Selecionamos nesta postagem o projeto identidade através dos contos infantis, para trabalhar com alunos do ensino fundamental. O projeto está disponível para copia ou para download em PDF no final da postagem.
Apresentação:
O ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, como leitor. Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, medo, alegria, segurança, bem-estar, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações.
Portanto, através dos contos infantis estimularemos valores, a construção da identidade dos alunos e saberes, contribuindo na compreensão de mundo. Tudo dentro de uma proposta que envolve as várias áreas do conhecimento.
Projeto identidade através dos contos infantis.
Objetivos:
A leitura é um ato que faz parte do nosso dia-a-dia. Quando trabalhamos “de forma lúdica e colorida” com os alunos que estão iniciando a prática da leitura, despertamos o interesse, o conhecimento, a opinião ao mundo das letrinhas.
Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver momentos onde os alunos terão acesso a belos contos infantis. Propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário, o conhecimento, construindo sua identidade, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, expressão e linguagem, desenvolvendo-se nos aspectos cognitivos, motor, afetivo e social.
Desenvolvimento:
Roda de conversas diárias antecedendo cada atividade proposta (conversa informal sobre o tema- o nome, o corpo, as características, as diferenças, o conto do dia), utilização de Tv, Dvd, aparelho de som, computador, rotinas Literárias diversificadas,cartaz de boas maneiras, palavras mágicas, músicas relacionadas aos contos e expressões corporais que tenham boas interferências no cotidiano educacional e que se interligam com o conteúdo semanal.
Exibiremos também para as crianças alguns filmes relacionados ao tema, culinárias, confecções crachás, de painéis, dinâmica do espelho, pesquisas feita com os pais, fotos, trabalhos diversos no cantinho da arte – (desenhar, olhar, folhear e contar histórias com livros presentes, colorir, recortar, colar, pintar, criar, minha altura, quantos anos tenho, autoretrato, traçado do pré-nome), desenho livre e dirigido, recortes e colagens, brincadeiras (músicas e jogos), estímulo a percepção do corpo (esqueleto, rosto, cabelos, altura, peso, etc.), observações em duplas, confecção de um livro “tudo sobre mim”.
O projeto identidade através dos contos infantis deverá ser aplicado três vezes por semana, respeitando as dificuldades e limites de cada criança.
Projeto identidade através dos contos infantis: Sugestões de Filmes.
As sugestões de filmes são:
- A era do gelo;
- Ratatouille;
- Bambi;
- Robôs;
- Sherek;
- Monstros S.A;
- Tarzan;
- Pinóquio.
Projeto identidade através dos contos infantis – Resultado esperado:
A proposta é propiciar, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas que estimulem o gosto pela leitura, a construção de valores, da identidade e o conhecimento em todas as dimensões humanas afetiva, cognitiva, motora, social, imaginária, lúdica, criativa, expressiva e linguística, segundo os contos infantis, facilitando a aprendizagem dos alunos, dentro do processo ensino/aprendizagem.
Com isso, os contos infantis utilizados servirão como forma de expressão e de aquisição de valores e saberes, tendo importância positiva e absoluta na identidade dos alunos, pois trazem benefícios para os mesmos e para a sociedade, como conhecimento, cultura e lazer, dando suporte ao que pretendíamos alcançar.
Projeto Identidade – Tudo sobre mim.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida e conhecer seus antepassados. Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe, conhecer seus antepassados.
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade. Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ESTRATÉGIAS
Vamos fazer um autorretrato bem divertido, fora do comum! Cada amigo vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho:
Conhecendo tudo sobre o meu Nome – Construindo um crachá: Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula. Pensaremos sobre a função uso de crachás. Cada amigo confeccionará seu próprio crachá com papel cartão, a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás.
Você também pode optar por crachás feito em eva e a criança irá apenas escrever o nome:
Brincadeiras:
- Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
- Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
- Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
- Trabalhe o número de letras de cada crachá
Projeto identidade através dos contos infantis em PDF:
Para ter acesso a este material completo em word, confira o link a seguir e baixe:
Referencias:
Brasília: MEC/SEF, 1998. Fofurinha: 3 e 4 anos: volume 1.
Solange Valadares, Érika Valadares, 1.ed. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2010.
BRASIL. Referencial Curricular para Educação Infantil. Introdução, vols.: I, II, III.
KISHIMOTO, Tizuka Morchida. Jogos Infantis; O jogo, a criança e a educação. 6
ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
TATAR, Maria. Contos de fadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
“A leitura é uma porta aberta para a descoberta de um mundo sem fim…” (autor desconhecido)
Autor do Projeto: Roberta Pereira.
Confira também: 10 Atividades para Trabalhar Identidade
PROJETO IDENTIDADE
Confira a seguir outra sugestão projeto identidade para alunos da educação infantil que encontrei na internet.
Justificativa:
A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco importantes e deixamos de realizar todo nosso potencial, que acaba desperdiçado. Portanto, se faz necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e com responsabilidade.
Objetivos:
- Incentivar o autoconhecimento;
- Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária como processo constante e mutável;
- Compreender o crescimento humano (infância, adolescência e idade adulta) e as mudanças do corpo, o conceito de idade (juventude e velhice);
- Desenvolver plena consciência de suas histórias, origens e cultura;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
- Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as diferenças de grupo, fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero (visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).
Desenvolvimento:
- Sondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se veem e compreendem;
- Apresentar o tema, o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
- Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, músicas, filmes, brincadeiras dirigidas;
- Confecção de um caderno onde a criança registra a cada aula o aprendizado e responde algo sobre si mesmo;
- Quais são suas origens? De onde você veio? Utilize de meios didáticos que permitem expressão artística ou criativa e brincadeiras dirigidas para que aprendam sobre origem (história), família, os pais. A confecção de uma árvore genealógica serve perfeitamente para este fim;
- Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes culturas e etnias identificadas na sondagem inicial, diferenças religiosas, ascendências, hábitos, datas sagradas e festas, etc.;
- Gênero: É importante abordar, pois em um país como o Brasil que possui um grave histórico de agressão a mulher e disparidade salarial,se faz necessário um trabalho de conscientização desde a infância para que futuramente estas práticas absurdas se tornem mais e mais inaceitáveis. Sensibilize os alunos para com esta importante questão através de jogos dirigidos e conversas;
- A construção de mim mesmo: Nesta brincadeira os alunos acrescentam “tijolos” (feitos com material reciclável) com gostos e características que possuem para construírem a si mesmos. Forma simbólica de demonstrar que o autoconhecimento é um processo contínuo.
Sequência de Atividades para o PROJETO IDENTIDADE:
Fonte: ENSINAR-APRENDER – Parabéns pelas atividades.