O dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de Abril. Em escolas de todo o pais, professores da Educação Infantil e Ensino fundamental trabalham essa data em sala de aula e para te auxiliar neste processo selecionamos várias dicas e ideias para o seu Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental.
Outros recursos:
Canção para o dia do índio:
O indiozinho:
Sugestões de Lembrancinhas:
- Lembrancinhas Dia do Índio com moldes
- Moldes de Cocar de Índio
- Lembrancinhas Dia do Índio em EVA
- Ideias e modelos de lembrancinhas para o Dia do Índio
Sugestões de Atividades:
- Atividades do Dia do Índio
- Leitura, escrita e contagem – Os Indiozinhos
- Atividades para o Dia do Índio – 1º e 2º ano
- Atividades Dia do Índio para Ensino Fundamental
Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio em PDF
Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental: Vivendo o dia do índio na escola
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer práticas de subsistência e peculiaridades da etnia indígena;
- Promover um olhar crítico das crianças sobre a vivência indígena;
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Duração das atividades
- As propostas serão divididas em 3 etapas, podendo ser em dias alternados.
Estratégias e recursos da aula
PRIMEIRA ETAPA: “Vamos refletir a partir de uma música”.
Duração: Em torno de uma hora
Local: Na sala de aula ou no pátio.
Material: Aparelho para reprodução de um dvd com imagem e som.
Proposta: O professor proporá uma roda com as crianças sentadas confortavelmente para assistirem um DVD da cantora brasileira Baby Consuelo, cantando a música composta por Jorge Ben “Todo dia era dia de Índio!”, enquanto aparecem imagens dos índios.
Letra da música:
Curumim chama cunhata que eu vou contar
Cunhata chama curumim que eu vou contar
Curumimm, Cunhataa
Cunhataa, Curumimm
Antes que os homens aqui pisassem nas ricas e férteis
terras brasilis
Que eram povoadas e amadas por milhões de índios
Reais donos felizes da terra do pau Brasil
Pois todo dia e toda hora era dia de índio
Mas agora eles tem so um dia
Um dia dezenove de abril
Amantes da pureza e da natureza
Eles são de verdade incapazes
De maltratarem as fêmeas
Ou de poluir o rio, o céu e o mar
Protegendo o equilíbrio ecológico
Da terra, fauna e flora pois na sua história
O índio é exemplo mais puro
Mais perfeito, mais belo
Junto da harmonia, da fraternidade
E da alegria, da alegria de viver
Da alegria de amar
Mas no entanto agora
O seu canto de guerra
É um choro de uma raça inocente
Que já foi muito contente
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio
Após, o professor solicitará que as crianças comentem o que viram e ouviram. Ele percebendo que pode intervir na conversa das crianças com intuito de aprofundar sobre o assunto, deverá se permitir, com cautela e sutileza.
Após a conversa, num tom de convite, ele instiga as crianças a dançarem no ritmo desta música e em alguns momentos, o professor solicitará que as crianças virem “estátuas” ficando imóveis. Neste momento, o som também deverá cessar e o professor deverá transitar por entre as crianças instigando-as a virarem estátuas de índio: um momento pescando, outro atirando uma flecha, em uma roda sentados, agachado como os indígenas.
Ao final, ele convidará as crianças a fazerem uma pesquisa, junto aos seus familiares, sobre os índios as suas crenças, como se alimentam, o que eles fazem e combina com as crianças que num próximo momento, eles conversarão sobre o que cada um pesquisou. O professor deverá reforçar com os pais das crianças sobre esta pesquisa.
SEGUNDA ETAPA: “Vamos conhecer um pouco sobre os índios!”
Duração: Aproximadamente 2 horas.
Local: Na sala de aula ou em outro ambiente da Instituição onde as crianças possam construir os objetos tranquilamente e confortavelmente.
Material: Penas, pedras, corda sisal suficiente para o número de crianças do grupo.
Proposta: O professor deve reunir o grupo em uma roda para conversar sobre a pesquisa solicitada, de forma que todos tenham a oportunidade de se pronunciar e comentar o que pesquisaram. Deverá estar atento para poder contribuir com as informações.
Depois dos relatos e conversas, o professor faz um convite: “Vamos conhecer um pouco mais sobre os índios!”
Convite aceito, o professor fala de um artefato indígena, o cocar e da sua importância para aqueles que o usam. Irá convidar as crianças a construírem um “cocar do poder!”,
O docente explorará sobre este objeto e a importância dele para os índios, propondo que de maneira semelhante, será importante para as crianças se elas construam seus artefatos se utilizando da sua força interior, dando asas à imaginação, o que é muito peculiar nesta faixa de idade. O professor deverá colocar nas conversas a respeito desta proposta um tom enigmático, místico e desafiante para que as crianças “mergulhem” na sua proposta.
O professor poderá preparar os materiais necessários para esta construção com as crianças buscando na natureza “coisas” necessárias para compor o cocar. Este momento poderá ser organizado em um passeio a um parque, bosque praça, etc. Será importante visitar previamente o local e escondendo penas, pedras, pedaços de corda de sisal pelo caminho, de forma que cada criança terá o seu pedaço e acesso a diferentes materiais. No caso da impossibilidade, o professor esconderá os materiais necessários para a construção do cocar para cada criança na Instituição e solicitará que elas procurem. Ambas, depois de posse das cordas e artefatos da natureza coletados, no caso de não se sair da Instituição, o professor, da mesma forma deixará no caminho coisas que ele mesmo deverá coletar previamente antes da aula. É a “vontade” pedagógica tendo de ser acionada novamente. Uma vez com todos os materiais à mão, “mãos a obra!”.
