Confira nesta postagem algumas sugestões de sondagens diagnósticas e Atividades volta às aulas 4 ano, prontas para imprimir e disponíveis para download em PDF.
Você vai encontrar nesta postagem dicas e ideias de brincadeiras e dinâmicas para as primeiras semanas de aula, atividades, atividades de sondagem e avaliações diagnósticas e muito mais, confira:
Veja também:
Atividades volta às aulas 4 ano – Brincadeiras e Dinâmicas infantis
Não deixem as bexigas caírem
Outro jogo cooperativo e bastante dinâmico, que representa a importância do indivíduo e sua colaboração para o sucesso e as conquistas do grupo é chamado: “não deixem as bexigas caírem”.
Essa atividade promove um momento de descontração e colaboração que aproxima os alunos e pode ser trabalhada com diferentes faixas etárias.
Sugestão:
O professor convida todo o grupo a se dispor em uma sala com o intuito de não deixar as bexigas que serão jogadas caírem no chão. Em seguida, o professor começa a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar. A quantidade de bexigas deve ser definida de acordo com o número de alunos no grupo, de modo que haja uma bexiga para cada cinco alunos. Então, o professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira (explique isso antes para não causar chateações), até que não restem alunos suficientes que consigam manter as bexigas no ar.
A ideia é mostrar que todos são fundamentais para o grupo e assim estreitar os vínculos entre os alunos.
Árvore das férias
Recomendado para crianças do Ensino Fundamental I e II, essa brincadeira consiste em montar uma árvore com os registros de tudo que aconteceu nas férias.
Sugestão:
De um modo criativo, a turma deverá criar uma árvore onde o professor coloca perguntas relacionadas às férias: como foi? Com quem foi? Para onde foi? O que mais gostou? O que não gostou? Ou pede para os alunos descreverem uma atividade relevante ou um momento desafiador etc. O professor pode ser bastante abrangente de acordo com seus alunos e turma.
Cada criança receberá uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar o que quiser. Depois, essa folha deve ser fixada na árvore para, em determinado momento, alunos e professor compartilharem esse material.
Aproveite para ampliar os diálogos e abranger as aprendizagens a partir das informações trazidas pelos alunos, como: localizações, diferentes línguas e culturas, sentimentos etc.
Atividades volta às aulas 4 ano – 5 Brincadeiras e Dinâmicas diversas
1 – CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos. Objetivos específicos: Audição, atenção. MATERIAL: Lenços. LOCAL: Sala, quadra, pátio. Formação: círculos. Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos. Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
2 – QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Desenvolver o olfato. MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc. Formação: círculos. Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados. Execução: o professor dará aos alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha o mesmo cheiro do primeiro.
3 – TOCAR O CEGO
IDADE: Todas. Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo. LOCAL: Ar livre, salão. Formação: círculo. Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados. Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
4 – COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos. Objetivos específicos: Atenção, perspicácia. MATERIAL: Bola. LOCAL: Pátio, gramado. Formação: círculo. Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar, repete o jogo.
5 – GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante. Objetivos específicos: Desenvolver a imaginação. MATERIAL: Uma garrafa. LOCAL: Sala, pátio. Formação: círculo. Organização: os alunos em círculo, o professor no centro. Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
Atividades volta às aulas 4 ano – Atividades Diagnósticas de Português e Matemática
Confira também: Modelos de Provas 4º ano
Português:
Numa tarde ensolarada, João e sua mãe saíram a passeio pelas alamedas da vizinhança em direção à praça. João se divertia pedalando a nova bicicleta que ganhara de Natal, enquanto sua mãe admirava-o com orgulho.
Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o enxergava, oculto pelas grandes árvores, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.
Cada vez que passava pelo banco da mãe, João acenava e ela olhava-o envaidecida.
Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolveu demonstrar aquilo que tinha aprendido.
– Olhe, mamãe, estou dirigindo a bicicleta sem uma das mãos!
– Muito bem!
Alguns minutos depois, o filho volta dizendo:
– Mamãe, sem as duas mãos!
E a mãe apreensiva, lhe diz:
– Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.
Mais alguns minutos e ela se vira à direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:
– Veja, mãe, sem um pé!
E na volta seguinte:
– Mãããeee, sem os dentes!!
Pobre Joãozinho…
1- Marque X na resposta certa:
a) O texto fala sobre:
( ) As aventuras de João com sua bicicleta.
( ) O tombo de João.
( ) A mãe de João.
( ) A vida de João
b) A história acontece:
( ) Numa rua movimentada.
( ) Num parque da cidade.
( ) Numa praça.
( ) Numa vila.
c) A mãe de João estava apreensiva por que
( ) O menino não queria ir embora.
