Selecionamos nesta postagem uma sequência de Atividades de português 1 ano, prontas para imprimir. Para facilitar a sua busca, selecionamos uma série dessas atividades, que podem ser muito úteis em sala de aula. Confira abaixo:
Atividades de português 1 ano
Atendendo a pedidos dos nossos usuários, resolvemos atualizar esta postagem com novas atividades educativas, indicadas para alunos do 1 (primeiro) ano do ensino fundamental.
As vogais e consoantes
A atividades (memorização das vogais e das consoantes) tem como objetivo Auxiliar na coordenação motora, Aumentar o vocabulário, Desenvolver a discriminação e a percepção visual, e muito mais.
Outros objetivos:
- Identificar as letras cursivas do alfabeto e a escrita do nome de cada aluno.
- Selecionar as letras que pertencem ao nome.
- Estabelecer semelhanças e diferenças entre as letras cursivas do nome de cada aluno.
Confira o passo a passo para imprimir
Faça o Download da Atividade (vogais e consoantes) e imprima, clique no link abaixo:Cantigas de Roda
As Atividade (Cantigas de Roda) de português 1 ano tem os seguintes objetivos:
- Desenvolver a discriminação e a percepção oral e visual.
- Estimular a atenção, a concentração e a participação.
- Contribuir para o processo de alfabetização.
- Trabalhar o vocabulário.
Para esta atividade, vamos precisar dos seguintes materiais:
- Revistas
- Jornais
- Tesoura
- Cola
- Folha sulfite
Passo a passo da atividades e, dicas para os professores:
- Escolha e selecione, junto com os alunos, uma cantiga de roda para escrever na lousa.
- Distribua para os alunos as revistas ou jornais, cola, tesoura e uma folha sulfite.
- Peça para que pesquisem, selecionem, recortem e colem palavras e letras, de modo que formem a cantiga de roda que está escrita na lousa.
Dica para os professores: Use parlendas, trava-línguas, poemas, versos ou histórias infantis.
Em busca dos objetos
A atividade (Em busca dos objetos) tem os seguintes objetivos: Auxiliar na coordenação motora fina, Estimular a atenção, a concentração e a participação, Contribuir para o processo de alfabetização, Trabalhar o vocabulário.
Faça o Download da Atividade (Em busca dos objetos) e imprima, clique no link abaixo:Recontando a historinha
Auxiliar na coordenação motora fina, Desenvolver a discriminação e a percepção oral e visual e estimular a criatividade, a atenção, a concentração e a participação, estes são os objetivos da atividades educativas (Recontando a historinha) para alunos do primeiro ano do ensino fundamental.
Faça o Download da Atividade (Recontando a historinha) e imprima, clique no link abaixo:Auto-retrato e escrita
- Faça um desenho, abaixo, representando você e escreva o seu nome nele.
- Utilize o crachá para observar a escrita do seu próprio nome.
Caça-palavras com charadas
Faça o Download da Atividade (Caça-palavras com charadas) e imprima, clique no link abaixo:A Escrita de Nomes
Apropriar-se do código alfabético, Fazer uso sequencial das letras, na escrita, Desenvolver a memória visual, Socializar-se com a turma, estes são os objetivos da atividades educativa para trabalhar com alunos do primeiro ano do ensino fundamental (Escrita de Nomes), confira:
Faça o Download da Atividade (A Escrita de Nomes) e imprima, clique no link abaixo:Atividades de português 1 ano PDF
Que tal fazer o download de algumas apostilas com atividades educativas para primeiro ano?
Para facilitar para vocês, resolvemos organizar algumas apostilas de atividades de português para primeiro ano em PDF.
Para ter acesso aos materiais, confira o link a seguir:
Atividades de português 1 ano – Para Imprimir.
Escreva as palavras iniciadas com as vogais A, E, I, O, U:
Brincando com as nuvens
Letra Inicial:
Pinte as figuras que começam com a letra indicada na página e escreva seus nomes nas linhas.
Completar:
Interpretação de Texto:
- Quem é Caio?
- O que Caio diz ao dono da moto?
- Como fica a oficina de Caio?
- Separe em sílabas no caderno, as palavras do texto.
Atividades de português 1 ano para ensino fundamental.
Leia e Desenhe:
Leia as palavras abaixo e numere os desenhos de acordo com seus nomes:
Vamos treinar as vogais? A, E, I, O, U.
Leia para responder:
Nas palavras abaixo, circule a letra maiúscula que estamos estudando:
Pinte as figuras com a letra B:
Complete as frases com as palavras abaixo:
Marque as palavras começadas com S no caça-palavras.
Encontre as palavras e escreva-as perto dos desenhos.
Escreva o nome de colegas, pais e familiares na lista abaixo:
Qual é a letra inicial do nome dos desenhos?
Complete os nomes das figuras usando somente vogais:
Observe a cena e continue a história. Dê um nome a cada criança e ao cãozinho. Não se esqueça do título.
Atividades de português 1 ano: Exercícios variados para imprimir.
Atividades de português 1° ano fundamental para imprimir que são relevantes para os alunos aprenderem o básico para a educação infantil.
As vogais:
Circule e escreva abaixo as palavras com a letra D.
Complete:
Escreva os nomes das figuras no diagrama abaixo:
Complete o quadro de acordo com o modelo:
Agora complete as frases com as palavras no quadro.
Escreva as letras de acordo com os símbolos e leia as palavrinhas.
- Ordena as silabas e risca a silaba intrusa:
- Forme palavrinhas:
Recomendo também:
- Simulado de Língua Portuguesa para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
- Baixe ou Imprima Atividades de Português 1º ano
- Baixe Atividades de português 1º ano com Vogais
Avaliação de Língua Portuguesa para 1 ano do Ensino Fundamental
O que avaliar:
- Fatos
- Conceitos
- Princípios
- Procedimentos
- Valores Atitudes
Tomando como ponto de partida a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação escolar deve ser compreendida como o conjunto de atividades planejadas para ajudar o aluno a assimilar conteúdos considerados em nossa cultura, essenciais para o seu crescimento pessoal e atuação responsável na sociedade em que vive.
É comum, por exemplo, exigir-se uma conduta cooperativa entre os alunos que realizam uma determinada atividade em grupo, sem que nenhum trabalho específico tenha sido desenvolvido pelo professor neste sentido.
Faz-se necessário, portanto, considerar e avaliar procedimentos, atitudes, valores e normas como conteúdos do mesmo nível de conceitos e fatos e, ampliar a responsabilidade da escola nesse processo. Isto não significa que haja necessariamente um aumento de conteúdos a serem trabalhados porque os conteúdos referentes a atitudes e procedimentos já deverão estar presentes no cotidiano da sala de aula. O que deve acontecer é que necessitam receber maior valorização e tratamento adequado para a sua aprendizagem.
Como avaliar?
Numa proposta que tem como objetivo desenvolver capacidades e não apenas dominar conteúdos, a ideia de avaliação deverá ser ampliada e ir além da costumeira medição/atribuição de notas.
Avaliação diagnóstica ou inicial
- Tem como meta avaliar o desenvolvimento intelectual do aluno e o nível de
conhecimentos e informações que ele tem sobre a matéria que vai ser estudada e que darão ao professor elementos para replanejar determinados conteúdos e seu respectivo grau de aprofundamento. - Deve funcionar como um termômetro, orientar a prática educacional e mostrar ao professor quando é preciso fazer ajustes no processo educativo.
Avaliação formativa
Tem a finalidade de checagem, pois as notas e conceitos não estão descartados.
A escola precisa desses instrumentos para seus registros. Nesse tipo de avaliação é importante informar ao aluno o que está sendo avaliado e explicar o resultado, discutindo com ele os erros e os acertos e não simplesmente informar a nota.
É igualmente importante, avaliar a participação e o desempenho do aluno em trabalhos em grupo e as suas contribuições para enriquecimento das aulas com relatos orais ou com pesquisa de materiais relacionados com os temas que estão sendo estudados.
Deve ficar claro para o aluno a que tipo de avaliação ele vai ser submetido e o que vai ser avaliado. O professor deve agir com coerência, ou seja, as situações de avaliação devem ser semelhantes às situações de aprendizagem.
Auto-avaliação
Estimular o aluno a fazer auto-avaliação é uma forma de ensinar analisar seu trabalho, desenvolver seu senso crítico e também a sua autonomia. A auto-avaliação deve ir além de assinalar os próprios acertos e erros. Ela vai permitir que o aluno se torne consciente de seu processo de aprendizagem, perceba seus avanços e dificuldades e possa junto com o professor buscar o modo de resolver suas dificuldades.
Avaliação nos primeiros anos (Classe de alfabetização)
Especialmente nesta fase a avaliação deve ter um caráter diagnóstico e processual ao considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como de procedimentos e de atitudes.
O professor pode avaliar seus alunos de várias formas, como por exemplo, através de:
- Observação do desenvolvimento da criança utilizando instrumentos de:
registro como relatórios, listas de controle, tabelas etc; - Questionamentos orais e escritos;
- Desenhos ou outros trabalhos criativos;
- Dramatizações;
- Sondagens individuais para avaliar o nível de hipóteses do aluno
- relacionadas com a aquisição da leitura e da escrita; entre outras.