um painel;
- Caixa de letrinha (ALFABETO MÓVEL): Dividir as crianças em grupo para propor a tentativa da palavra PALHAÇO.
4º momento: OBA! HORA DA HISTÓRIA!
- Montar com as crianças uma história de circo onde os alunos farão os desenhos ilustrativos. E depois todos juntos irão fazer uma história coletiva.
5º momento: BRINCADEIRA DE PALHAÇO.
- Pintar as crianças e realizar mini apresentações utilizando música, colchões e bambolês. Na quadra brincar de espetáculo:
- Com o desenho de uma linha no chão brincar de equilibrar, fazendo de conta que estão lá no alto.
- Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele.
- Usando bolas da piscina de bolinhas, imitar os malabaristas.
Recursos educacionais
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Sugestão:
Assistir ao filme “Os Saltimbancos” Trapalhões. Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.
Recursos Complementares
- Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.
Avaliação
- As aulas serão avaliadas de forma contínua à partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil
Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.
OBJETIVO GERAL
- Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense.
- Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
- Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
- Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
- Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
- Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
- Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
- Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.
Natureza e sociedade
- Trabalhar sentimentos
- Jogos cooperativos
- Registro das Regras
- Respeito pelo próximo
- Corpo humano
- Mímica
Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.
Movimento:
- Expressão corporal (dramatização, dança)
- Coordenação motora ampla
- Lateralidade
- Equilíbrio
Linguagem Oral e Escrita:
- Nomes (reforço na escrita do próprio nome);
- Historias: sequências, personagens, enredo, memória.
- Exploração das histórias através da linguagem oral;
- Leitura
Matemática:
- Números/quantificação
- Formas Geométricas
- Classificação, seriação.
Metodologia.
Iniciaremos o projeto dia do circo com um pouco da historia do circo. Será exibido para as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os animais que viviam no circo em seguida os motivos pelos quais não podem fazer mais parte da arte circense. Identificaremos alguns vídeos dos circos mais famosos.
O projeto devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.
- Desenho
- Construção com sucatas
- Jogos
- Sessão de filme
- Construção de painéis
- Dramatização
- Brincadeira dirigida
- Atividades de relaxamento
- Produção de textos coletivos
Avaliação:
- O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.
Plano de Aula Dia do Circo Educação Infantil – Eu no circo
É preciso resgatar a mais antiga de todas as partes refletir sobre a relação: Animais x Circo.
Objetivos:
- Conhecer a história do circo;
- Valorizar os profissionais do Circo;
- Identificar o circo como arte e resgata-lo;
- Refletir sobre o desrespeito aos animais enjaulados no Circo e até mesmo as condições de vida e de tratamento;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Desenvolvimento:
- Capas para trabalhinhos;
- Datas comemorativas;
- Recorte e colagem;
- Móbiles;
- Lembrancinhas;(Lembrancinha de Palhaço para o Dia do Circo)
- Fantasias;
- Máscaras;
- Poesia;
- Dedoches para teatro;
- Desenhos para colorir;
- Arte em EVA;
- Música;
- Álbum Educativo;
- Quebra Cabeça;
- Montagem de história.
- Produção de texto;
- Brincadeiras dirigidas;
- Convites;
- Dobraduras;
- Viseiras;
- Sucata;
Culminância:
Realização de um circo na escola propiciando as apresentação dos alunos;