Está em busca de um Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental? Você está no lugar certo! Nesta postagem vamos compartilhar com vocês algumas dicas e ideias para a elaboração do seu projeto dia do índio, alem de modelos prontos.
19 de abril no Brasil. é celebrado anualmente o Dia do Índio. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.
Durante a semana do Dia do Índio, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas. E os projetos que vamos socializar com vocês são ótimas sugestões, confira:
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental – Maternal ao 2º Ano
O tema oportuniza o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivo Geral:
- Promover atividades teóricas e práticas concernentes ao dia do Índio.
Objetivos específicos:
- Conhecer um pouco da história dos Índios;
- Demonstrar aos alunos a importância do Índio na nossa cultura;
- Conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Diferenciar a cultura indígena das demais culturas;
- Estimular a comemoração do “Dia do Índio”.
Proposta Metodológica:
- Fazer uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, músicas e a vasta literatura de contos indígenas. “Ser Índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser Índio por viver na sociedade contemporânea”.
- Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.
- Debater sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?
Sugestões de atividades:
- Reconto da história dos Índios;
- Músicas sobre os Índios;
- Registros através de textos e desenhos;
- Confecção um de mural;
- Pesquisas;
- Conversas sobre o tema;
- Confecção de cocar e chocalho;
- Pintura no Rosto;
- Desenhos para colorir;
Sugestões de planejamento:
- Linguagem: produção de textos verbal e não verbal, vocabulário utilizado pelos Índios;
- Matemática: Números, quantidade, maior e menor, alto e baixo, curto e comprido, adição, e etc.
- Natureza e Sociedade: A vida dos Índios (Caça, Pesca, Onde moram, Comidas, e etc.)
Recursos:
- Folhas de papel;
- Giz de cera e lápis de cor;
- Brinquedos;
- Tesoura sem ponta;
- Papel dupla face;
- Fantoches;
- Livros de histórias infantis
- Músicas;
- Vídeos;
- Som;
- Guache;
Culminância:
- Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados e outras músicas relacionadas ao tema. Exposição das atividades, produções e criações realizados, fotos, e etc.
Avaliação:
- A Avaliação será processual mediante o desenvolvimento do projeto, observando a participação, entusiasmo, colaboração nas atividades propostas.
Recomendamos também: Atividades Dia do Índio para imprimir
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio
Material elaborado pelo Colégio Estadual Mahatma Gandhi para alunos do Ensino Fundamental e Médio – Equipe multidisciplinar 2013.
A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afrobrasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil.
É fundamental reconhecer a importância dos indígenas para a construção da identidade brasileira. Apesar serem hoje poucos no país, os indígenas influenciaram muito a cultura de todos os brasileiros. A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia a dia com seus hábitos, costumes, crenças, vocabulário, técnicas, alimentação etc. Contudo, essa rica cultura vem sendo esquecida ou tratada com preconceito.
Preservar a história indígena é manter viva parte da história do povo brasileiro. E é importante reconhecer as origens culturais do Brasil de maneira pedagógica. Garantir esses temas na educação básica permite uma aprendizagem baseada no respeito e na valorização das diferentes culturais. Visando conhecer e valorizar o povo indígena e sua cultura, a Equipe Multidisciplinar elaborou esse projeto.
Objetivos
- proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a herança cultural deixada pelos indígenas;
- observar a cultura indígena presente no nosso dia a dia através de murais expositivos; –
- sensibilizar os alunos através da música indígena;
- apresentar as lendas, vocabulários, literatura e artesanato indígena;
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de pesquisas, exposição de murais, itens do artesanato indígena e contação das lendas.
Desenvolvimento do projeto:
O mês de agosto foi o escolhido para tratar esse tema tendo em vista a comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto). Foi montado uma exposição na biblioteca do colégio com fotos do cotidiano dos índios na Aldeia de Marrecas; região do Turvo, cartazes com vocabulário indígena e seus significados, lendas indígenas e atividades e trabalhos que os alunos do Programa Mais Educação fizeram. São mensagens em defesa dos índios, desenhos, colagens e textos.
Livros que tratavam do assunto indígena foram disponibilizados na exposição e chamaram muito a atenção do alunos, principalmente os que tratavam da história de Guarapuava e da lenda do índio Guairacá. Um painel com imagens da culinária indígena foi apresentado aos alunos, no entanto, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a exposição de artesanatos indígenas: cestas, balaios, arcos, flechas, pau de chuva, instrumentos de som e artesanato em geral foram o grande destaque da exposição. Tudo isso ao som de música tribal e típica da cultura indígena.
