A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina e nesta postagem selecionamos diversas Atividades de Coordenação Motora, confira:
Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Atividades de Coordenação Motora Fina
- dobrar papel;
- rasgar papel;
- enrolar papel;
- furar papel com furador;
- carimbar papel;
- colar papel;
- recortar com tesoura;
- ligar pontos;
- fazer contornos e colorir;
- desenhar;
- colorir/pintar com giz de cera, lápis de cor, pincéis;
- montar lego;
- modelar massinha ou argila;
- alinhavar materiais perfurados;
- bordar no tecido ou no papel;
- abotoar e desabotoar “botões”;
- abrir e fechar zíper;
- abrir e fechar velcro;
- amarrar cadarço…
Atividades de Coordenação Motora para imprimir
Mais em: 40 Atividades para trabalhar coordenação motora pronta para imprimir
Atividades de Coordenação Motora – Movimento pinça com lápis
Ensine a usar o lápis corretamente com o movimento de pinça, apenas com um pregador
Uma ideia simples pode favorecer a preensão (o ato de pegar no lápis) de adultos e crianças com disfunção motora: usar o prendedor de roupa!
Não precisa de mais nada, basta o prendedor:
Não deixe de ver também algumas dicas de como trabalhar coordenação motora
Atividades de Coordenação Motora Espacial e Visual
Materiais:
- Caixa de sapato;
- Rolinhos de papel guardanapo;
- E.V.A nas cores desejadas;
- Cola quente;
- Colorsets coloridos (opcional);
- Tinta guache (opcional);
- Tesoura.
Procedimento:
- Encape a caixa com colorset ou eva.
- Encape como preferir ou pinte os rolinhos do papel guardanapo.
- Cole uma das bases do rolinho já enfeitado sobre a caixa.
- Com o E.V.A que sobrou, faça argolinhas que consigam ser encaixadas nas bases e pronto!
Também confira: Exercícios de coordenação motora fina
Atividades de Coordenação Motora – Trabalhando as cores
A seguir confira algumas ideias de Atividades de Coordenação Motora, para trabalhar as cores em sala de aula:
Não deixe de acompanhar esta outra publicação sobre este tema: Atividades para desenvolver habilidades motoras finas
As consequências do não desenvolvimento da coordenação motora são principalmente a noção espacial prejudicada, lateralidade precária e o tempo de reação defasado.
“Crianças que apresentam sintomas de transtorno do desenvolvimento da coordenação (”TDC”) aos sete anos de idade podem correr maior risco de sofrer depressão e outros problemas de saúde mental a partir dos dez anos”. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. “Crianças com ”TDC” têm problemas de habilidade motora e encontram dificuldades em realizar atividades do cotidiano, como amarrar os cadarços, andar de bicicleta, escrever e praticar esportes”.
Atividades de Coordenação Motora – Twister
O Twister é um jogo muito divertido, que também utiliza o corpo e trabalha a coordenação motora e a flexibilidade das crianças.
- Tecido plastificado, de cor clara, e quadrado (o ideal é que ele tenha a seguinte medida: 1,25m por 1,55m);
- linha para costura;
- Máquina de costura, ou agulha – você pode costurar da forma que preferir 4 cores diferentes de tinta acrílica de sua preferência;
- Pratos de papel;
- Tesoura Fita métrica;
- Lápis Pincéis;
- Comece cortando o tecido escolhido nas medidas 1,25m por 1,55m. Para dar o acabamento, faça a barra ao redor de todo o tecido.
- Coloque o tecido no chão e, mantendo uma pequena distância entre cada prato, posicione os pratos de papel sobre ele. Você fará 4 linhas com 5 pratos em cada. Os pratos serão o molde dos círculos coloridos do jogo. Use lápis pata desenhar os contornos dos pratos.
- Em seguida, use os próprios pratos como base para a tinta e pinte os círculos. Lembre-se: cada linha deve conter círculos da mesma cor.
- Agora é só deixar secar a tinta direitinho.
- Por fim, use o esquema do jogo abaixo e um lápis para jogar.
Moldes:
Atividades de Coordenação Motora – Psicomotoras Globais
VAI E VÉM
Objetivo:
- Desenvolver a coordenação ampla, viso-motora, atenção e tônus muscular
Atividade:
- A atividade é desenvolvida com um brinquedo que deve ser utilizado em duplas, o brinquedo pode ser desenvolvido com garrafas pets, fitas adesivas, argolas e fios ou adquirido em lojas especializadas.
Desenvolvimento da atividade:
- Os participantes da atividade devem segurar nas extremidades, nas argolas plásticas, dando impulso, ao abrir os braços, no objeto para a outra extremidade.
CORDA
Objetivo:
- Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade:
- A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Desenvolvimento das atividades:
- Pode ser utilizada no chão, em que a criança anda descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.
Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.
A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra
As crianças podem pular corda.
BAMBOLÊ
Objetivo
- Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade
- A atividade é desenvolvida com quatro bambolês em média.
Desenvolvimento das atividades
- Uma criança deve segurar o bambolê, enquanto outra vem engatinhando para passar por dentro do bambolê.
Girar o bambolê na cintura e outras partes do corpo, como pescoço e braço.
Com alguns bambolês alinhados lado a lado no chão, andar com a perna esquerda no bambolê esquerdo e a direita no bambolê direito.
Ainda com os bambolês no chão pular com os dois pés de um bambolê para outro.
Com um bambolê somente pular para dentro e para fora.
Brincar com o bambolê na mão, rodando-o como se fosse um volante.
Passar o bambolê pelo corpo inteiro a começar pela altura da cabeça.
Atividades de Coordenação Motora – Psicomotoras Finas
LINHAVOS
Objetivo
- Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, estimular a orientação espacial, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade
- A atividade é desenvolvida com alinhavos preparados com papel cartão e figuras plastificado ou adquiridos prontos.
Desenvolvimento da atividade
- A criança deve trabalhar o alinhavo de forma livre ou orientada pelo professor. É possível trabalhar o alinhavo associando outros conhecimentos como as formas geométricas, números, letras, animais, meios de transporte.
ESPONJAS
Objetivo
- Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
Atividade
- A atividade é desenvolvida com uma bacia com água e várias esponjas coloridas, com texturas/dureza diferenciadas.
Desenvolvimento das atividades
- Colocar as esponjas na água e pedir para a criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.