Selecionamos nesta postagem sugestões de Planejamento anual 2 ano do Ensino Fundamental.
O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam.
Veja também:
Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social. Se o ato de planejar é tão importante, porque algumas pessoas ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto escolar?
O plano de aula é um elemento essencial para o planejamento diário das atividades que serão desenvolvidas pelo professor em sala de aula durante todo o ano. É uma atribuição do profissional de educação, que irá traçar os objetivos de aprendizagem e como eles serão alcançados.
Foi pensando nisso que selecionamos essas sugestões de Planejamento anual 2 ano, confira:
Planejamento anual 2 ano de Português
Objetivos Gerais
- Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, ele possa ser capaz de ler, interpretar e escrever com autonomia.
- Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
- Conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e da escrita, em suas diversas possibilidades e situações, preparando-a para o cotidiano escolar.
- Usar a língua como veículo de comunicação.
- Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais.
Objetivos Específicos
- Desenvolver a prática correta da leitura exercendo o domínio das regras, obedecendo à entonação.
- Interpretar oralmente e de forma escrita os diversos tipos de texto apresentados.
- Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário.
- Reconhecer, ler e escrever o alfabeto em suas diferentes formas.
- Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
- Utilizar corretamente as regras ortográficas e os sinais de pontuação apresentados.
- Diferenciar substantivos próprios e comuns, reconhecendo seu gênero, número e grau.
- Utilizar os adjetivos em frases qualificando os substantivos.
1º bimestre
- Alfabeto
- Ordem alfabética
- Encontros vocálicos
- Sílabas (separação)
- Acento agudo
- Acento circunflexo
- Til
- Ortografia: sílabas simples
- Leitura de diferentes textos.
- Interpretação oral e escrita.
- Produção textual: frases.
2º bimestre
- Substantivos próprios e comuns
- Encontros consonantais
- Gênero do substantivo
- Ortografia: sílabas complexas
- Produção textual: carta, convite, bilhete.
- Leitura individual e em grupo.
- Interpretação oral e escrita
3º bimestre
- Pontuação · ? !
- Adjetivos (qualidades)
- Sinônimos
- Antônimos
- Ortografia: dígrafos (nh-lh-ch-qu-gu)
- Produção textual: Pequenos textos.
- Leitura interpretativa.
4º bimestre
- Grau do substantivo
- Número do substantivo
- Verbo (ação)
- Ortografia: sílabas complexas, som do s, som de z, etc.
- Produção textual: Cartões
- Leitura interpretativa.
Planejamento anual 2 ano História
1º bimestre
- Nossa história
- O povo brasileiro
- Primeiros Habitantes do Brasil
- Chegada dos portugueses ao Brasil
- Datas comemorativas
2º bimestre
- A escola – Comunidade escolar
- Os negros e a escravidão
- Datas comemorativas
3º bimestre
- Município – zona urbana e zona rural
- Independência do Brasil
- Datas comemorativas
4º bimestre
- Proclamação da República
- Datas comemorativas
Objetivos do ensino da História:
- Entender a evolução dos fatos históricos do seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
- Avaliar as ações do homem em sociedade e as consequências em diferentes meios.
- Distinguir o seu município, observando semelhanças e diferenças entre as várias partes que o compõem.
- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
Planejamento anual 2 ano de Geografia
1º bimestre
- Quem eu sou?
- A família
- A casa
- Tipos de moradia
2º bimestre
- A escola
- Pessoas que trabalham na escola
- Profissões
3º bimestre
- Orientação
- Pontos cardeais
- Trânsito
4º bimestre
- Meios de transporte
- Meios de comunicação
Objetivos do ensino de Geografia
- Reconhecer algumas transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da localidade.
- Entender a evolução dos fatos geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
- Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o a descobrir a existência de realidades diferentes.
- Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
Confira também: O Planejamento e recepção na adaptação da Educação Infantil
Planejamento anual 2 ano em WORD
Confira um modelo de Planejamento anual 2 ano, para download em WORD:
Planejamento anual 2 ano de Geografia para imprimir
Planejamento anual 2 ano de Matemática para imprimir
Planejamento anual 2 ano de História para imprimir
Planejamento anual 2 ano de Ciências para imprimir
Planejamento anual 2 ano de Língua Portuguesa para imprimir
Planejamento anual 2 ano em PDF
Para facilitar para vocês vamos disponibilizar para download a apostila completa com 32 páginas de planejamento anual 2 ano, elaboradas pela CEVIVA, em PDF.
