O que fazer no primeiro dia de aula? Que tipo de Atividades para o Primeiro Dia de Aula podemos utilizar nas series iniciais?
Sabemos que a academia nos forma, porém a profissionalização mesmo só adquirimos com a prática, quem nunca se perguntou. “o que farei com os alunos no primeiro dia de aula?” É um questionamento comum e quem entra na profissão de professor vai acabar passando por isso.
Pensando nisso, e também em maneiras de facilitar para vocês, selecionamos diversas sugestões de Atividades volta às Aulas, confira:
Atividades para o Primeiro Dia de Aula (Inicio do Ano Letivo)
Atividade de Conhecimento:
- Escreva seu nome completo no quadro:
- Escreva a frase que a professora ditar para você:
- Escreva a palavra que a professora ditar:
- Escreva a silaba que a professora ditar:
- Escreva a letra que a professora ditar:
- Escreva o nome dos animais:
____________
Atividade Volta às Aulas para series iniciais – GARRAFA MÁGICA
Está é uma maravilhosa atividade para trabalhar com alunos com 8 anos em diante de idade. Com o objetivo de desenvolver a imaginação.
Para desenvolver a brincadeira vamos precisar apenas de uma garrafa. A atividade pode ser feita em sala de aula, e, ou pátio da escola.
Formação: círculo (Os alunos em círculo, o professor no centro)
Passo a passo da atividade:
- O professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
____________
Atividades para o Primeiro Dia de Aula
Sugestões de Atividades para os primeiros dias de aulas:
- Turismo pela escola;
- Roda de Conversa;
- Redação (O que eu fiz nas férias);
- Desenhos para colorir;
- Pinturas com tintas guache;
- Confecção de Lembrancinhas e Murais;
- Brincadeiras diversas;
- Dinâmicas;
- entre outras….
______________________
3 Dinâmicas divertidas
1 – CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
Objetivos específicos: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
2 – QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
Objetivos específicos: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha o mesmo cheiro do primeiro.
3 – TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
_________________
Quem é meu professor
Objetivos:
Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.
Material:
Papel e caneta
Procedimento:
- Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
- Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.
- Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
- Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
- Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las.
- Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
- Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.
Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos
__________________________
CRACHÁS e/ou FICHAS COM NOME PRÓPRIO
- O professor mostra o crachá, lê o nome e entrega ao aluno.
- Os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu pegando -o no conjunto dos demais.
- O professor vira o crachá para baixo no chão e brinca com os alunos de jogo da memória.
- Chamada individual, onde o professor apresenta o crachá e cada aluno reconhece o seu.
- O professor apresenta a ficha com o nome próprio de cada aluno para fazer a chamada.
- As fichas estão no cartaz de pregas. O professor diz o nome do aluno e ele busca a sua ficha no cartaz.
- O professor entrega ao aluno a ficha de seu nome e as letras móveis correspondentes. A criança à vista do modelo forma seu nome.
Atividades para o Primeiro Dia de Aula para imprimir
Salada de letras: Descubra as palavras e escreva-as os quadros:
Escreva o alfabeto de acordo com a primeira letra de cada desenho.
Ditado Recortado:
Vogais juntinha formam palavrinhas!
Enfatize a aglutinação por meio de histórias ou frases.
Como deve ser uma boa rotina na educação infantil ?
- Chegada e acolhida;
- Iniciação e rodinha;
- Lanche;
- Recreio;
- Banheiro/higiene;
- Brincadeira livre;
- Atividades Organizadas;
- Despedida.
Modelo pronto de Rotina volta às aulas para Educação Infantil:
Produção de Texto para Volta às Aulas
Eu e seus colegas estamos curiosos para saber como foram suas férias? Você brincou, pulou, cantou, dançou, ou ficou de pernas pro ar sem fazer nada? Então? Você vai nos contar?
O que eu quero fazer na escola?
O que achou das nossas sugestões de Atividades para o Primeiro Dia de Aula? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.