Selecionamos nesta postagem diversas sugestões para o seu Projeto Dia do Índio para Educação Infantil. O dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de Abril.
O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.
Durante o Dia do Índio, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas.
E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Projeto Dia do Índio para Educação Infantil, confira:
Projeto Dia do Índio para Educação Infantil
Este Projeto Dia do Índio para Educação Infantil tem duração aproximada de 1 semana:
Objetivos:
- Conhecer as histórias dos índios brasileiros;
- Saber identificar os costumes indígenas;
- Saber citar quais as influências dos índios em nossa cultura;
- Relatar como os índios vivem ultimamente no Brasil;
- Citar o que é e qual o objetivo da FUNAI.
Desenvolvimento do Projeto:
- Leitura informativa sobre os índios;
- Leitura de texto sobre o tema indígena;
- Caça Palavras;
- Cruzadinhas;
- Confecção de Máscaras do dia do índio;
- Confecção de adornos;
- Jogos da Forca e Salada de letras com temas indígenas;
- Confecção de Murais e Painéis;
- Músicas sobre o tema;
- Pesquisa e debate sobre os índios no Brasil.
Sequência de Atividades:
- Atividades Dia do Índio para Ensino Fundamental
- Atividades do Dia do Índio
- Atividades Dia do Índio para Educação Infantil
- Atividades Dia do Índio
Culminância:
- Exposição de trabalhos feitos pelos alunos.
Projeto Dia do Índio para Educação Infantil para imprimir
Projeto Dia do Índio para Educação Infantil – Índio
Segundo os PCN’s, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes. O tema oportuniza o aluno perceber-se outros Grupos sociais, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação como o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
OBJETIVOS:
- Conhecer um pouco da história dos índios.
- Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil.
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
- Estimular a comemoração do dia do índio;
- Estimular a criatividade.
DESENVOLVIMENTO:
- Para iniciar a professora levará para sala uma boneca índia, explicar onde ela mora, contar seu nome e contar as crianças que eles poderão levar a menina para casa e contar tudo sobre ela para a família, realizar o registro da visita através de desenho ou foto.
- Usar o mapa para mostrar as crianças onde tem mais povos indígenas no Brasil:
Como vive o índio da floresta? Como e a casa desse índio? O que eles comem na floresta? Qual o meio de transporte mais utilizado? Eles usam roupas? - É claro que o índio que vemos pelas ruas nos dias de hoje usam roupas, alguns compram sua comida. Mas como vivem os índios da floresta brasileira? Do que se alimentam?
- Fazer um piquenique com a turma de alimentos saudáveis – frutas!
- Na imagem acima, a professora decorou com folhas de bananeira, ficou muito lindo!
- Confeccionar um índio com garrafa pet e também seus utensílios como arco e flecha:
- Vamos fazer um índio com papel criativo – fazer maquiagem, cabelo e roupa se desejar….
- Onde Vivem? Onde dormem? Como é a moradia do índio da floresta? Fazer junto com as crianças uma oca de papelão:
- Cada amigo fará sua oca usando colagem e muita criatividade:
- Pinturas pelo corpo e no rosto e enfeites – Confeccionar cocar usando papel – seguir o passo a passo:
- Arte – Vamos utilizar argila para fazer vasos ou panelinhas:
- O índio que vive na floresta não tem farmácia… como cuidam dos doentes? Vamos aprender o que são Ervas Medicinais.
- Índio com garrafa pet – Cada amigo fará o rostinho e a pintura no rosto e o cocar:
- Vamos cantar??? Usando fantoches de dedos, vamos cantar a Música: Indiozinhos:
- Matemática – Vamos contar?? Música: indiozinhos!
- Se eu fosse um índio…. Pintar o rosto na foto, colocar o cocar, tudo do seu jeitinho!
- Vamos cantar e dançar – Confeccionar instrumento musical – chocalho com material reciclado – Siga o passo a passo:
- Índio com dobradura e canoa com palito de picolé:
- Pesquisa – Lição de casa – Tudo sobre o índio brasileiro!
- Faz parte da cultura indígena do Brasil pintar o corpo, enfeitar o corpo e usar colares, vamos fazer colar de macarrão:
Outros em: Plano de Aula – Musical para o Dia do índio
Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental
Este Projeto Dia do Índio para Educação Infantil, que vamos disponibilizar a seguir foi elaborado pela professora Valéria Tavares e Pertence ao seu maravilhoso blog: www.ensinandocomcarinho.com.br
As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.
Objetivo Geral:
- Valorizar e conhecer a história dos índios, bem como sua cultura e ensinamentos.
Objetivos Específicos
- Conhecer os hábitos, costumes e forma de vida dos índios;
- Conscientizar sobre a importância e o respeito pela contribuição dos índios para com a sociedade;
- Estimular a imaginação e criatividade das crianças;
- Tornar prazeroso o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento do projeto, através da arte, dança e preservação do meio ambiente.
Sensibilização:
- Acolhida com roda de conversa sobre os índios;
- Apresentação de vídeos sobre a cultura, danças, moradia, músicas dos índios, etc.
- Apresentação e dança da música CURUMIM EI, EI
Desenvolvimento:
- Contação de História sobre os índios;
- Exposição das comidas típicas dos índios;
- Pesquisa sobre as brincadeiras criadas pelos índios;
- Audição das músicas que representam os índios;
- Confecção de um mural pela turminha;
- Desenhos livres sobre o índios;
- Montagem da Oca na sala de aula;
- Pintura no rosto das crianças;
- Confecção de Máscaras para dramatizações;
- Atividades diversificadas sobre o tema com: recortes, colagens e montagens com objetos;
- Confecção dos adereços dos índios (cocar e chocalho);
- Confecção de lembrancinhas para a turma;
Avaliação:
- A avaliação será analisada através da participação das crianças, bem como suas produções artísticas e desenvoltura em sala de aula.
Outras em: Ideias e modelos de lembrancinhas para o Dia do Índio
Sugestões de Histórias para trabalhar o Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental
Mais em: Atividades para o Dia do Índio – 1º e 2º ano
Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Series Iniciais
Objetivos gerais:
- Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação;
- Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas;
- Reconhecer o ritmo na música;
- Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações;
- Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais.
- Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura;
- Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,;
- Reconhecer quantidade – mais/menos;
- Reconhecer cores;
- Distinguir formas e imagens – igual/diferente;
- Distinguir características físicas do homem e da mulher;
- Diferenciar paisagens – natural e modificada.
- Objetivos específicos:
- Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
- Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
- Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
- Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
- Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
- Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Desenvolvimento com a turma
- Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
Texto:
- Queno-Curumim, de José Américo de Lima
Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza.
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história
- Versão resumida (feita para a turma) dos romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar
Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino.
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.
Áudio Visual:
- Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade – lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.
- Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006)
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas.
Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.
- ►Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade.
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.
- Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas – Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros.
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios.
Músicas:
- Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998);
- Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
- Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
- Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000).
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva.
Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas.