<

Atividades de Interpretação de Texto 5º ano do Ensino Fundamental para imprimir.

Confira as melhores atividades de interpretação de texto 5 ano, do ensino fundamental para prontas para imprimir e aplicar nos alunos.

Todas as atividades disponibilizadas aqui são gratuitas e já formatadas com uma excelente qualidade.

Veja Também:

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano.

Confira abaixo alguns dos exercícios que selecionamos especificamente para alunos do 5º ano:

1) Qual é o conflito gerador da história narrada pelo poema?

2) Na  frase “dizia a primeira”, a palavra PRIMEIRA refere-se a:

3) No trecho “Que a pobre rasgou-se ao meio a expressão “a pobre” refere-se a:

4) No final da história:

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano: O Espantalho.

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

Atividades de Interpretação de Texto 5º ano: A Bola.

Muitos antes de o Brasil ter-se tornado campeão mundial de futebol, nossos antepassados já faziam as suas “peladas”. Só que não eram como as de hoje, é claro, com traves, bandeirinhas, juiz e torcida. O futebol veio muito depois, com suas regras criadas pelos ingleses.

Mas a bola, ou pelota, ou balão, ou “menina”, ou “redonda”, como dizem os locutores de futebol, já era usada desde a pré-história. É mencionada nos livros mais antigos e nas mais antigas gravuras. Home-

Ro e outros escritores da antiga Grécia nos contam que o jogo de bola era considerado importante para dar maior elasticidade e graça ao corpo.São encontradas referências sobre jogos de bola entre os egípcios e mesmo entre os hebreus, que pouco se dedicavam ao atletismo.

Os antigos romanos não eram também muito apreciadores de esportes. Gostavam de assistir às lutas dos gladiadores, é verdade, mas só de assistir: não participavam. Pois, mesmo entre eles, os jogos de bola eram muito difundidos.

As casas de banho romanas tinham até um cômodo para esses jogos, e muitos senhores possuíam campos para os jogos de bola em suas casas.

As antigas bolas também não eram como as de hoje. As primeiras bolas eram feitas de pedaços de couro costurados e “recheadas” dos mais diversos materiais. A menor das bolas, a harpastum, era uma bola muito dura e socada de penas. As maiores, as follis, eram cheias de ar, feitas de bexigas de animais, muito parecidas com as bolas atuais.

A bola da Copa do Mundo de 2010, foi desenvolvida pela Adidas e se chama “Jabulani”, cujo significado é “para celebrar” em dialeto Bantu isiZulu (um dos onze oficiais da África do Sul). Com predomínio da cor branca, a bola apresenta traços africanos em 11 cores diversificadas. Com apenas 8 gomos, a bola foi desenvolvida com mais avançada tecnologia, que proporcionará total estabilidade.

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

Manual do Escoteiro Mirim. São Paulo: Nova Cultural.

Responda de acordo com o texto:

1)  Quem criou as regras do futebol?

(A) brasileiros

(B ingleses

(C) franceses

(D) africanos

2) Quais são os outros nomes dados à bola?

(A)  laranja, fubeca, mulher, rodinha

(B)  ciranda, rebola, gorducha, moleca

(C)  pelota, balão, menina, redonda

(D) rolinha, gorducha, xuxinha, rola-rola

3)  Desde quando a bola era usada?

(A)  Desde a criação do primeiro mascote o leão Willie em 1966.

(B)  Desde a primeira Copa do Mundo em 1930 no Uruguai.

(C)   Desde 1928 pelo francês Jules Rimet.

(D)   Desde a pré-história.

4) Em que povos da antiguidade o jogo de bola era difundido?

(A) egípcios, hebreus, romanos

(B) gregos, persas, incas

(C) maias,astecas,fenícios

(D) babilônicos,

5)  Como eram feitas as primeiras bolas?

(A) couro de crocodilo e plástico cheias de água.

(B) Borracha de pneu e bexiga de ar.

(C) Feitas de pedaços de couro costurados,recheadas dos mais diversos materiais, penas e outras feitas de bexiga de animais e eram cheias de ar.

(D) Lã de ovelha e bolas de meia, cheias de areia.

6)    O que eram harpastum e follis?

(A) nome do primeiro mascote da Copa de 1966 e nome do segundo mascote da Copa de 1970.

(B) Bola muito dura feita de pedaços de couro e recheadas de diversos materiais e bola pequena feita de bexiga de animais, cheias de ar.

(C) nome dado aos gols em Copas e nome dado as faltas dos jogadores.

7)    Qual o significado do nome da bola “Jabulani”  em dialeto Bantu isiZulu da Copa do Mundo 2010?

(A) um dos doze dialetos oficiais do Brasil.

(B) um dos doze dialetos oficiais  da Argentina.

(C) um dos doze dialetos oficiais da África do Sul.

(D) Um dos doze dialetos oficiais da Itália.


Atividades de Interpretação de Texto 5 ano para imprimir.

  1. A palavraGeraispode ter vários significados.  É pela frase que o descobrimos. Pelo título do texto você já conclui a que ela se refere?
  2. O autor afirma que o mineiro tem o dom de trabalhar com a força da palavra, dando a ela um tom poético, sensual e até erótico. Você pode verificar o fato através de palavras do texto? Justifique sua resposta.
  3. Qual a força da palavraFatiano texto?
  4. Descreva Joaquim Fatia e conclua o que Clóvis Alvim, o autor do texto, quis sugerir nas palavras que falam sobre o abandono do gol para Joaquim vender suas “fatias”. Argumente sobre sua resposta.

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

  1.  De acordo com o que acabou de ler descreva em outras palavras o Tio Barnabé.
  2. Qual o assunto sobre o qual conversam PEDRINHO e TIO BARNABÉ?

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

4. Observe o trecho destacado:

5. De acordo com o Tio Barnabé quem é o SACI e onde está sua força?

6. Tio Barnabé comparou o SACI á um personagem chamado SANSÃO, você sabe alguma coisa sobre a história dele?

7. Cite 3 reinações que o SACI COSTUMA APRONTAR.

8. Tio Barnabé afirmou: “O saci não faz maldade grande, mas não há maldade pequenina que não faça…”.

9. Qual sua opinião sobre o SACI?

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

  1. O texto que acabamos de ler fala de alguns hábitos que herdamos da cultura indígena.
  2. Identifique-os e faça a listagem abaixo. Em sua opinião, qual a importância da figura do índio em nosso pais?
Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

Excelente atividades de GI Barbosa – Ideia Criativa.

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental.

O Menino Rico: Interpretação de Texto.

Nunca tive brinquedos

Brinco com as conchas do mar

E com a areia da praia.

Brinco com as canoas dos coqueiros

Derrubadas pelo vento.

Faço barquinhos de papel

E minha frota navega

Nas águas da enxurrada,

Brinco com as borboletas

Nos dias de sol

E nas noites de lua cheia

Visto-me com os raios de luar.

Na primavera teço coroas de flores perfumadas,

As nuvens do céu são navios,

São bichos, são cidades,

Sou o menino mais rico do mundo

Porque brinco com o Universo,

Porque brinco com o Infinito.

                  (Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger).

Interpretando:

1)    Copiar o poema com bastante capricho e em seguida fazer uma bonita ilustração.

2)    O menino brinca com três coisas do Universo. Cite-as.

3)    Com que ser do Universo o menino brinca?

4)    Quais as coisas que o menino constrói?

5)    Retire do texto:

a)palavras que se referem à natureza vegetal.

b)palavras que se referem à natureza animal.

c)palavras que se referem ao espaço celeste.

d)palavras que se referem a substâncias líquidas.

6)    Por que o menino diz ser o menino mais rico do mundo? Em que consiste sua riqueza?

7)    Com que o menino se enfeita?

8)    Você brinca com alguma coisa da natureza? Fale dessa brincadeira.


Atividades de Interpretação de Texto 5 ano: Por que alguns animais comem pedras?

Atividades de Interpretação de Texto 5 ano do Ensino Fundamental