( ) O menino poderia cair da bicicleta.
( ) O menino tinha desaparecido.
( ) O menino não sabia andar de bicicleta
d) O texto termina dizendo “Pobre Joãozinho” por que
( ) O menino quebrou a perna.
( ) O menino chorou para mãe.
( ) O menino caiu da bicicleta e quebrou os dentes.
e) O nome João é um substantivo:
( ) próprio
( ) comum
f) A palavra bicicleta é um:
( ) adjetivo
( ) substantivo comum
2- Continue a escrever o dialogo abaixo entre João e sua mãe:
– Mãããeee, sem os dentes!!
Pobre Joãozinho…
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Matemática:
Confira: Apostila Gêneros Textuais 4º ano
1- Pense e responda
a) 2 dezenas + 45 unidades = ……….
b) 1 dezena + 27 unidades = ………..
c) 2 dúzias + 3 dezenas = ……………
d) 6 dezenas + 2 dúzias = ……………
2- Problematizando
a)Para a festa de aniversário de Luciana sua mãe comprou 130 balões azuis,110 balões vermelhos e 1 centena de balões brancos.Quantos balões foram comprados?
b)Na mesa foram colocados 96 cajuzinhos e 70 brigadeiros.Quantos doces haviam na mesa?
c)Foram feitos 50 cachorros-quentes.Os convidados comeram 27.Quantos sobraram?
e)Mamãe colocou 72 salgadinhos em 9 bandejas.Quantos salgadinhos ela colocou em cada bandeja?
f)Luciana tem 36 flores.Resolveu arrumá-la em 6 vasos para enfeitar as mesas.Quantas flores Luciana colocou em cada vaso?
g)Luciana enfeitou 4 paredes com 15 balões coloridos.Qual o número total de balões?
h)Cada mesa da festa tem 4 lugares.Quantos lugares há em 16 mesas?
a) Em que dia da semana ela vendeu mais doces?_____________
b) Em que dia da semana ela vendeu menos doces?_____________
Atividades volta às aulas 4 ano – Atividades Diagnósticas de Português e Matemática em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar as “Atividades volta às aulas 4 ano – Atividades Diagnósticas de Português e Matemática” mostradas acima para download gratuito em PDF, confira o link a seguir:
Atividades volta às aulas 4 ano – Sondagem Diagnóstica de matemática
1.Fábio e Marcelo foram à uma sorveteria. Tomaram dois sorvetes e duas águas e gastaram 12,00 no total. Considerando que os pedidos foram iguais, cada um gastou:
a) R$ 3,00
b) R$ 6,00
c) R$ 5,50
d) R$ 12,00
2. Julinha comprou um caderno no valor de R$1,90 e duas borrachas no valor de R$0,15 cada. Ela gastou:
a) R$2,00
b) R$2,20
c) R$1,90
d) R$3,00
3.Marcos e Camila foram à uma pizzaria. A pizza que pediram foi dividida em 8 pedaços. Camila comeu 3 pedaços e Marcos comeu 4 pedaços. A fração correspondente à parte que eles comeram é:
a) 7/8 (sete oitavos)
b) ¾ (três quartos)
c) 4/8 (quatro oitavos)
d) 6/4 (seis quartos)
4.Seu José cria galinhas. Ele tem 3 dúzias de galinhas em sua chácara. Cada galinha boa dois ovos por dia. Quantas dúvias de ovos as galinhas produzem por dia?
a) 3 dúzias
b) 6 dúzias
c) 5 dúzias
d) 2 dúzias
5. Um prédio de 12 andares possui 4 apartamentos por andar. Desta forma, o prédio possui quantos apartamentos?
a) 36
b)24
c)48
d)60
6.Olga fez uma compra no supermercado no valor de R$213,00 e pagou com 5 notas de R$50. Quanto lhe sobrou de troco?
a) R$30,00
b) R$37,00
c) R$47,00
d) R$46,00
7. Um transportadora precisava entregar 12 toneladas de soja e possuía no pátio 4 caminhões para fazer o serviço. Quantas toneladas de grãos levou cada caminhão?
a) 48
b) 16
c) 3
d) 4
8.Numa escola estudam 458 alunos no período da manhã, 596 alunos no período da tarde e 512 alunos no período da noite. Nesta escola estudam diariamente quantos alunos?
a) 1098
b) 1254
c) 1566
d) 1780
Atividades volta às aulas 4 ano – Sondagem Diagnóstica de matemática em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar as “Atividades volta às aulas 4 ano – Sondagem Diagnóstica de matemática em PDF” mostradas acima para download gratuito em PDF, confira o link a seguir: