<

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

A páscoa está chegando, a Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. Nesta postagem selecionamos para vocês alguns modelos prontos para o seu Projeto Páscoa para Ensino Fundamental, confira:

Veja ainda:

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

Excelente projeto páscoa para Ensino Fundamental com a duração de 2 aulas de aproximadamente 50 minutos;

Objetivos:

  • Desenvolver o gosto em ouvir histórias utilizando uma narrativa sobre a páscoa
  • Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo apresentando outro final para a história
  • Fazer com que as crianças compreendam que é preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade através de um desenho sobre o livro trabalhado

Conhecimentos prévios:

  • Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:

  • O que vocês sabem sobre a páscoa?
  • Qual é o animal que aparece nessa época?
  • O que ele traz?
  • De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?
  • Onde são produzidos?

Depois de uma conversa informal apresentar e ler o livro: “O coelhinho que não era da páscoa” de Ruth Rocha. 

O coelhinho que não era de Páscoa

Ruth rocha

Vivinho era um coelhinho branco, redondo, fofinho. Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos. Aprendia a pular, aprendia a correr… Aprendia qual a melhor couve para se comer. Os coelhinhos foram crescendo, chegou a hora de escolherem uma profissão. Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu pai.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu avô.
-Eu vou ser coelho da Páscoa, como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos da Páscoa, como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs. Só Vivinho não dizia nada. Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
-E você, Vivinho? E você?
-Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser. Mas sei o que não quero: ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou:
-OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de amigos: o beija-flor Florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda. O tempo passou. A Páscoa estava chegando. Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas a s fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender. O casal Coelho foi a tudo que foi fábrica da floresta. Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso, do seu Cardoso, do seu Tônio, seu Petrônio, seu Sinfrônio. Mas a resposta era sempre a mesma:
-Tudo vendido, seu Coelho, tudo vendido… Os dois voltaram pra casa desanimados.
-Ora essa, isso nunca aconteceu…
-Não podemos desapontar as crianças…
-Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não… Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
-Nossa primeira distribuição… Ai que tristeza no coração!… Vivinho vinha chegando com Melinda.
-Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
-É que nós não sabemos. Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.
-Pois eu sei – disse Vivinho. –Eu sei.
-Será que ele sabe? – disse o pai.
-Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
-Ele sabe, ele sabe! – disse a mãe.
-E com quem você aprendeu? – perguntaram todos.
-Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão? Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com julieta e Florindo. E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce…
A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica . todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha, os coelhinhos… E os amiguinhsos também: Florindo, o beija-flor, Julieta, a borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo… E era vivinho que comandava o trabalho. E quando a Páscoa chegou estavam todos preparados. As cestas de ovos estavam prontas. E os pais de Vivinho estavam contentes. A mãe de Vivinho disse:
-Agora nosso filho tem uma profissão. E o pai de Vivinho falou:
-Cada um deve seguir a sua vocação.

  • Observação: Este livro é de autoria de “Ruth Rocha” – Para adquirir de forma legal este livro confira o link a seguir e compre: CLIQUE AQUI

Momento 2   

Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar:

  • Quem era Vivinho?
  • Ele era igual aos seus irmãos?
  • O que ele tinha de diferente?
  • Existe algum problema em ser diferente ou gostar de coisas diferentes?
  • Foi bom Vivinho ser diferente? Por quê?

Momento 3   

  • Após a interpretação oral a professora distribuirá uma folha ofício ou o caderno aos alunos e pedirá que cada criança produza um texto e um desenho recontando a história, porém, criando um final diferente para a mesma.
  • Exemplo: De que outra maneira Vivinho poderia solucionar o problema dos ovos?
  • Ao término dessa atividade as crianças irão apresentar para os colegas o final criado para a história.

Momento 4   

A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:

  • Imaginem se todas as pessoas fossem professores? Como seria quando alguém ficasse doente? Onde estariam os médicos?
  • E se todos fossem médicos? Quando um lugar pegasse fogo, onde estariam os bombeiros?

Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.

Avaliação

  • Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
  • Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
  • Analisar se o aluno soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação.
  • Analisar se apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.
  • Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno.
  • Observar se a partir desse trabalho os alunos estarão respeitando as diferenças existentes entre si.

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar para vocês o Projeto Páscoa para Ensino Fundamental, disponibilizado para copiar acima, para download em PDF. Para ter acesso a este material confira o link a seguir:


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental e series iniciais

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate. Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte.

Objetivo geral:

  • Contribuir para que as crianças possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o significado da “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
  • Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
  • Relacionar os números com a quantidade.

Conteúdos:

  • Afetividade e solidariedade;
  • Motricidade fina e ampla;
  • Expressão corporal;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
  • Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
  • Noção e visualização de quantidades;
  • Seriação;
  • Historinhas e artes.

Metodologia:

  • Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho,.
  • Confecção de um mural sobre a Páscoa;
  • Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
  • Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
  • História em seqüência;
  • Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”, Ruth Rocha;
  • Jogos com figuras e da memória;
  • Atividades orientadas: caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… ,;
  • Pintura facial;
  • A procura do ninho do coelho.

Culminância: pintura facial e a entrega da lembrancinhas da páscoa.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Não deixe de ver:


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental – Símbolos e Significados

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental - Símbolos e Significados
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental – Símbolos e Significados

Objetivos:

  • Conhecer alguns significados da páscoa através de uma pesquisa
  • Conhecer os símbolos da páscoa e o conceito que cada um representa
  • Sistematizar a ortografia através de atividades que envolvam os símbolos da páscoa
  • Associar palavras e figuras relacionadas à páscoa

Conhecimentos prévios

  • Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

  • Através de uma conversa informal a professora deverá perguntar às crianças se conhecem algum significado sobre a páscoa. Após as respostas obtidas, o professor deve explicar que a páscoa traz diversos significados, alguns religiosos,outros por tradição… Pedirá que cada criança faça uma breve pesquisa em casa com a família sobre o significado da páscoa e os símbolos que conhecem a respeito do tema. Essa pesquisa servirá de introdução para o estudo sobre a páscoa.

Momento 2   

  • Apresentar para a turma o resultado da pesquisa feita pelos alunos.

Momento 3   

  • A partir das experiências trazidas pelos alunos, a professora deve apresentar os significados e símbolos mais comuns da páscoa.
  • Explicar que a páscoa tem uma origem religiosa, pois os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus. A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representar a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Atualmente, a páscoa também tem um significado comercial, onde as pessoas possuem a tradição de presentear os amigos, familiares, e principalmente as crianças, com ovos de chocolate. Outros símbolos, também são comuns a esse tema.

Os símbolos da páscoa e seus significados:

Atividades de Páscoa para Ensino Fundamental

Não deixe de ver: Historinha o ovo que não era da páscoa

Atividades de Páscoa para Ensino Fundamental

Os símbolos da páscoa cristã

Atividades de Páscoa para Ensino Fundamental

Essas folhas com os símbolos da páscoa podem ser mostradas ou dadas às crianças para que colem no caderno.

Momento 4   

  • Distribuir uma folha (anteriormente xerocada) para cada aluno e pedir que associem as palavras e figuras recortando-as e colando-as no espaço adequado.

A partir dos símbolos e palavras estudadas, a professora deve dividir a sala em pequenos grupos. Cada grupo terá uma cartolina onde devem desenhar um ou mais símbolo(s) estudados e escrever alguma(s) frase(s) sobre ele. É importante que a professora coloque pelo menos uma criança alfabética em cada grupo para auxiliar os colegas, fazendo uma interação entre as crianças de todos os níveis da escrita.

Obsevação: Esses símbolos são usados pelo Cristianismo e, por isso, o professor deve estar atento quanto à diversidade religiosa de seus alunos, não interferindo em crenças ou concepções.

Avaliação

  • Avaliar a participação e o envolvimento da turma em relação à pesquisa realizada.
  • Analisar se estão conseguindo associar nomes e figuras através da atividade de recorte e colagem.
  • Analisar o trabalho em equipe e a coerência das frases, quanto à evolução da escrita e quanto ao significado dos símbolos desenhados.

Outras sugestões de Atividades para Alfabetizar – 2º ano: Páscoa


Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano, elaborado pela Professora Valéria:

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental

Justificamos a elaboração do projeto Semana da páscoa: O verdadeiro significado , considerando que o tema merece todo respeito e atenção,pois o mesmo é comemorado em todo lugar.
Assim a escola não pode ficar fora e tem que oferecer a os seus educandos vivenciar a tua realidade.

O projeto tem por finalidade despertar o educando para o verdadeiro sentindo da Páscoa.

Usando recursos tecnológicos para trabalhar de maneira diferente o tema Páscoa, mostrando o verdadeiro significado que é espiritual e não comercial como se pode notar nos últimos tempos.

OBJETIVO GERAL

  • Oferecer ao educando a oportunidade vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa,respeitando a crença de cada um.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar aos educandos vivenciar o tema Páscoa na Escola
  • Diferenciar o sentido espiritual do comercial
  • Proporcionar meios para que o educando conheça o verdadeiro sentindo da páscoa e se divirta.
  • Oportunizar aos educandos momentos de reflexão sobre o tema páscoa.
  • Garantir a oportunidade de participação para todos

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido por fases:

1ª Fase

  • Apresentação e divulgação do Projeto Semana da Páscoa : O verdadeiro significado aos professores regentes do 1° ao 5° ano e professores das disciplinas de língua portuguesa e arte do 6° ao 9° ano.
  • Montar um horário especial para que a STE atenda a todas turmas.

2ª Fase

  • Na STE cada turma irá assistir um filme sobre a ressurreição de Jesus Cristo.
  • O filme A ressurreição de Jesus para os educandos do 6° ao 9° ano com duração de 27 minutos e o filme A ressurreição para educandos do 1° ao 5° ano com duração de 6 minutos.
  • Será exibido na Sala de Tecnologia, após a exibição do mesmo a professor(a) da STE ou o Professor(a) regente proporcionará um momento para a discussão sobre o tema Páscoa ( o verdadeiro significado, o valor espiritual, a partilha, a questão do consumo e comércio, os símbolos da páscoa, o verdadeiro significado).
  • Após o momento de reflexão os educandos irão explorar as atividades interativas sugeridas por ano, valorizando o momento que estão vivendo.

Avaliação:

  • Através da participação e interesse dos educando

Recursos Utilizados

  • Jogos
  • Atividades interativas
  • vídeo sobre o tema