Se você esta buscando por Atividades educativas de História para alunos do 5 (quinto) ano do ensino fundamental esta no lugar certo! O educação e transformação selecionamos diversas Atividades de História 5 ano, confira:
Atividades de História 5 ano
Confira nossa seleção de atividades diversas para trabalhar com seus alunos do 5 ano:
Atividade para casa de história 5 ano
Observe e escreva
A ilustração abaixo é de Johan Moritz Rugendas, que nasceu na Alemanha em 29/03/1802. Veio para o Brasil em 1821. Pintou e anotou aspectos de regiões do Brasil; paisagens, costumes etc.
Descreva as condições da viagem que podem ser observadas na ilustração.
Avaliação simples 5 ano fundamental
1. O que foi o movimento das Grandes Navegações?
2. Complete as frases a seguir.
a) Os produtos mais procurados, trazidos do Oriente, eram ________________, ______________, _____________, _____________ e _____________________.
b) As especiarias mais importantes eram _______________, ______________, ________________, ________________ e _______________.
3. Para que eram utilizadas as especiarias?
4. Ligue os objetos às suas utilidades ou funções.
a)bússola b)aravela c)strolábio | ( ) tornava as viagens mais rápidas e seguras. ( ) instrumento inventado pelos chineses, usado para a orientação. ( ) instrumento usado para verificar a altura dos astros na linha do horizonte. |
5. O significado de “terra” é o mesmo para indígenas e europeus? Por quê?
6.Assinale V para verdadeiro e F para falso nas sentenças a seguir.
a) ( ) A alimentação dos indígenas era baseada em: milho, mandioca, guaraná, canjica, cacau etc.
b) ( ) Os índios não possuíam instrumentos de navegação para os rios.
c) ( ) Jangadas e canoas são instrumentos utilizados para a caça.
d) ( ) A população indígena brasileira mantém-se a mesma desde 1500 até os dias atuais.
e) ( ) Os portugueses adotaram os seguintes costumes indígenas: tomar banhos diários, dormir em redes, pescar com armadilhas.
Portugueses e os índios
Lendo Imagens
O objetivo não é fazer um questionamento superficial sobre a questão da “invasão” ou descobrimento, mas trabalhar a questão da falta de documentação, que no caso é a documentação escrita e considerar a história oral e material e a falta de trabalho com a Arqueologia.
Dessa forma o professor não deve, apenas, polemizar sobre um assunto tão controverso, mas discutir, de maneira objetiva, a questão da utilização das fontes históricas como documentos oficiais.
É indicado que o professor utilize também outras ilustrações para a realização da atividade.
Passo a passo da atividades de história 5 ano:
1. Discutam o conteúdo das imagens e o que eles “procuram” retratar;
2. Discuta com os alunos, tentando questioná-los sobre duas questões básicas:
- Quando realmente a história do Brasil começou?
- Por que os livros de História só começam a contar a História do Brasil a partir da chegada dos portugueses?
Museu da pessoa
Procedimentos
- Leia o texto “Como fazer um museu da pessoa”;
- Peça aos alunos que selecionem documentos escritos que o representem, representem sua história (pode ser Certidão de Nascimento, RG, Carteira de Vacinação, Histórico Escolar, cartas);
- Construa um pequeno roteiro de perguntas a serem feitas aos pais, irmãos, avós e/ou tios, que busque tratar das histórias do nascimento, histórias pessoais, podendo ser anteriores ao nascimento do aluno;
- Peça que eles busquem fotos/vídeos da sua vida até o momento;
- Eles devem selecionar documentos, construir uma coletânea, e expor aos colegas de sala sua “história oficial”, sempre enfatizando os motivos da escolha daquele documento;
- O professor deve ver a melhor maneira de apresentar o trabalho perante a sala, seja por meio de mural, apresentação oral ou um diário.
Informações para o professor
- Essa é uma das atividades mais simples e clássicas para o historiador, mas que muitas vezes é renegada pelo fato de ser muito “infantil”. Porém, muitos alunos crescem sem a dimensão da sua própria história, de seus ancestrais.
- Deve ficar claro que, por meio desta atividade, o aluno está desenvolvendo, o conhecimento de sua história; cria vínculos de pertencimento com a sala, com parentes, com ele mesmo; cria vínculos com o espaço ao qual pertence;
- Cria vínculos com suas origens; habitua o aluno a repensar sua história; ele passa a entender ele é história e constrói história, é um agente modificador do que o cerca (como são seus pais) e dele mesmo; desenvolve o hábito de pesquisa e seleção de documentos históricos variados.
Atividades para casa (Tarefa) História 5 ano
Tempo
- Como você já sabe, só podemos considerar a história verdadeira, quando conseguimos registrá-la. A partir do registro é possível, comparar, analisar, compreender e projetar.
- Vamos registrar um pouco da história da sua família?
- Você vai usar dois tipos de registros: o relato verbal e fotos ou objetos.
1) Relato.
a) Pergunte aos seus familiares como era a roupa para o banho de mar, na época de seus avós ou bisavós. Não esqueça de anotar a época!
b) As crianças iam à praia com os adultos?
c) Qual a diferença da roupa de banho de seus avós ou bisavós, para as dos seus pais?
2) Agora vamos documentar.
a) Peça fotos da época de seus avós e bisavós. Registre a data, o local, etc.
b) Peça fotos de seus pais, também em trajes de banho.
c) Faça um pequeno relatório comparando as diferenças entre as épocas.
Aventureiro
Imagine que você mora em Portugal, no ano de 1500. Vai embarcar numa esquadra, que partirá de Lisboa no dia 9 de março. Registre a “viagem” num diário de bordo.
1) Quem é o comandante dessa esquadra e para onde ela vai?
2) Antes de atingir o destino final, a esquadra chegará a um outro lugar, ainda desconhecido pelos europeus. Qual é esse lugar?
3) Agora, pense que os navios estão no meio da viagem, no oceano.
Quais os problemas que vocês estão enfrentando?
Atividades de História 5 ano para imprimir
Confira algumas atividades variadas de história para o 5 ano prontas para imprimir:
Atividades e Avaliações de História 5 ano em PDF
Para facilitar um pouco mais para vocês vamos disponibilizar algumas Atividades e Avaliações de História para o 5 ano em PDF: