Procurando por atividades educativas para trabalhar história com alunos do 4 ano do ensino fundamental? Então você esta no lugar certo, nós do Educação e Transformação, selecionamos diversas sugestões de Atividades de História 4 ano, confira:
Atividades de História 4 ano
Diversas sugestões divertidas de atividades de história para o 4 ano para trabalhar dentro e fora da sala de aula. Confira:
A exclusão social no mundo
Para realizar esta atividades educativa de história para 4 ano, vamos precisar de lápis, canetas, cartolina e também alguns lápis coloridos.
Para os professores
- Procure trazer para a sala imagens de pessoas excluídas, podendo ser do Brasil ou de outro país.
- Você pode ilustrar a discussão com músicas de protesto ou que falem de problemas socioeconômicos brasileiros, podendo ser qualquer estilo musical (rap, rock, pagode, forró etc). Para maior proximidade da realidade dos alunos, investigue se eles escutam alguma música de protesto.
Para os alunos
- Separe os alunos em grupos;
- Os grupos devem criar um partido político com nome, sigla e símbolo;
- Eles terão como grande objetivo criar uma proposta para resolver/trabalhar o problema desenvolvido pelo professor na primeira etapa, seja com as fotos ou as músicas trazidas;
- Peça a eles também que apresentem uma proposta ampla, capaz de modificar a qualidade de vida de um grupo bem grande da população.
Como fazer a avaliação desta atividade?
- Discuta a questão da desigualdade no Brasil.
- Posteriormente, separe os alunos em grupos pequenos e peça que eles façam propostas para diminuir a exclusão social. Pergunte qual seria a maneira mais segura para que as pessoas tenham renda e emprego.
- Avalie a organização do grupo, a criatividade dos partidos, a criatividade das propostas, a qualidade e a profundidade das propostas e o envolvimento no debate.
- Caso ache necessário, faça uma votação entre os alunos ou em uma sala que possa acompanhar a discussão/debate das propostas.
O historiador
E se você fosse um historiador?
1. Agora que você sabe mais sobre o trabalho do historiador, observe as imagens a seguir.
Essas imagens foram produzidas pelo artista francês Jean-Baptiste Debret e representam objetos de comunidades indígenas de mais de cem anos. Você deverá decifrar a função dos objetos. Preste atenção às regras.
a) Lembre-se: um objeto pode ter mais de uma função. Um cálice, por exemplo, pode ser usado para tomar vinho ou servir de objeto religioso em uma missa.
b) Abaixo de cada imagem, explique como você chegou à descoberta das funções de cada objeto, escrevendo o que observou para tirar as suas conclusões.
O comandante Português
O objetivo principal desta atividades de história para o 4 ano é desenvolver a pesquisa; o conhecimento dos hábitos alimentares dos portugueses; procurar semelhanças com os nossos hábitos; considerar que existe uma divisão hierárquica que passa pela alimentação (marujos não comem o que seus comandantes comem).
Para imprimir:
De quantos povos você é feito?
Dicas para o professor
- Cuidado com a aplicação desta atividade, pois nem sempre os alunos tiveram a oportunidade de desvendar suas origens. Portanto, valorize a pesquisa e posteriormente exponha cada um dos mapas feitos pelos alunos.
- Os mapas devem ser apresentados de uma forma em que todos possam observar os detalhes do trabalho realizado.
- Não esqueça de valorizar o “colorido” dos mapas/bandeiras e enfatizar que essas cores compõem as cores de um país e as cores das nossas origens – miscigenadas.
Comunidades Indígenas.
Outras atividades:
Histórias e lendas
Pesquise histórias e lendas desta comunidade. Conte com suas próprias palavras a história ou lenda que você mais achou interessante, depois ilustre-a com um desenho.
2. Agora, vamos ver o que você aprendeu com esta pesquisa. Responda às questões.
a) Existem diferenças entre a sua vida e a vida da comunidade indígena que você pesquisou? Quais?
b) Existem semelhanças entre a sua vida e a vida dessa comunidade? Quais?
c) Imagine que, misteriosamente, você foi parar nessa comunidade indígena. Quais seriam as maiores dificuldades
Que você encontraria para se adaptar?
d) Você identificou alguns problemas que essa comunidade enfrenta? Quais?
e) O que você acha que deveria ser feito para resolver esses problemas?
Avaliação de História para 4 ano
1. Complete as frases a seguir.
a) O _________________ é o profissional que estuda os documentos do passado em busca de razões que dão um sentido às realizações humanas.
b) A História é a ciência que procura conhecer e entender o _________________.
c) A História estuda ações de grandes líderes e também as obras _______________________.
2. Assinale um X nas alternativas que podem ser consideradas documentos históricos.
( ) jornal
( ) livro
( ) animais vivos
( ) pinturas
( ) mar
( ) obras de arte
( ) furacão
( ) fotografia
( ) fósseis
( ) nuvens
( ) obras arquitetônicas
( ) luz
( ) cartas
( ) desenhos
3. Qual era o objetivo da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral a serviço do rei de Portugal?
4. Quais produtos os portugueses esperavam encontrar?
5. O que o escrivão Pero Vaz de Caminha descreveu em sua carta para o rei de Portugal?
6. Por que a exploração do pau-brasil interessava aos portugueses?
7. Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas sentenças a seguir. Depois, corrija as alternativas falsas.
( ) Os portugueses foram os primeiros habitantes do Brasil.
( ) As tribos indígenas são comunidades unidas pela língua e pelos costumes.
( ) Os indígenas geralmente andam vestidos com roupas compradas e enfeitam o corpo com penas coloridas, dentes de animais e pinturas com cores vivas.
( ) Para os indígenas, os elementos da natureza não são importantes, por essa razão, eles se consideram superiores às outras formas de vida.
8. Assinale as alternativas que representam objetos da cultura indígena.
( ) arco
( ) caneta
( ) lança
( ) arma de fogo
( ) tacape
( ) zarabatana
( ) relógios
( ) braceletes
( ) computador
( ) canoas
9. O que é a FUNAI e qual a sua função?
10. Faça um pequeno texto com o seguinte tema: “A importância da cultura indígena para a nossa sociedade”
_
Proposta de Avaliação de História para 4 ano
Atividades para casa de história para 4 ano
Navegando com Fernando Pessoa.
1) Leia os versos. Trata-se da primeira estrofe de um poema do poeta português Fernando Pessoa. Refere-se às navegações que os portugueses empreenderam pelo Oceano Atlântico no século XV, e que ficaram conhecidas como Grandes Navegações.
Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal.
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram
Quantas noivas ficaram por casar,
Para que fosses nosso, ó mar!
2) Agora assinale as frases que mais se aproximem daquilo que você pensou ao ler os versos.
( ) O poeta atribui o sal do mar às lágrimas do povo português.
( ) Os portugueses choravam porque seus filhos ou seus noivos ou ainda seus maridos não voltavam das viagens marítimas.
( ) As pessoas não voltavam por que ficavam morando em outros países.
( ) O poema fala das dificuldades enfrentadas no mar pelos homens que participaram das Grandes Navegações.
Atividades de história 4 ano para imprimir
Atividades avaliativas 01:
Outras atividades ensino fundamental 4 ano de história:
Veja também atividades para o 2 ano de história.