Planejamento anual 2 ano de Ciências
Objetivos:
- Identificar as características pessoais: reconhecer a forma e a organização geral do corpo;
- Identificar os órgãos que estabelecem relações de corpo com o ambiente;
- Reconhecer que uma alimentação variada é importante para a saúde;
- Reconhecer os vegetais usados na nossa alimentação;
- Reconhecer os bons hábitos de higiene;
- Identificar as diferenças entre uma paisagem natural e artificial;
- Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
- Identificar os vegetais e as condições necessárias para o seu desenvolvimento;
- Identificar as diferentes espécies de animais;
- Reconhecer a diversidade dos animais e de modos e lugares de viver
Conteúdo:
- Partes do corpo.
- Noção básica de alguns órgãos internos.
- Características físicas individuais.
- As pessoas têm características físicas e diferentes e preferências pessoais.
- Características podem ser pessoais ou sociais.
- Os cinco sentidos.
- O sentido da visão.
- A participação do cérebro na formação da imagem.
- Pessoas com deficiência visual.
- O sentido do tato.
- O sentido da audição.
- Cuidados com as orelhas.
- LIBRAS – língua brasileira de sinais.
- O sentido do olfato.
- A importância do olfato no dia a dia.
- O sentido da gustação.
- A formação dos sabores.
- Noções de saúde.
- Prevenção de acidentes.
- Saúde: um direito de todos.
- Importância da alimentação.
- Alimentos saudáveis.
- Alimentação equilibrada.
- Importância do sono para a saúde.
- Brincadeiras como atividades físicas.
- A importância do lazer.
- Higiene do corpo: importância do banho e da lavagem das mãos.
- Microrganismos.
- Piolhos.
- Passo a passo da escovação dos dentes
- Formação das cáries.
- Seres vivos.
- Ciclo da vida.
- Desenvolvimento dos seres vivos.
- Noções de fungos, bactérias, protozoários e vírus.
- O microscópio
- Ambientes aquáticos e terrestres.
- Ambientes naturais e modificados pelos seres humanos.
- Classificação dos seres vivos.
- Animais e ambientes onde vivem.
- Animais venenosos e peçonhentos.
- Animais silvestres e domésticos.
- Diversidade das plantas.
- Elementos necessários à vida das plantas.
- Partes das plantas: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
- As plantas e os ambientes onde vivem.
- Uso dos vegetais na alimentação e na fabricação de objetos.
- Plantas em extinção.
- Máquinas usadas na realização de diferentes tarefas.
- Aspectos históricos de máquinas presentes no dia a dia.
- Funcionamento de algumas máquinas.
- Alguns animais também usam ferramentas.
- O funcionamento das máquinas requer energia.
- Máquinas simples: rampas, alavancas e polias.
Procedimentos:
- Observações e experiências;
- Tocar em frutas e superfícies e dizer o que sentiu;
- Dizer de rosto e nariz tampado o gosto dos alimentos;
- Falar os sons produzidos por objetos que estão de uma sacola;
- Textos informativos;
- Recitar poesias que falem do valor nutritivo dos alimentos;
- Mural de rótulos e embalagens;
- Montar um cardápio;
- Ouvir histórias sobre o asseio corporal;
- Fazer pequenas faixas sobre a higiene;
- Trabalho de campo e passeio pela escola;
- Desenhar os principais recursos naturais;
- Gravuras de paisagens naturais e artificiais;
- Mural: seres vivos e seres sem vida;
- Histórias relacionadas ao nascimento dos seres vivos;
- Trazer figuras ou retratos de pessoas em diferentes fases da vida (bebê, criança, jovem, adulto e idoso). Organização de um painel sobre o ciclo da vida de um ser humano;
- Cultivo de uma horta;
- Fazer suco de frutas;
- Experiência com grãos de feijão;
- Observação e relatório;
- Reconhecer as utilidades das plantas;
- Listas com plantas de um jardim;
- Apresentação de cartazes e figuras;
- Visitas a um jardim;
- Passeio ao zoológico;
- Modelagem de animais com massinha;
- Gravuras de animais para a observação e percepção das diferenças entre eles quanto ao número de patas e a cobertura do corpo
- Textos coletivos e individuais sobre o que foi observado;
- Álbum de animais;
- Ouvir histórias sobre animais;
- Experiência com o globo terrestre e uma lanterna, escurecendo a sala;
- Manusear o globo, observando as características da terra;
- Dramatização;
- Pesquisa sobre o tratamento do lixo.
