Selecionamos nesta postagem várias Atividades de Produção de Texto 4 ano, prontas para imprimir e aplicar em alunos do Ensino Fundamental.
Dominar a produção de texto de diferentes gêneros possibilita a participação cidadã em esferas formais e informais.
O que é produção de texto?
Em atividades cotidianas, frequentemente, precisamos escrever recados, instruções, e-mails, comentários em redes sociais. A escrita também nos permite registrar nossas experiências em diários, compartilhá-las por meio de cartas e e-mails e ainda expressar nossa subjetividade em poesias, contos, crônicas.
A produção de textos é uma prática social de linguagem. Isso significa que, para participar ativamente da sociedade, como cidadãos da cultura escrita, precisamos ser capazes de escrever textos. Segundo a especialista em ensino da Língua Portuguesa, Kátia Lomba Bräkling, “em várias circunstâncias da vida escrevemos textos, para diferentes interlocutores [para quem?], com distintas finalidades [para quê?], organizados nos mais diversos gêneros [como se escreve], para circular em diferentes espaços sociais [coloquiais, formais etc.]”.
Você já se perguntou o por que ensinar os alunos a produzirem textos?
Porque um dos objetivos da escola é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia e que tenham condições de assumir a palavra, inclusive por escrito, para participar ativamente das diferentes esferas de comunicação existentes na sociedade.
Confira várias atividades de produção de texto 4 ano para imprimir e aplicar em sala de aula:
Atividades de Produção de Texto 4 ano para Ensino Fundamental.
Continue a História:
OS DOIS MENTIROSOS
Era uma vez dois irmãos que viviam muito pobres e sem meios de ganharem dinheiro até que o mais velho disse para o outro: “Ó irmão, lembrei-me de uma coisa. Vamos por esse mundo de Cristo pregar mentiras por dinheiro – um de nós irá adiante, e depois irá o outro confirmar o que o outro disse”.
Combinaram as mentiras que haviam de dizer e partiram para a mesma terra, indo sempre um adiante. Chegado o primeiro a uma certa terra, começou a botar fama que trazia uma grande novidade, mas que só a daria por dinheiro; juntou-se logo muito povo, para saber a novidade e o homem então disse: “Em tal terra acaba agora de nascer um menino com sete braços”. Então o povinho admirado pagou a novidade ao homem e ele foi seguindo o seu caminho. Alguns mais incrédulos dispunham-se a partir para a tal terra para saber a certeza da novidade, quando lá apareceu o outro irmão e começou a dizer que vinha de lá; então todos lhe perguntaram se ele tinha visto o menino com sete braços. Ele respondeu: “Eu não vi o menino com sete braços, mas vi uma camisa a enxugar que tinha sete mangas”. “Então é verdade o que nos disseram e deram muito dinheiro ao homem.
Entretanto já o outro irmão espalhava noutra terra que tinha visto um moinho em cima de um pinheiro e recebia muito dinheiro em paga da novidade. Depois de ter partido para outra terra, chegou ali o irmão e perguntaram-lhe: “Olhe lá: diz que em tal terra está um moinho sobre um pinheiro?” “Olhem, respondeu o rapaz, o que eu lhes sei dizer é que vi um macho carregado de sacos de farinha subindo por um pinheiro acima”. “Ai! Então é verdade o que nos disseram”, exclamou a pobre gente. Depois deram muito dinheiro aos homens e eles lá foram para outras terras enganar o povo….
Atividades de Produção de Texto 4 ano: Continue o texto.
- Um texto narrativo está estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
- No texto que se segue, falta a conclusão. Você irá, primeiro, delimitar as duas partes que tem e depois, completá-lo, seguindo a tua imaginação.
Uma coruja encontrou uma águia e disse-lhe:
– Ó águia, se vires uns passarinhos muito lindos, num ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não os comas que são os meus filhos.
A águia prometeu que não os comia. Foi voando e encontrou, numa árvore, um ninho de coruja e comeu as corujinhas. Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:
– Ó águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não comias os meus filhinhos, e mataste-mos todos.
Respondeu a águia:
– Eu encontrei umas corujas pequenas, num ninho, sem bico e com os olhos tapados, todas depenadas, e comi-as; como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos, entendi que não eram esses…
1. Produção Textual – Complete o texto.
- Um texto narrativo está estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
- No texto que se segue, falta a conclusão. Você vai, primeiro, delimitar as duas partes que tem e depois, completá-lo, seguindo a tua imaginação.
De terras longínquas, regressara à sua terra um emigrante, que trouxera por única fortuna um papagaio a que muito se afeiçoara.
Pacientemente conseguiu que o papagaio dissesse uma única frase: «Não há dúvida!». Apesar da escassez da conversa o homem vivia contente com a companhia do papagaio.
Os tempos, no entanto, iam difíceis e o pobre homem viu-se obrigado a vender o seu companheiro. Deslocou-se a uma feira próxima, e começou a anunciar o papagaio como «a ave mais inteligente que conheço e que dá sempre a sua opinião acertada, a qualquer pergunta que lhe façam.»
Aproximou-se um camponês que tinha tanto de estúpido como de rico. Querendo comprovar o pregão, perguntou dirigindo-se ao papagaio:
– Ó louro, tu vales mesmo o dinheiro que o teu dono pede?
– Não há dúvida! – respondeu prontamente o papagaio.
2. Produção Textual – Complete o texto.
- Um texto narrativo está estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
- Neste texto falta a introdução. Vamos fazer?
Um dia, um vizinho espreitou-o, viu onde é que ele guardava o dinheiro, foi lá e roubou tudo. Quando o cego deu pela falta, começou a imaginar quem poderia ter sido e concluiu que era, por força, o vizinho. Resolveu então servir-se de um estratagema para recuperar o seu dinheiro.
Foi ter com o vizinho e disse-lhe que se sentia doente e que tinha decidido deixar-lhe tudo, uma vez que não tinha família; explicou-lhe então onde era o seu esconderijo, acrescentando que tinha ainda de lá voltar para lá pôr mais umas economias.
O vizinho ouviu tudo, agradeceu-lhe muito a ideia e naquela noite, tratou logo de ir enterrar o dinheiro que roubara ao cego, para este não desconfiar de nada…
Quando bem entendeu, o cego voltou ao sítio encontrou o seu tesouro e levou-o para casa onde o escondeu bem, não sem antes fazer uma grande algazarra, gritando:
– Roubaram-me tudo, vizinho! Roubaram-me tudo!
Atividades de Produção de Texto 4 ano – Para Imprimir – Series Iniciais.
Fonte das Atividades Alex Educacional.
Vamos criar um texto a partir da ilustração?
Observe bem os desenhos e depois faça uma produção de texto.
Imagine que você viajou para bem longe e está com saudade de seu (sua) melhor amigo.
Escreva-lhe uma carta contando as novidades.
Elabore convites para as seguintes datas:
- Aniversário;
- Festa das mães;
- Festa Junina.
Atividades de Produção de Texto 4 ano para Imprimir.
Vamos produzir um cartão. Escolha um amigo para quem irá enviá-lo.
Pesquise os nomes de alguns bancos existentes na sua cidade e complete o quadro abaixo:
Exercícios de Produção de Texto 4º ano.
De acordo com a sua imaginação, complete o roteiro abaixo:
Entrevistando um Personagem – Atividades de Produção de Texto 4 ano.
Continuando a História:
Eu comecei a história e você continua. Não se esqueça de lhe dar um título.
Produção textual para 4º ano – Continue a História.
- Um texto narrativo está estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
- Neste texto só vais ter a introdução. Você irá completar o texto dando-lhe um desenvolvimento e uma conclusão.
Ainda me lembro, como se fosse hoje, do meu primeiro castigo, tão furiosa fiquei por ter sido apanhada!
Eu tinha __________________
Continue a História.
- Um texto narrativo está estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
- Neste texto só vais ter a introdução. Você irá completar o texto dando-lhe um desenvolvimento e uma conclusão.
O António era um rapaz desempoeirado, ágil e incapaz de estar muito tempo quieto no mesmo sítio. Naquele dia, em que um céu de chumbo cobria a quinta, a mãe pedira-lhe para ele ir dar de comer à criação.
De repente, ________________________
Sequência de Atividades de Produção de Texto 4 ano.
Atividades de Produção de Texto 4 ano para imprimir e colorir.
Vamos descrever alguém de sua família?
Observe as cenas da história e pinte-os.
Agora, crie um texto de acordo com as cenas e de-lhe um titulo bem legal.
Observe as cenas abaixo:
Escreva uma frase para cada quadro da história: