<

Planejamento anual 2 ano

Selecionamos nesta postagem sugestões de Planejamento anual 2 ano do Ensino Fundamental.

O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam.

Veja também:

Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social. Se o ato de planejar é tão importante, porque algumas pessoas ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto escolar?

plano de aula é um elemento essencial para o planejamento diário das atividades que serão desenvolvidas pelo professor em sala de aula durante todo o ano. É uma atribuição do profissional de educação, que irá traçar os objetivos de aprendizagem e como eles serão alcançados.

Foi pensando nisso que selecionamos essas sugestões de Planejamento anual 2 ano, confira:

Planejamento anual 2 ano de Português

Planejamento anual 2 ano de Português

Objetivos Gerais

  • Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, ele possa ser capaz de ler, interpretar e escrever com autonomia.
  • Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
  • Conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e da escrita, em suas diversas possibilidades e situações, preparando-a para o cotidiano escolar.
  • Usar a língua como veículo de comunicação.
  • Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver a prática correta da leitura exercendo o domínio das regras, obedecendo à entonação.
  • Interpretar oralmente e de forma escrita os diversos tipos de texto apresentados.
  • Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário.
  • Reconhecer, ler e escrever o alfabeto em suas diferentes formas.
  • Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
  • Utilizar corretamente as regras ortográficas e os sinais de pontuação apresentados.
  • Diferenciar substantivos próprios e comuns, reconhecendo seu gênero, número e grau.
  • Utilizar os adjetivos em frases qualificando os substantivos.

1º bimestre

  • Alfabeto
  • Ordem alfabética
  • Encontros vocálicos
  • Sílabas (separação)
  • Acento agudo
  • Acento circunflexo
  • Til
  • Ortografia: sílabas simples
  • Leitura de diferentes textos.
  • Interpretação oral e escrita.
  • Produção textual: frases.

2º bimestre

  • Substantivos próprios e comuns
  • Encontros consonantais
  • Gênero do substantivo
  • Ortografia: sílabas complexas
  • Produção textual: carta, convite, bilhete.
  • Leitura individual e em grupo.
  • Interpretação oral e escrita

3º bimestre

  • Pontuação · ? !
  • Adjetivos (qualidades)
  • Sinônimos
  • Antônimos
  • Ortografia: dígrafos (nh-lh-ch-qu-gu)
  • Produção textual: Pequenos textos.
  • Leitura interpretativa.

4º bimestre

  • Grau do substantivo
  • Número do substantivo
  • Verbo (ação)
  • Ortografia: sílabas complexas, som do s, som de z, etc.
  • Produção textual: Cartões
  • Leitura interpretativa.

Planejamento anual 2 ano História

Planejamento anual 2 ano História

1º bimestre

  • Nossa história
  • O povo brasileiro
  • Primeiros Habitantes do Brasil
  • Chegada dos portugueses ao Brasil
  • Datas comemorativas

2º bimestre

  • A escola – Comunidade escolar
  • Os negros e a escravidão
  • Datas comemorativas

3º bimestre

  • Município – zona urbana e zona rural
  • Independência do Brasil
  • Datas comemorativas

4º bimestre

  • Proclamação da República
  • Datas comemorativas

Objetivos do ensino da História:

  • Entender a evolução dos fatos históricos do seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
  • Avaliar as ações do homem em sociedade e as consequências em diferentes meios.
  • Distinguir o seu município, observando semelhanças e diferenças entre as várias partes que o compõem.
  • Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

Planejamento anual 2 ano de Geografia

Planejamento anual 2 ano de Geografia

1º bimestre

  • Quem eu sou?
  • A família
  • A casa
  • Tipos de moradia

2º bimestre

  • A escola
  • Pessoas que trabalham na escola
  • Profissões

3º bimestre

  • Orientação
  • Pontos cardeais
  • Trânsito

4º bimestre

  • Meios de transporte
  • Meios de comunicação

Objetivos do ensino de Geografia

  • Reconhecer algumas transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da localidade.
  • Entender a evolução dos fatos geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
  • Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o a descobrir a existência de realidades diferentes.
  • Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Confira também: O Planejamento e recepção na adaptação da Educação Infantil