Planejamento anual 2 ano de Inglês
Objetivos:
- Apresentar a língua inglesa como mais uma forma de comunicação;
- Reconhecer a língua inglesa como uma habilidade comunicativa característica de outros povos.
- Perceber a importância do aprendizado da língua inglesa para a apreciação dos costumes e valores de outras culturas e para a aceitação das diferenças entre as pessoas dos diferentes lugares.
- Desenvolver habilidades comunicativas que envolvem a língua inglesa.
- Contribuir para o aprimoramento de habilidades e competências que envolvem a língua inglesa.
- Iniciar o aluno no aprendizado da forma escrita da língua inglesa, apresentando noções gramaticais elementares.
- Estabelecer uma base para estudos posteriores de aprendizagem da língua inglesa.
Conteúdo:
- Pronouns
- Verbos
- Verbos pronouns
- Possessive pronouns5.
- Simple present (affirmative and negative)
- Numbers
- Colors
Procedimento:
- Escutar a gravação para extrair informações especifica;
- Utilizar recursos visuais;
- Memorizar elementos linguísticos utilizando canções;
- Decifrar mensagens;
- Através de outro idioma, conscientizar os alunos sobre a importância da comunica; cão;
- Produzir placas com os nomes em inglês de alguns objetos da sala;
- Listar alfabeto em inglês com os alunos;
- Pesquisar sobre diferentes modalidades de esportes;
- Apresentar filmes que falem sobre animais. Se possível em inglês com legendas.
- Montar um álbum com diversos animais ,com informações em inglês Identificar diversas figuras gravuras de quartos, e nomear em ingleses objetos que aparecem;
- Distribuir fichas aos alunos e pedir que escrevam o novo vocabulário com letra maiúscula.
- Elaborar lista de compras de supermercado em português e depois passa – La para o inglês;
- Elaborar coletivamente um cardápio saudável para cada refere; ao em inglês. Os alunos devem registrar no caderno.
- Trabalhar o novo vocabulário registrando os lugares da cidade por meio de trabalho artístico.
- Nomear diversos lugares da cidade;
- Organizar uma festa da turma, dividir em grupos e determinar tarefas:
- Convites – utilizando a língua inglesa – invitations
- Lista de musicas – songs
- Lista de convidados – guests
- Cardápio – cardápio
- Montar um álbum.
Recurso:
- Livro didático.
- Toca cd.
- Revistas, jornais.
- Quadro branco, pincel, apagador.
- Filmes DVDs.
- Aula expositiva.
- Conversa informal.
- Gravuras,
- Cola ,tesoura, régua.
Planejamento anual 2 ano de Artes e musicalização
Objetivos:
- Reconhecer e compor usando as quatro linguagens artísticas com base em manifestações musicais;
- Reconhecer e utilizar a forma, a linha, a cor, o retrato e cenas do cotidiano e composições visuais;
- Reconhecer utilizar a intensidade, a altura, o timbre, a musica vocal, a musica instrumental e a musica nas composições musicais.
- Reconhecer e utilizar o personagem, a ação teatral, a improvisação e a mímica nas composições teatrais.
- Reconhecer e utilizar o corpo, o salto e o giro nas composições em dança;
- Reconhecer e discutir as representações sociais das profissões.
Conteúdo:
- Retrato/composição visual: linha. cores frias e quentes formal e cenas do cotidiano
- Dança
- Experimentação na movimentação considerando a mudanças de ritmo;
- Coreografia;
- Experimentação de passos de dança giro e salto;
- Posições básicas do bale
- Alongamento e flexibilidade
- Profissionais da dança
- Musica
- Experimentação e confecção de instrumentos musicais
- Profissionais da musica; Apreciação e reflexão sobre musicas;
- Musica
- Experimentação e confecção de instrumentos musicais
- Profissionais da musica / Apreciação e reflexão sobre musicas
- Musica vocal
- Conceitos musicais/intensidade/timbre/melodia/partitura/notas musicais;
- Sons dos animais;
- Teatro
- Personagem e figurino/teatro com deduções/representação de papeis, mímicas.
