Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Avaliação diagnóstica 1 ano de português e Avaliação diagnóstica 1 ano de matemática, pronta para imprimir e aplicar em alunos do ensino fundamental.
São excelentes sugestões para trabalhar no inicio do ano letivo, com as volta às aulas, mas que podem ser utilizados durante todo o ano, conforme foi necessário.
Avaliação diagnóstica 1 ano – Simulado em WORD
Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental – Para imprimir
Saber o que os alunos já conhecem é de fato essencial para o ponto de partida do planejamento docente. Essa prática tem sido bastante disseminada nas séries inicial do ensino fundamental. E, além disso, muitos autores endossam esta prática, oferecendo referencias teóricas que a sustentem.
Mais importante do que se preocupar com o conteúdo a ser dado, é o fato de que o professor faça a avaliação diagnóstica inicial e, assim, estabeleça os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais a serem alcançados.
Pensando nisso hoje trago para vocês uma Avaliação Diagnóstica indicada para alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Está avaliação está pronta para imprimir.
Veja também:
- Cadernos – Avaliação Diagnóstica
- Avaliação Diagnóstica de Português 5º ano
- Avaliação Diagnóstica de Matemática 5º ano
Para facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar todas as atividades mostradas acima “Avaliação diagnóstica 1 ano do Ensino Fundamental” para download em PDF, confira o link:
Avaliação diagnóstica 1 ano – Leitura e Escrita
Este é um momento importante para a escola, para os alunos e, principalmente, para você. Trata-se de um momento privilegiado, cujos objetivos são a avaliação diagnóstica do processo de alfabetização no 1º Ano e o planejamento do trabalho pedagógico, visando à aprendizagem de todos os alunos no tempo esperado.
Sugerimos os seguintes passos:
1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que é importante que cada um mostre o que aprendeu. Importante também dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais.
2- Os responsáveis devem ser avisados, para que seus filhos sejam estimulados a estar presentes na escola.
3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento das atividades.
4- Antes de iniciar a avaliação, explique a eles, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas por você, Professor, para cada questão.
5- Incentive-os a responderem. Mas, ao mesmo tempo, mostre a eles que, caso não consigam resolver determinada questão, haverá outros momentos para que as dificuldades sejam superadas.
6- É de fundamental importância que você, Professor, siga as instruções de cada questão. O que vem precedido da palavra PROFESSOR são os comandos, que devem ser lidos pausadamente por você – exceto o que está entre parênteses, pois estes contêm instruções de procedimentos que dizem respeito apenas a você.
Objetivos da avaliação diagnóstica
- Identificar as habilidades relacionadas à leitura e à escrita, desenvolvidas pelos alunos que ingressam no 1.º ano do Ensino Fundamental.
- Identificar as necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno.
- Estabelecer relações entre a proposta de ensino e as possibilidades e necessidades da turma.
- Caracterizar o perfil pedagógico da turma, facilitando as ações educativas que deverão estar em consonância com as demandas de cada aluno/turma.
Para ter acesso ao material completo “Avaliação diagnóstica 1 ano”, disponibilizado pelo RIO EDUCA, confira o link a seguir e baixe em PDF:
Avaliação diagnóstica 1 ano de Português para imprimir
Folha 01:
Folha 02:
Folha 03:
Avaliação diagnóstica 1 ano de Matemática para imprimir
Objetivos principais:
- Identificar a realidade de cada turma;
- Observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem;
- E refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.
Dentre os instrumentos que utilizo para verificar a aprendizagem das crianças, destaco:
- Produção de texto: retomo os gêneros trabalhados em cada série nas diferentes modalidades organizativas. Assim, planejo uma situação em que os alunos produzirão um texto de determinado gênero e analiso os aspectos linguísticos e discursivos de cada um.
- Leitura e interpretação de textos: organizo práticas de leitura para identificar quais habilidades os alunos dominam e quais ainda precisam desenvolver.
- Resolução de problemas envolvendo as operações: considero neste caso os diferentes tipos de problemas que envolvem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Cálculos diversos.
- Análise de dados das turmas: índice de alfabetização e resultado de avaliações anteriores.
Avaliação diagnóstica 1 ano inicial – Para imprimir
No total são 10 páginas em uma super apostila de Avaliação diagnóstica 1 ano inicial, confira:
Avaliação diagnóstica 1 ano inicial em PDF
Para facilitar para você (leitor do Educação e Transformação) resolvemos disponibilizar as atividades mostradas acima (Avaliação diagnóstica 1 ano inicial) para download em PDF, confira o link a seguir e baixe:
Amo esse site,tem me ajudado muito!
amei esse site, me ajudou bastante
Gostaria de receber pelo e-mail abaixo sugestões de atividades para alunos com Síndrome de Down, que não falam e não sabem escrever, apenas copia o próprio nome. Agradeço.
Gosto muito das sugestões de avaliações. Gostaria de receber no meu email. Agradecida
Amo estas suas atividades. Parabéns. Tem me ajudado muito!
adorei suas dicas de avaliação diagnostica. Parabéns sou pedagoga ha 20 anos é bom trabalhar com esse tipo se aprendizagem. beijos obrigada
Muito boa as sugestões de atividades!!!
Sugestões de atividades bem elaboradas e super interessantes.
Parabéns, sugestões de atividades ótimas e bem elaboradas .Gostaria de receber mais sugestões de atividades neste email . Abraços