Selecionamos nesta postagem excelentes sugestões de Atividades de Matemática 5 ano, do ensino fundamental, prontas para imprimir e aplicar na sala de aula ou como tarefa para casa.
São excelentes atividades educativas de matemática para 5º ano para imprimir.
Atividades de Matemática 5º ano
Olá, resolvemos atualizar a postagem para atender melhor as necessidades dos nossos usuários.
Confira a seguir Atividades de Matemática para alunos do 5º (quinto) ano do ensino fundamental.
Proporcionalidades
A proporcionalidade, para a matemática, a química e a física, é a mais simples e comum relação entre grandezas. A proporcionalidade direta é um conceito matemático amplamente difundido na população leiga pois é bastante útil e de fácil resolução através da “regra de três”. Wikipédia
Unidades e Dezenas
Trabalhando unidades e dezenas com alunos do quinto ano do ensino fundamental, atividades de matemática para imprimir.
Combinação de números (Soma e Subtração)
Veja também:
- Atividades de matemática 1º ano.
- Atividades de Matemática 2º ano.
- Atividades de Matemática 3º ano
- Atividades de Matemática 4º ano
Atividade de Matemática para 5 ano: Combinação de números que resultam em uma soma.
Adição
Adição é uma das operações básicas da aritmética. Na sua forma mais simples, a adição combina dois números em um único número, denominado soma, total ou resultado.
Formas Geométricas
Que tal estimular a criatividade dos seus alunos com estas atividades sobre as formas geométricas?
Objetivos destas atividades:
- Usar a recreação para descobrir as formas geométricas;
- Estimular a criação através das formas geométricas;
- Ensinar a trabalhar em grupo e decidir em grupo.
Mapa
Esta atividade estimula a criatividade e incentiva o trabalho em equipe. Tem como objetivo principal, estimular o conhecimento das medidas.
Confira os objetivos específicos:
- Descobrimento das formas das ruas
- Incorporar as medidas de comprimento com a criatividade
- Despertar a curiosidade dos tamanhos das ruas e a distância de diferentes lugares
- Incentivar a prática da matemática em coisas simples, de forma que consigam visualizar a teoria com a prática
Para esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais:
- Régua
- Cartolina
- Papel Branco A4
- Caneta ou lápis
- Canetas hidrográficas
Para imprimir (Procedimentos)
Sistema Monetário (Nosso Dinheiro)
Confira uma maravilhosa atividade para trabalhar o Sistema Monetário, com alunos do quinto ano do ensino fundamental.
A (atividade nosso dinheiro), tem os seguintes objetivos:
- Despertar o pensamento, propiciando a troca de experiências e conhecimentos adquiridos.
- Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar estratégias e aplicá-las, sempre por meio de situações-problema, próximas à sua vivência, visando a uma maior contextualização.
- Conhecer as diversas moedas e cédulas do nosso país.
- Raciocinar, explorar e descobrir, fator que desempenha importante papel na concepção do espaço pela criança.
- Trabalhar os três eixos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação.
Atividade e passo a passo para imprimir
Trabalhando com Diâmetro e Perímetro
Vamos trabalhar “Diâmetro e Perímetro” com alunos do 5 ano?
O diâmetro de uma circunferência é dado por qualquer corda que passe pelo centro da figura.
O perímetro é a medida do contorno de um objeto bidimensional, ou seja, a soma de todos os lados de uma figura geométrica.
Apostilas de Matemática 5º ano em PDF
Confira diversas sugestões de atividades e avaliações de Matemática 5º ano em PDF.
Atividades de Matemática 5 ano.
Quer ensinar matemática aos seus alunos, mas está difícil achar um jeito de prender a atenção das crianças?
As atividades a seguir vão ajudar você professor no processo de ensino-aprendizagem, confira:
Atividades sobre frações e decimais para 5º ano.
Usar o caderno para desenvolver as atividades. Copiar, ler e resolver no caderno.
- Observando o círculo da figura seguinte, responda
- Em uma caixa há 24 garrafas de refrigerante. A metade dessas garrafas estão vazias. Quantas garrafas estão vazias?
- Responda sim ou não:
- Helena mede 1,30 m de altura, enquanto Gláucia mede 1,08 m de altura. Qual delas é mais alta? Por quê?