Procedimentos:
- Observação de obras;
- Releituras de obras;
- Confecção de esculturas;
- Conversa dirigida sobre cores utilizadas pelo artista para representar a obra;
- Estimular imaginação e criatividade dos alunos;
- Explorar a voz e suas diferenças: entonação, timbre…
- Trabalhos manuais utilizando sucatas, modelagens.
Recursos:
- Livro didático;
- Folha branca e colorida;
- Cola, cola colorido, palito, algodão, massa de modelar. Tesoura e revista;
- Tinta guache, pincel, lápis de cor, giz de cera;
- Caderno de desenho e telas.
Planejamento anual 2 ano Geografia e História
Objetivos:
- Identificar documentos históricos e fontes de informação, discernindo algumas de suas funções;
- Perceber as mudanças e permanências no decorrer do tempo;
- Comparar acontecimentos históricos;
- Reconhecer fatos de sua vida no tempo e no espaço se sentido parte integrante de sua família;
- Reconhecer na paisagem local as diferentes manifestações da natureza, sua apropriação e transformação pela ação humana;
- Empregar noções de lugar e paisagens, bem como movimentar-se no espaço, definir direção, posição e localização;
- Ler e interpretar imagens, fotos e mapas;
- Compreender o significado dos sinais de trânsito e reconhecer os vários tipos de transportes;
- Demonstrar atitudes de respeito e valorização nas datas cívicas
Conteúdo de História:
- A fase da infância.
- Os direitos das crianças.
- As diferenças entre as pessoas.
- O respeito as diferenças.
- Inclusão e acessibilidade.
- Os documentos pessoais.
- Os documentos contam a história.
- Os costumes regionais no Brasil.
- As crianças indígenas.
- As crianças pelo mundo.
- As crianças no passado.
- As brincadeiras do passado.
- O direito de brincar.
- As brincadeiras indígenas.
- O nosso primeiro grupo: a família.
- As diferentes composições familiares.
- As relações de parentesco.
- As regras de convivência familiar.
- O papel de cada membro da família.
- A distribuição de tarefas nas famílias indígenas.
- As famílias do passado.
- As memórias familiares.
- Os papéis da escola.
- A importância da escola.
- Os vários tipos de escola.
- O dever de freqüentar a escola.
- O direito à educação.
- As regras de convivência na escola.
- As escolas do passado.
Conteúdo de Geografia:
- Diferenças e semelhanças entre as pessoas.
- Respeito à diversidade.
- Organização do esquema corporal.
- Orientação ligada às noções topológicas (dentro, fora, perto, longe, ao redor, entre) e projetivas (em cima, embaixo, em frente, atrás, esquerda, direita).
- Escalas, comprando ordens de grandeza.
- Diferentes pontos de vista (visão frontal, vertical e oblíqua).
- O corpo e os pontos de referência.
- Convivência.
- Diferentes grupos de convivência.
- Regras para a boa convivência.
- Orientação ligada à lateralidade, sentido de referência em relação a si próprio e em relação aos outros.
- Moradia: abrigo e proteção.
- Elementos naturais e moradias.
- Tipos de moradias.
- Pontos de vista: visão frontal, vertical e oblíqua.
- Direto à moradia.
- Planta cartográfica.
- Maquete.
- Moradias em aldeias indígenas.
- Diferentes materiais usados na construção de moradias
- Diferentes profissionais que trabalham na construção de moradias.
- Diferentes caminhos.
- As ruas e suas diferenças.
- Direito à mobilidade e acessibilidade.
- As mudanças no caminho.
- O que é paisagem?
Planejamento anual 2 ano de Matemática
Objetivos:
- Reconhecer a necessidade de contar no cotidiano;
- Reconhecer a existência de símbolos e nomes para representar quantidades;
- Reconhecer números ordinais;
- Representar antecessor e sucessor;
- Diferenciar os números pares dos ímpares;
- Associar a ideia de dezenas a todo agrupamento de dez elementos;
- Associar a ideia de dúzia, meia dúzia;
- Associar adição com a ideia de juntar e subtração a ideia de separar;
- Adquirir a ideia de multiplicação e divisão;
- Classificar formas geométricas;
- Adquirir noções de tempo;
- Reconhecer e utilizar grandezas mensuráveis;
- Realizar medições com unidades padronizadas;
- Identificar o valor das cédulas e moedas.