TERCEIRA ETAPA: “Vamos construir um cocar?”
Duração: Uma hora aproximadamente.
Local: Na Instituição ou ao ar livre.
Material: Materiais recolhidos na natureza, pedaços de corda de sisal, cola quente e pistola para colar, papel colorido de textura mais forte para prender na cabeça.
Proposta: Esta proposta pode ser feita na Instituição ou nos arredores, desde que sejam observadas as condições climáticas favoráveis e confortáveis.
O professor deverá convidar as crianças para uma roda e propor um espreguiçar pensando nos animais, podendo ser o gato e o cão. Após, o professor solicitará que as crianças utilizem as cordas, medindo a cabeça de cada uma delas, na altura da testa. Feito isto, ele dará um nó para que ao colocar na cabeça, a corda possa ficar firme. Depois dessa etapa pronta, o professor solicitará que as crianças fixem os adereços recolhidos na natureza nos seus cocares. Dependendo do material, o professor poderá fixá-los com cola quente (que será utilizada somente pelo adulto e com a devida organização de segurança, de forma que as crianças não tenham acesso, mas possam acompanhar o processo).
O professor deverá fazer uma seleção variada de sons indígenas que seja agradável ao ambiente desta “oficina”.
Ao final o professor solicitará que as crianças mostrem os seus cocares meio que “desfilando” cada qual do seu jeito ao som indígena mais animado.
Avaliação
- Nos registros da aula, o professor avalia como as crianças reagiram diante do proposto: com coragem, vergonha, medos, desenvoltura, se conseguiram interagir com as outras crianças do grupo, objetos confeccionados, e propostas.
- O registro fotográfico poderá servir de subsídio para a avaliação da aula do professor e da sua observação quanto a participação das crianças. As imagens poderão compor um registro escrito que poderá ficar exposto na Instituição onde familiares e visitantes possam contemplar.
Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental – Maternal ao 2º Ano
Objetivo Geral:
- Promover atividades teóricas e práticas concernentes ao dia do Índio.
Objetivos específicos:
- Conhecer um pouco da história dos Índios;
- Demonstrar aos alunos a importância do Índio na nossa cultura;
- Conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Diferenciar a cultura indígena das demais culturas;
- Estimular a comemoração do “Dia do Índio”.
Proposta Metodológica:
- Fazer uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, músicas e a vasta literatura de contos indígenas. “Ser Índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser Índio por viver na sociedade contemporânea”.
- Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.
- Debater sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?
Sugestões de atividades:
- Reconto da história dos Índios;
- Músicas sobre os Índios;
- Registros através de textos e desenhos;
- Confecção um de mural;
- Pesquisas;
- Conversas sobre o tema;
- Confecção de cocar e chocalho;
- Pintura no Rosto;
- Desenhos para colorir;
Sugestões de planejamento:
- Linguagem: produção de textos verbal e não verbal, vocabulário utilizado pelos Índios;
- Matemática: Números, quantidade, maior e menor, alto e baixo, curto e comprido, adição, e etc.
- Natureza e Sociedade: A vida dos Índios (Caça, Pesca, Onde moram, Comidas, e etc.)
Recursos:
- Folhas de papel;
- Giz de cera e lápis de cor;
- Brinquedos;
- Tesoura sem ponta;
- Papel dupla face;
- Fantoches;
- Livros de histórias infantis
- Músicas;
- Vídeos;
- Som;
- Guache;
Culminância:
- Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados e outras músicas relacionadas ao tema. Exposição das atividades, produções e criações realizados, fotos, e etc.
Avaliação:
- A Avaliação será processual mediante o desenvolvimento do projeto, observando a participação, entusiasmo, colaboração nas atividades propostas.
Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
- Língua Portuguesa.
- Matemática.
- Mundo Físico e Natural.
- História e Geografia.
- Ensino Religioso.
- Arte.
- Educação Física.
- Música.
- Dança.
- Informática.
- Língua Inglesa.
- Língua Kaingang.
OBJETIVOS
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios Kaingang;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
- Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
- Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
- Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
- Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
- Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
- Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA
Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Este projeto tem como proposta despertar as crianças para a importância da valorização da cultura indígena. É importante que as crianças descubram que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma,cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
METODOLOGIA
- Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema, propondo aos alunos um diálogo sobre os descendentes indígenas que residem em nosso município: que etnia representam, de onde vieram. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios).
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
- Propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
RECURSOS
- Material escolar de uso diário, mídia impressa, recursos tecnológicos, transporte escolar, etc.
AVALIAÇÃO
- A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
- Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
Sugestão de Atividades para o Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental
“A conquista do colar”
A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio, sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe – até 8 contas por aluno).
Perguntas
- Quem era os habitantes do Brasil antes da chegada dos brancos? Os índios.
- Como era a organização social desses povos? Viviam em tribos.
- Onde viviam? Viviam na taba, aldeias indígenas.
- Como era a casa do índio? Era a oca ou palhoça.
- Quem os governava? O chefe da tribo era o cacique e o chefe religioso era o pagé.
- Como sobreviviam? Da caça, da pesca e da coleta nas matas.
- Que animais caçavam?Antas, macacos, veados, porcos do mato.
- O que plantavam? Mandioca, milho e feijão.
- Que língua falavam? O tupi-guarani.
- Quais eram suas principais armas? O arco, a flecha, o tacape.
- Como era a religião deles? Adoravam vários deuses. O principal era Tupã (sol) e Jaci (lua).
- Tinham medo de alguma coisa? Dos trovões. Acreditavam que Tupã estava bravo.
- Como é vivem os índios hoje?
- O que fazem para sobreviver?
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