- Adicionando 11,72 ao número 3,28 e subtraindo 7,223 do resultado, você obtém um número decimal. Qual é esse número?
- Quanto falta ao número 5,101 para ter 6 unidades?
- Em 1 quilograma há 1000 gramas. Quantos gramas há em 2.5kg?
- Se você multiplicar 12 por 0,43, o resultado ultrapassará ou será menor que o número 2,5?
- Escreva cada um dos números a seguir (Decimal)
Atividades de Matemática 5 ano para imprimir.
Descritores
D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 – Identificar os quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Conteúdos Básicos: Geometria Plana; e Geometria Espacial.
- O desenho a seguir, representa a posição de frutas em uma banca de feira:
Observe a localização do carro e responda:
A figura 1 a seguir representa a planificação da figura 2, o cubo.
Esta pilha de lanterna tem, aproximadamente, a forma:
Em uma das aulas de matemática, aprendi sobre os poliedros e os corpos redondos. Em seguida, fui ao supermercado. Lá comprei uma caixa de sabão em pó, uma lata de óleo e uma bola. No caixa percebi que os três produtos tinham, respectivamente, a forma de:
- No desenho a seguir é possível identificar quantos retângulos?
- Observe os triângulos:
- Um campo de futebol tem o formato de uma figura com quatro lados, como podemos observar no esquema representado a seguir. Qual quadrilátero é esse?
Sequência de Atividades de Matemática 5 ano:
- Atividades de Matemática – 5º Ano
- Atividades de Matemática para todos os dias – 1° ao 5° Ano
- SIMULADOS: Cadernos de Atividades de Matemática – Prova Brasil
Grandezas e Medidas: Atividades de Matemática 5º ano.
A comparação de grandezas de mesma natureza que dá origem à idéia de medida é muito antiga. A medição tinha como referência as dimensões do corpo humano, além de destacar aspectos curiosos como o fato de que, em determinadas civilizações, as medidas do corpo do rei eram tomadas como padrão.
Para certas aplicações, foram utilizadas medidas que, com o tempo, tornaram-se convencionais. A velocidade, o tempo e a massa são exemplos de grandezas para as quais foram convencionadas algumas medidas. Desse modo, é importante que os alunos reconheçam as diferentes situações que os levam a lidar com grandezas físicas, para que identifiquem que atributo será medido e o que significa a medida.
O aluno deve compreender que podem ser convencionadas medidas ou, que podem ser utilizados sistemas convencionais para o cálculo de perímetros, áreas, valores monetários e trocas de moedas e cédulas
Descritores
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver os problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
D8 – Estabelecer as relações entre unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer as relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D10 – Num problema, estabelecer as trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores
D11 – Resolver os problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 – Resolver os problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Conteúdos Básicos:
Medidas de comprimento, medidas de massa, medidas de área, medidas de volume, medidas de tempo, medidas de ângulos e sistema monetário.
Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir
O Desenhos representa o bolo que marcos comprou.
Utilize a operação inversa para calcular o valor de cada quadrinho partindo das informações sobre algumas cidades.
Resolva os problemas, apresentando operações e resposta no caderno.
Calcule o valor de cada uma das seguintes expressões numéricas.
Adoro as opções de atividades que a equipe posta, faço delas a base para o desenvolvimento das minhas aulas, as crianças amam.
Agradeço de coração a parceria no processo educativo.
Beijos a todos.
Nete.
Muitas sugestões, adorei!!!
gostei para mim que sou meio ruim em matemática e bom
Estou amando essas atividades.Perfeitas. Estou até gostando de matemática.
Atividades excelentes para se aplicar em sala de aula e também ser inclusa na rotina como um reforço do conteúdo em estudo .Parabéns aos executores das atividades.
adorei as sugestões de atividades parabéns para equipe
Olá Fran, obrigada pelo comentário !!
Suas atividades foram muito bem aproveitadas pela minha turma. Gostei muito e quero aproveita muito mais, parabéns.
Olá Guacirema Pereira, tudo bem° Fico feliz em saber disso, nossas atividades foram feitas para isso mesmo.
Adorei as atividades, mas não achei o gabarito
Olá vera, tudo bem? Obrigada por comentar. Algumas atividades tem gabarito sim.