Selecionamos nesta postagem diversas Atividades de Produção Textual e Redação, prontas para imprimir e copiar. Maravilhosas atividades educativas para trabalhar a leitura e escrita.
Uma atividade de suma importância que deve ser aplicada em praticamente todas as disciplinas é a construção de textos por parte dos alunos. Dominar a produção de texto de diferentes gêneros possibilita a participação cidadã em esferas formais e informais.
Um dos objetivos da escola é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia e que tenham condições de assumir a palavra, inclusive por escrito, para participar ativamente das diferentes esferas de comunicação existentes na sociedade.
A criação de textos e ilustrações pelos alunos representa uma motivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas como Geografia, Português e Artes.
Atividades ligadas à produção de textos podem ser colocadas em prática de diversas maneiras. E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas Atividades de Produção Textual, para trabalhar com alunos do Ensino Fundamental.
Veja completo em:
- Atividades de Produção de Texto 2º ano.
- Atividades de Produção de texto 3º ano.
- Atividades de Produção de Texto 4º ano.
- Atividades de Produção de Texto 5º ano.
- Atividades de Produção de Texto 6º ano
Como Produzir um Bom Texto?
Observe que não existe uma “fórmula mágica” para produzir um bom texto, no entanto, há estratégias interessantes para melhorar sua produção. Ademais, cada indivíduo tem um estilo de escrita, no entanto, o que importa não é necessariamente o estilo e sim, a coesão e a coerência apresentadas no texto.
De tal modo, a coerência é uma característica textual que está relacionada com o contexto, ou seja, significa a relação lógica entre as ideias expressas, de forma que não haja contradição no texto; e a coesão, por sua vez, está relacionada com a regras gramaticais e os usos corretos dos conectivos (conjunções, preposições, advérbios e pronomes).
Em suma, para que um texto seja considerado bom, o importante é conhecer o tipo e o gênero do texto, não fugir do tema pedido e sobretudo, cumprir as regras gramaticais essenciais para sua compreensão. Para tanto, pesquisar sobre o tema antes de escrever o texto é muito importante para dar consistência e mais propriedade à argumentação textual. agregando maior valor ao texto. Vale lembrar das novas regras gramaticais da língua portuguesa, apresentadas pelo “Novo Acordo Ortográfico”.
Dicas para Produzir um Bom Texto
- Mantenha o hábito da leitura e da escrita
- Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais
- Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias
- Seja criativo e espontâneo
- Não utilizar palavras de baixo calão, palavrões
- Se distanciar da linguagem coloquial, informal
- Tenha opinião e faça críticas próprias
- Atenção à relação lógica das ideias (coerência)
- Não se afaste do tema e do tipo de texto proposto
- Faça um rascunho, para evitar rasuras
- Se necessário, leia o texto em voz alta
- Cuidado com as repetições de palavras e ideias
- Não utilize palavras ou expressões que não conheça
- Se necessário, recorra ao dicionário
- Seja claro e conciso
Atividades de Produção Textual 2 ano
Imagine que você tivesse um burrinho. Escreva as aventuras que viveria com ele.
Minha Caixa Surpresa.
Faça uma poesia com seu nome, suas características e qualidades. Não se esqueça de lhe dar um belo título.
Imagine que hoje é domingo e que você vai fazer um piquenique num lugar diferente. Conte, no seu texto.
Observe a ilustração e escreva uma linda história.
Veja mais em: Atividades para produção de texto na alfabetização
Atividades de Produção Textual 3 ano
Observe as cenas e continue contando a história do palhaço Risadinha. Não se esqueça de dar um título á sua história.
Imagine que você tenha um tênis velho do qual você gosta muito.
Coloque-se no lugar do tênis e crie um texto contando como é a vida, os sentimentos e os sonhos dele.
Também confira: Jogo Fábrica de contos para trabalhar escrita: Produção de Texto.
Atividades de Produção de texto 3 ano do Ensino Fundamental.
Crie uma história para esses quadrinhos.
Escreva uma carta para um amigo e substitua algumas palavras por desenhos, para que ele as decifre.
A descrição de um lugar deve passar às pessoas que a escutam ou leem a sua imagem real, com detalhes, cores e características.
Usando as informações acima, faça uma descrição da sua casa.
Também não deixe de conferir: Atividades de Produção de Texto – 2º ao 5º ano
Atividades de Produção Textual 4 ano
Vamos criar um texto a partir da ilustração?
Observe bem os desenhos e depois faça uma produção de texto.
Imagine que você viajou para bem longe e está com saudade de seu (sua) melhor amigo.
Escreva-lhe uma carta contando as novidades.
Recomendamos também que confira:
Atividades de Produção Textual 5 ano
- Descubra qual o produto que está à venda neste classificado enigmático.
- Agora descubra o que está perdido, lendo este anúncio.
- Depois invente um anúncio.
Um texto narrativo está estruturado em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Neste texto falta a introdução. Vamos fazer?.
Sonhar é um bom – Faça um texto contando um pouco sobre um sonho seu.
Observe a gravura e depois termine o Texto:
Também não deixe de conferir: Livrinho de Produção de Texto para Imprimir
Atividades de Produção Textual 6 ano
Atividades de Produção de Texto 6 ano – Brincadeiras:
Atividades de Produção de Texto 6 ano – Contos de Fadas
Atividades de Produção de Texto 6 ano – Fatos da sua vida
Atividades de Produção de Texto 6 ano – Temas
Lista de Temas para a produção de Textos de Opinião:
- As Marcas e a Moda;
- A crise econômica;
- A Internet, vantagens e desvantagens;
- Piercings e Tatuagens – modo de vida ou exibicionismo?
- A religião nos nossos dias e no nosso dia-a-dia;
- O Racismo;
- A Violência e a música;
- O Desporto e o doping;
- Os jogos de computador – entretenimento ou vício?
- A minha alimentação revela quem sou?
- Ser pobre e ser rico – diferenças dos nossos dias;
- As saídas noturnas – quando, com quem e onde;
- Viajar – vício de conhecimento ou puro lazer?
- Alta velocidade – tunning – viver a vida ao máximo ou pôr a vida em risco?