Selecionamos nesta postagem algumas dicas e sugestões de Dinâmicas de Adaptação para trabalhar com alunos das series iniciais e educação infantil.
As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento. Estamos dispondo dinâmicas que foram extraídas de algumas apostilas e livros. Esperamos que sejam de grande utilidade.
Veja ainda:
- Dinâmicas para primeiro dia de aula
- Dinâmicas para o primeiro dia de aula
- Dinâmicas para Professores
Para levantar a prática:
- Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
- Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
OBJETIVOS
- Proporcionar um ambiente acolhedor;
- Proporcionar integração para criação de vínculo;
- Enfatizar aos pais que a vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família;
- Aprender a compartilhar de forma harmoniosa;
- Identificar seus direitos e deveres nas regras de convivência;
- Perceber que a rotina atua como organizadora das experiências do cotidiano;
- Estimular o hábito de trabalhar em grupo;
- Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
- Explorar diferentes jogos e brincadeiras;
- Identificar o próprio nome e o do colega;
- Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;
- Estabelecer relação com a escola e a família.
ATIVIDADES DO PROFESSOR:
- Planejar uma recepção de boas vindas com alegria e organização;
- Confeccionar mural;
- Elaborar palestra para os pais sobre a importância da participação na educação dos filhos, nas atividades da escola e junto à comunidade;
- Promover jogos, brincadeiras e atividades em grupo;
- Compor com os alunos, as regras de convivência;
- Confeccionar um quadro de rotinas;
- Programar atividades interativas que incluam professores, pais e funcionários;
- Organizar passeio pela escola para os alunos conhecerem as instalações;
- Selecionar músicas alusivas à apresentações;
- Confeccionar crachás, junto com os alunos;
- Organizar roda da conversa com sugestões e expectativas dos iniciantes;
- Estipular horário especial para a semana de adaptação;
- Confeccionar lembrancinhas.
Dinâmicas de Adaptação para Educação Infantil
Dança da Cadeira com Nomes
- Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Dinâmicas de Adaptação – CHAMADA COM FOTO
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Material:
- Cartolina ou papel-cartão;
- foto individual das crianças;
- caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela. Plastifique para ter maior durabilidade (use Contact®).
Descrição:
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.
Dinâmicas de Adaptação – História coletiva
Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.
Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.
Descrição:
- Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).
- A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.
- Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.
Comentários:
O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.
Confira também: Dinâmica do Terremoto para volta às aulas para ensino fundamental
Dinâmicas de Adaptação – Bola dos sentimentos
Objetivo: promover a integração do grupo.
Descrição:
- Listar virtudes e sentimentos e escrever em papéis ou etiquetas para colar em uma bola. Ex: amor, perdão, tolerância, raiva, alegria, tristeza, paz, rancor, solidariedade etc.
Em círculo, jogar a bola para o colega que retira uma etiqueta colada e fala sobre aquele sentimento ou virtude e por que o escolheu.
Dinâmicas de Adaptação – CRACHÁS e/ou FICHAS COM NOME PRÓPRIO
- O professor mostra o crachá, lê o nome e entrega ao aluno.
- Os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu pegando -o no conjunto dos demais.
- O professor vira o crachá para baixo no chão e brinca com os alunos de jogo da memória.
- Chamada individual, onde o professor apresenta o crachá e cada aluno reconhece o seu.
- O professor apresenta a ficha com o nome próprio de cada aluno para fazer a chamada.
- As fichas estão no cartaz de pregas. O professor diz o nome do aluno e ele busca a sua ficha no cartaz.
- O professor entrega ao aluno a ficha de seu nome e as letras móveis correspondentes. A criança à vista do modelo forma seu nome.
Confira ainda: Como tornar as aulas mais dinâmicas na Educação Infantil