Planejamento anual 2 ano em WORD

Confira um modelo de Planejamento anual 2 ano, para download em WORD:

Planejamento anual 2 ano de Geografia para imprimir

Planejamento anual 2 ano de Geografia para imprimir Planejamento anual 2 ano de Geografia para imprimir

Planejamento anual 2 ano de Matemática para imprimir

Planejamento anual 2 ano de Matemática para imprimir Planejamento anual 2 ano de Matemática para imprimir

Planejamento anual 2 ano de História para imprimir

Planejamento anual 2 ano de História para imprimir Planejamento anual 2 ano de História para imprimir


Planejamento anual 2 ano de Ciências para imprimir

Planejamento anual 2 ano de Ciências para imprimir Planejamento anual 2 ano de Ciências para imprimir

Planejamento anual 2 ano de Língua Portuguesa para imprimir

Planejamento anual 2 ano de Língua Portuguesa para imprimir Planejamento anual 2 ano de Língua Portuguesa para imprimir

Planejamento anual 2 ano em PDF

Para facilitar para vocês vamos disponibilizar para download a apostila completa com 32 páginas de  planejamento anual 2 ano, elaboradas pela CEVIVA, em PDF.


Planejamento anual 2 ano de Ciências

Planejamento anual 2 ano de Ciências

Objetivos:

  • Identificar as características pessoais: reconhecer a forma e a organização geral do corpo;
  • Identificar os órgãos que estabelecem relações de corpo com o ambiente;
  • Reconhecer que uma alimentação variada é importante para a saúde;
  • Reconhecer os vegetais usados na nossa alimentação;
  • Reconhecer os bons hábitos de higiene;
  • Identificar as diferenças entre uma paisagem natural e artificial;
  • Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
  • Identificar os vegetais e as condições necessárias para o seu desenvolvimento;
  • Identificar as diferentes espécies de animais;
  • Reconhecer a diversidade dos animais e de modos e lugares de viver

Conteúdo:

  • Partes do corpo.
  • Noção básica de alguns órgãos internos.
  • Características físicas individuais.
  • As pessoas têm características físicas e diferentes e preferências pessoais.
  • Características podem ser pessoais ou sociais.
  • Os cinco sentidos.
  • O sentido da visão.
  • A participação do cérebro na formação da imagem.
  • Pessoas com deficiência visual.
  • O sentido do tato.
  • O sentido da audição.
  • Cuidados com as orelhas.
  • LIBRAS – língua brasileira de sinais.
  • O sentido do olfato.
  • A importância do olfato no dia a dia.
  • O sentido da gustação.
  • A formação dos sabores.
  • Noções de saúde.
  • Prevenção de acidentes.
  • Saúde: um direito de todos.
  • Importância da alimentação.
  • Alimentos saudáveis.
  • Alimentação equilibrada.
  • Importância do sono para a saúde.
  • Brincadeiras como atividades físicas.
  • A importância do lazer.
  • Higiene do corpo: importância do banho e da lavagem das mãos.
  • Microrganismos.
  • Piolhos.
  • Passo a passo da escovação dos dentes
  • Formação das cáries.
  • Seres vivos.
  • Ciclo da vida.
  • Desenvolvimento dos seres vivos.
  • Noções de fungos, bactérias, protozoários e vírus.
  • O microscópio
  • Ambientes aquáticos e terrestres.
  • Ambientes naturais e modificados pelos seres humanos.
  • Classificação dos seres vivos.
  • Animais e ambientes onde vivem.
  • Animais venenosos e peçonhentos.
  • Animais silvestres e domésticos.
  • Diversidade das plantas.
  • Elementos necessários à vida das plantas.
  • Partes das plantas: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
  • As plantas e os ambientes onde vivem.
  • Uso dos vegetais na alimentação e na fabricação de objetos.
  • Plantas em extinção.
  • Máquinas usadas na realização de diferentes tarefas.
  • Aspectos históricos de máquinas presentes no dia a dia.
  • Funcionamento de algumas máquinas.
  • Alguns animais também usam ferramentas.
  • O funcionamento das máquinas requer energia.
  • Máquinas simples: rampas, alavancas e polias.

Procedimentos:

  • Observações e experiências;
  • Tocar em frutas e superfícies e dizer o que sentiu;
  • Dizer de rosto e nariz tampado o gosto dos alimentos;
  • Falar os sons produzidos por objetos que estão de uma sacola;
  • Textos informativos;
  • Recitar poesias que falem do valor nutritivo dos alimentos;
  • Mural de rótulos e embalagens;
  • Montar um cardápio;
  • Ouvir histórias sobre o asseio corporal;
  • Fazer pequenas faixas sobre a higiene;
  • Trabalho de campo e passeio pela escola;
  • Desenhar os principais recursos naturais;
  • Gravuras de paisagens naturais e artificiais;
  • Mural: seres vivos e seres sem vida;
  • Histórias relacionadas ao nascimento dos seres vivos;
  • Trazer figuras ou retratos de pessoas em diferentes fases da vida (bebê, criança, jovem, adulto e idoso). Organização de um painel sobre o ciclo da vida de um ser humano;
  • Cultivo de uma horta;
  • Fazer suco de frutas;
  • Experiência com grãos de feijão;
  • Observação e relatório;
  • Reconhecer as utilidades das plantas;
  • Listas com plantas de um jardim;
  • Apresentação de cartazes e figuras;
  • Visitas a um jardim;
  • Passeio ao zoológico;
  • Modelagem de animais com massinha;
  • Gravuras de animais para a observação e percepção das diferenças entre eles quanto ao número de patas e a cobertura do corpo
  • Textos coletivos e individuais sobre o que foi observado;
  • Álbum de animais;
  • Ouvir histórias sobre animais;
  • Experiência com o globo terrestre e uma lanterna, escurecendo a sala;
  • Manusear o globo, observando as características da terra;
  • Dramatização;
  • Pesquisa sobre o tratamento do lixo.

Planejamento anual 2 ano de Inglês

Objetivos:

  • Apresentar a língua inglesa como mais uma forma de comunicação;
  • Reconhecer a língua inglesa como uma habilidade comunicativa característica de outros povos.
  • Perceber a importância do aprendizado da língua inglesa para a apreciação dos costumes e valores de outras culturas e para a aceitação das diferenças entre as pessoas dos diferentes lugares.
  • Desenvolver habilidades comunicativas que envolvem a língua inglesa.
  • Contribuir para o aprimoramento de habilidades e competências que envolvem a língua inglesa.
  • Iniciar o aluno no aprendizado da forma escrita da língua inglesa, apresentando noções gramaticais elementares.
  • Estabelecer uma base para estudos posteriores de aprendizagem da língua inglesa.

Conteúdo:

  • Pronouns
  • Verbos
  • Verbos pronouns
  • Possessive pronouns5.
  • Simple present (affirmative and negative)
  • Numbers
  • Colors

Procedimento:

  • Escutar a gravação para extrair informações especifica;
  • Utilizar recursos visuais;
  • Memorizar elementos linguísticos utilizando canções;
  • Decifrar mensagens;
  • Através de outro idioma, conscientizar os alunos sobre a importância da comunica; cão;
  • Produzir placas com os nomes em inglês de alguns objetos da sala;
  • Listar alfabeto em inglês com os alunos;
  • Pesquisar sobre diferentes modalidades de esportes;
  • Apresentar filmes que falem sobre animais. Se possível em inglês com legendas.
  • Montar um álbum com diversos animais ,com informações em inglês Identificar diversas figuras gravuras de quartos, e nomear em ingleses objetos que aparecem;
  • Distribuir fichas aos alunos e pedir que escrevam o novo vocabulário com letra maiúscula.
  • Elaborar lista de compras de supermercado em português e depois passa – La para o inglês;
  • Elaborar coletivamente um cardápio saudável para cada refere; ao em inglês. Os alunos devem registrar no caderno.
  • Trabalhar o novo vocabulário registrando os lugares da cidade por meio de trabalho artístico.
  • Nomear diversos lugares da cidade;
  • Organizar uma festa da turma, dividir em grupos e determinar tarefas:
  • Convites – utilizando a língua inglesa – invitations
  • Lista de musicas – songs
  • Lista de convidados – guests
  • Cardápio – cardápio
  • Montar um álbum.

Recurso:

  • Livro didático.
  • Toca cd.
  • Revistas, jornais.
  • Quadro branco, pincel, apagador.
  • Filmes DVDs.
  • Aula expositiva.
  • Conversa informal.
  • Gravuras,
  • Cola ,tesoura, régua.

Planejamento anual 2 ano de Artes e musicalização

Objetivos:

  • Reconhecer e compor usando as quatro linguagens artísticas com base em manifestações musicais;
  • Reconhecer e utilizar a forma, a linha, a cor, o retrato e cenas do cotidiano e composições visuais;
  • Reconhecer utilizar a intensidade, a altura, o timbre, a musica vocal, a musica instrumental e a musica nas composições musicais.
  • Reconhecer e utilizar o personagem, a ação teatral, a improvisação e a mímica nas composições teatrais.
  • Reconhecer e utilizar o corpo, o salto e o giro nas composições em dança;
  • Reconhecer e discutir as representações sociais das profissões.

Conteúdo:

  • Retrato/composição visual: linha. cores frias e quentes formal e cenas do cotidiano
  • Dança
  • Experimentação na movimentação considerando a mudanças de ritmo;
  • Coreografia;
  • Experimentação de passos de dança giro e salto;
  • Posições básicas do bale
  • Alongamento e flexibilidade
  • Profissionais da dança
  • Musica
  • Experimentação e confecção de instrumentos musicais
  • Profissionais da musica; Apreciação e reflexão sobre musicas;
  • Musica
  • Experimentação e confecção de instrumentos musicais
  • Profissionais da musica / Apreciação e reflexão sobre musicas
  • Musica vocal
  • Conceitos musicais/intensidade/timbre/melodia/partitura/notas musicais;
  • Sons dos animais;
  • Teatro
  • Personagem e figurino/teatro com deduções/representação de papeis, mímicas.

Procedimentos:

  • Observação de obras;
  • Releituras de obras;
  • Confecção de esculturas;
  • Conversa dirigida sobre cores utilizadas pelo artista para representar a obra;
  • Estimular imaginação e criatividade dos alunos;
  • Explorar a voz e suas diferenças: entonação, timbre…
  • Trabalhos manuais utilizando sucatas, modelagens.

Recursos:

  • Livro didático;
  • Folha branca e colorida;
  • Cola, cola colorido, palito, algodão, massa de modelar. Tesoura e revista;
  • Tinta guache, pincel, lápis de cor, giz de cera;
  • Caderno de desenho e telas.

Planejamento anual 2 ano Geografia e História

Objetivos:

  • Identificar documentos históricos e fontes de informação, discernindo algumas de suas funções;
  • Perceber as mudanças e permanências no decorrer do tempo;
  • Comparar acontecimentos históricos;
  • Reconhecer fatos de sua vida no tempo e no espaço se sentido parte integrante de sua família;
  • Reconhecer na paisagem local as diferentes manifestações da natureza, sua apropriação e transformação pela ação humana;
  • Empregar noções de lugar e paisagens, bem como movimentar-se no espaço, definir direção, posição e localização;
  • Ler e interpretar imagens, fotos e mapas;
  • Compreender o significado dos sinais de trânsito e reconhecer os vários tipos de transportes;
  • Demonstrar atitudes de respeito e valorização nas datas cívicas

Conteúdo de História:

  • A fase da infância.
  • Os direitos das crianças.
  • As diferenças entre as pessoas.
  • O respeito as diferenças.
  • Inclusão e acessibilidade.
  • Os documentos pessoais.
  • Os documentos contam a história.
  • Os costumes regionais no Brasil.
  • As crianças indígenas.
  • As crianças pelo mundo.
  • As crianças no passado.
  • As brincadeiras do passado.
  • O direito de brincar.
  • As brincadeiras indígenas.
  • O nosso primeiro grupo: a família.
  • As diferentes composições familiares.
  • As relações de parentesco.
  • As regras de convivência familiar.
  • O papel de cada membro da família.
  • A distribuição de tarefas nas famílias indígenas.
  • As famílias do passado.
  • As memórias familiares.
  • Os papéis da escola.
  • A importância da escola.
  • Os vários tipos de escola.
  • O dever de freqüentar a escola.
  • O direito à educação.
  • As regras de convivência na escola.
  • As escolas do passado.

Conteúdo de Geografia:

  • Diferenças e semelhanças entre as pessoas.
  • Respeito à diversidade.
  • Organização do esquema corporal.
  • Orientação ligada às noções topológicas (dentro, fora, perto, longe, ao redor, entre) e projetivas (em cima, embaixo, em frente, atrás, esquerda, direita).
  • Escalas, comprando ordens de grandeza.
  • Diferentes pontos de vista (visão frontal, vertical e oblíqua).
  • O corpo e os pontos de referência.
  • Convivência.
  • Diferentes grupos de convivência.
  • Regras para a boa convivência.
  • Orientação ligada à lateralidade, sentido de referência em relação a si próprio e em relação aos outros.
  • Moradia: abrigo e proteção.
  • Elementos naturais e moradias.
  • Tipos de moradias.
  • Pontos de vista: visão frontal, vertical e oblíqua.
  • Direto à moradia.
  • Planta cartográfica.
  • Maquete.
  • Moradias em aldeias indígenas.
  • Diferentes materiais usados na construção de moradias
  • Diferentes profissionais que trabalham na construção de moradias.
  • Diferentes caminhos.
  • As ruas e suas diferenças.
  • Direito à mobilidade e acessibilidade.
  • As mudanças no caminho.
  • O que é paisagem?

Planejamento anual 2 ano de Matemática

Planejamento anual 2 ano de Matemática

Objetivos:

  • Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano;
  • Reconhecer a existência de símbolos e nomes para representar quantidades;
  • Reconhecer números ordinais;
  • Representar antecessor e sucessor;
  • Diferenciar os números pares dos ímpares;
  • Associar a ideia de dezenas a todo agrupamento de dez elementos;
  • Associar a ideia de dúzia, meia dúzia;
  • Associar adição com a ideia de juntar e subtração a ideia de separar;
  • Adquirir a ideia de multiplicação e divisão;
  • Classificar formas geométricas;
  • Adquirir noções de tempo;
  • Reconhecer e utilizar grandezas mensuráveis;
  • Realizar medições com unidades padronizadas;
  • Identificar o valor das cédulas e moedas.

Conteúdo:

  • Medidas de tempo: dias da semana e meses do ano.
  • Formas de figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo.
  • Identificação dos números de 1 a 10.
  • O número zero e sua representação.
  • Comparação entre quantidades.
  • Sequências numéricas e sequências geométricas.
  • Noções de pesquisa.
  • Análise de tabelas e gráficos.
  • Medidas de tempo: dias, semanas e meses.
  • Identificação de números maiores que 10.
  • Medidas de comprimento não padronizadas.
  • Uso da régua graduada em centímetros.
  • Sólidos geométricos e representação plana de suas partes.
  • Adição associada à idéia de juntar.
  • Representação da adição.
  • Adição com três números.
  • Formação de sequências numéricas.
  • Ordem crescente e ordem decrescente dos números.
  • Identificação de sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
  • Faces, vértices e arestas do cubo e do paralelepípedo e planificação de suas superfícies.
  • Noções de vistas de objetos: de cima, de lado, de frente.
  • Representação de partes planas de figuras geométricas não planas gerando quadrados, retângulos, triângulos e círculos.
  • Noção de subtração associada às idéias de tirar, completar e comparar.
  • Representação da subtração.
  • Adição e subtração usando a reta numérica.
  • Adição com soma até 99.
  • Adição por meio de decomposição.
  • Algoritmo usual da adição.
  • Adição com reserva.
  • Subtração com resto até 99.
  • Algoritmo usual da subtração.
  • Noções de multiplicação.
  • Representação de multiplicação.
  • Multiplicação por 2 e a noção do dobro.
  • Multiplicação por 3 e a noção de triplo.
  • Multiplicação por 4 e por 5.
  • Noção de divisão associada às ideias de repartir igualmente e de medida.
  • Representação da divisão.
  • Divisão por 2 e por 3.
  • A ideia de metade.
  • Divisão por 4 e por 5.

Procedimentos:

  • Trabalho interdisciplinar e contextualizado;
  • Jogos;
  • Cartazes;
  • Brincadeiras;
  • Trilhas;
  • Tabelas;
  • Figuras;
  • Material manipulativo.

Veja ainda: Planejamento Anual


Planejamento anual 2 ano de Português

Português

Objetivos:

  • Estimular o gosto de contar histórias;
  • Favorecer a linguagem oral em todo conteúdo a ser estudado durante o ano escolar;
  • Estabelecer o gosto de ouvir e declamar poesias;
  • Estabelecer relações de coerência e coesão em um texto;
  • Começo, meio e fim;
  • Conhecer a história de seu nome;
  • Conhecer a história e função da escrita diferenciando diversos tipos de letras;
  • Conhecer a gramática como recurso auxiliador para o conhecimento e expansão da linguagem oral e escrita;
  • Ler e interpretar diversos portadores de textos instrumentalizando-se para a base alfabética e ortográfica;
  • Produzir e reproduzir pequenos textos.

Conteúdos:

  • Linguagem oral;
  • Ortografia: alfabeto, sílabas e palavras com r ou RR, s ou SS, l ou u, s ou z, ça, ço, çu e CE e ci, m antes do p e b, x ou ch, e palavras com o h;
  • Aspectos gramaticais dentro do contexto: vogal e consoante ordem alfabética, letras maiúsculas e minúsculas, encontro vocálico, encontro consonantal, dígrafos, classificação de palavras quanto ao número de sílabas, acentuação, nomes próprios e comuns, classificação dos substantivos (gênero, número e grau), adjetivo, antônimo e sinônimo, uso da pontuação (ponto final, interrogação e exclamação), pronomes e verbos;
  • Leitura e interpretação de variados e portadores de textos (Poema, Tirinha, Tirinha, : cantiga , Narrativa , Fábula, Receita, Paródia , Carta, Narrativa biográfica e Autorretrato);
  • Produção e reprodução de textos diversos.

Procedimentos:

  • Dramatizações, pantomimas, mini-bibliotecas, histórias, poesias, parlendas, músicas;
  • Trabalho contextualizado e interdisciplinar, listagens, etiquetagens, jogo de leitura, ditados, caça-palavras, cruzadinhas, cartas enigmáticas, remontagens de textos, fotos, histórias, entrevistas, mini-biblioteca, quebra-cabeça, cantinho de leitura, parlendas, músicas, poesia.

Planejamento anual 2 ano de Ciências para imprimir

Planejamento anual 2 ano de Geo-História para imprimir

Veja também: Modelo de Planejamento Semanal para imprimir