Conteúdo:
- Medidas de tempo: dias da semana e meses do ano.
- Formas de figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo.
- Identificação dos números de 1 a 10.
- O número zero e sua representação.
- Comparação entre quantidades.
- Sequências numéricas e sequências geométricas.
- Noções de pesquisa.
- Análise de tabelas e gráficos.
- Medidas de tempo: dias, semanas e meses.
- Identificação de números maiores que 10.
- Medidas de comprimento não padronizadas.
- Uso da régua graduada em centímetros.
- Sólidos geométricos e representação plana de suas partes.
- Adição associada à idéia de juntar.
- Representação da adição.
- Adição com três números.
- Formação de sequências numéricas.
- Ordem crescente e ordem decrescente dos números.
- Identificação de sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
- Faces, vértices e arestas do cubo e do paralelepípedo e planificação de suas superfícies.
- Noções de vistas de objetos: de cima, de lado, de frente.
- Representação de partes planas de figuras geométricas não planas gerando quadrados, retângulos, triângulos e círculos.
- Noção de subtração associada às idéias de tirar, completar e comparar.
- Representação da subtração.
- Adição e subtração usando a reta numérica.
- Adição com soma até 99.
- Adição por meio de decomposição.
- Algoritmo usual da adição.
- Adição com reserva.
- Subtração com resto até 99.
- Algoritmo usual da subtração.
- Noções de multiplicação.
- Representação de multiplicação.
- Multiplicação por 2 e a noção do dobro.
- Multiplicação por 3 e a noção de triplo.
- Multiplicação por 4 e por 5.
- Noção de divisão associada às ideias de repartir igualmente e de medida.
- Representação da divisão.
- Divisão por 2 e por 3.
- A ideia de metade.
- Divisão por 4 e por 5.
Procedimentos:
- Trabalho interdisciplinar e contextualizado;
- Jogos;
- Cartazes;
- Brincadeiras;
- Trilhas;
- Tabelas;
- Figuras;
- Material manipulativo.
Veja ainda: Planejamento Anual
Planejamento anual 2 ano de Português
Objetivos:
- Estimular o gosto de contar histórias;
- Favorecer a linguagem oral em todo conteúdo a ser estudado durante o ano escolar;
- Estabelecer o gosto de ouvir e declamar poesias;
- Estabelecer relações de coerência e coesão em um texto;
- Começo, meio e fim;
- Conhecer a história de seu nome;
- Conhecer a história e função da escrita diferenciando diversos tipos de letras;
- Conhecer a gramática como recurso auxiliador para o conhecimento e expansão da linguagem oral e escrita;
- Ler e interpretar diversos portadores de textos instrumentalizando-se para a base alfabética e ortográfica;
- Produzir e reproduzir pequenos textos.
Conteúdos:
- Linguagem oral;
- Ortografia: alfabeto, sílabas e palavras com r ou RR, s ou SS, l ou u, s ou z, ça, ço, çu e CE e ci, m antes do p e b, x ou ch, e palavras com o h;
- Aspectos gramaticais dentro do contexto: vogal e consoante ordem alfabética, letras maiúsculas e minúsculas, encontro vocálico, encontro consonantal, dígrafos, classificação de palavras quanto ao número de sílabas, acentuação, nomes próprios e comuns, classificação dos substantivos (gênero, número e grau), adjetivo, antônimo e sinônimo, uso da pontuação (ponto final, interrogação e exclamação), pronomes e verbos;
- Leitura e interpretação de variados e portadores de textos (Poema, Tirinha, Tirinha, : cantiga , Narrativa , Fábula, Receita, Paródia , Carta, Narrativa biográfica e Autorretrato);
- Produção e reprodução de textos diversos.
Procedimentos:
- Dramatizações, pantomimas, mini-bibliotecas, histórias, poesias, parlendas, músicas;
- Trabalho contextualizado e interdisciplinar, listagens, etiquetagens, jogo de leitura, ditados, caça-palavras, cruzadinhas, cartas enigmáticas, remontagens de textos, fotos, histórias, entrevistas, mini-biblioteca, quebra-cabeça, cantinho de leitura, parlendas, músicas, poesia.
Planejamento anual 2 ano de Ciências para imprimir
Planejamento anual 2 ano de Geo-História para imprimir
Veja também: Modelo de Planejamento Semanal para imprimir