Outro momento que também chamou a atenção dos alunos foi a contação de lendas. Uma professora voluntária dramatizou a “lenda do dia e da noite” com muita criatividade, utilizando artefatos com sons e diversos materiais. Neste dia, foi servido um lanche especial: a canjica, prato típico indígena. Ao final, todos ganharam lembrancinhas com mensagens de valorização da cultura indígena.
Veja mais:
- Lembrancinhas Dia do Índio com moldes
- Lembrancinhas Dia do Índio em EVA
- 10 sugestões de Atividades Educativas
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio: Conhecendo nossas raízes em PDF
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
- Língua Portuguesa.
- Matemática.
- Mundo Físico e Natural.
- História e Geografia.
- Ensino Religioso.
- Arte.
- Educação Física.
- Música.
- Dança.
- Informática.
- Língua Inglesa.
- Língua Kaingang.
OBJETIVOS
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios Kaingang;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
- Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
- Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
- Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
- Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
- Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
- Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA
Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
Este projeto tem como proposta despertar as crianças para a importância da valorização da cultura indígena. É importante que as crianças descubram que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma,cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
METODOLOGIA
- Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema, propondo aos alunos um diálogo sobre os descendentes indígenas que residem em nosso município: que etnia representam, de onde vieram. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios).
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
- Propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
RECURSOS
- Material escolar de uso diário, mídia impressa, recursos tecnológicos, transporte escolar, etc.
AVALIAÇÃO
- A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
- Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
Sugestão de Atividades:
“A conquista do colar”
A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio, sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe – até 8 contas por aluno).
Perguntas
- Quem era os habitantes do Brasil antes da chegada dos brancos? Os índios.
- Como era a organização social desses povos? Viviam em tribos.
- Onde viviam? Viviam na taba, aldeias indígenas.
- Como era a casa do índio? Era a oca ou palhoça.
- Quem os governava? O chefe da tribo era o cacique e o chefe religioso era o pagé.
- Como sobreviviam? Da caça, da pesca e da coleta nas matas.
- Que animais caçavam?Antas, macacos, veados, porcos do mato.
- O que plantavam? Mandioca, milho e feijão.
- Que língua falavam? O tupi-guarani.
- Quais eram suas principais armas? O arco, a flecha, o tacape.
- Como era a religião deles? Adoravam vários deuses. O principal era Tupã (sol) e Jaci (lua).
- Tinham medo de alguma coisa? Dos trovões. Acreditavam que Tupã estava bravo.
- Como é vivem os índios hoje?
- O que fazem para sobreviver?
Veja também:
- Atividades do Dia do Índio
- Leitura, escrita e contagem – Os Indiozinhos
- Atividades para o Dia do Índio – 1º e 2º ano
Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil
Este Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil, que vamos disponibilizar a seguir foi elaborado pela professora Valéria Tavares e Pertence ao seu maravilhoso blog: www.ensinandocomcarinho.com.br
As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.
Objetivo Geral:
- Valorizar e conhecer a história dos índios, bem como sua cultura e ensinamentos.
Objetivos Específicos
- Conhecer os hábitos, costumes e forma de vida dos índios;
- Conscientizar sobre a importância e o respeito pela contribuição dos índios para com a sociedade;
- Estimular a imaginação e criatividade das crianças;
- Tornar prazeroso o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento do projeto, através da arte, dança e preservação do meio ambiente.
Sensibilização:
- Acolhida com roda de conversa sobre os índios;
- Apresentação de vídeos sobre a cultura, danças, moradia, músicas dos índios, etc.
- Apresentação e dança da música CURUMIM EI, EI
Desenvolvimento:
- Contação de História sobre os índios;
- Exposição das comidas típicas dos índios;
- Pesquisa sobre as brincadeiras criadas pelos índios;
- Audição das músicas que representam os índios;
- Confecção de um mural pela turminha;
- Desenhos livres sobre o índios;
- Montagem da Oca na sala de aula;
- Pintura no rosto das crianças;
- Confecção de Máscaras para dramatizações;
- Atividades diversificadas sobre o tema com: recortes, colagens e montagens com objetos;
- Confecção dos adereços dos índios (cocar e chocalho);
- Confecção de lembrancinhas para a turma;
Avaliação:
- A avaliação será analisada através da participação das crianças, bem como suas produções artísticas e desenvoltura em sala de aula.
Outras em: Ideias e modelos de lembrancinhas para o Dia do Índio