<

Plano de Aula sobre o Carnaval

Selecionamos nesta postagem algumas dicas e sugestões para o seu Plano de Aula sobre o Carnaval, confira:

Carnaval é uma festa típica e esperada por muitos. O Brasil é um pais rico em sua cultura, musica, dança, um pais alegre e que nos possibilita trazer à escola uma riqueza de diversidade. Como carnaval no Brasil é uma questão cultural utilizaremos esta data para explorar as danças típicas das regiões brasileiras.

Pensando nisso selecionamos essas sugestões para o seu Plano de Aula sobre o Carnaval:

Confira também:

Plano de Aula sobre o Carnaval para Maternal

Objetivo:

  • Valorizar data comemorativa “carnaval”.

 1 Etapa: Na rodinha, conversar sobre o carnaval;

  • Quem gosta de carnaval?
  • Quem vai ao carnaval?
  • Que fantasia/máscara vai usar… e assim sucessivamente.

Ouvir diferentes marchinhas de carnaval.

2 Etapa: Trabalhar a Marchinha de carnaval.

Plano de Aula sobre o Carnaval

  •  No primeiro momento ouvir a música  gravada. Depois cantar junto com as crianças, durante  a semana toda.
  •  Fazer um cartaz com a música e afixar na sala de aula, cantar apontando a escrita.

Plano de Aula sobre o Carnaval

  • Localizar letrinha do nome no cartaz

(EX: M de MARINA se escreve MAMÃE/MAMAR…)

3 Etapa: Atividade gráfica

Plano de Aula sobre o Carnaval

  • Cantar a marchinha Mamãe eu quero;
  • Colorir os desenhos;
  • Fazer colagens (colar pedacinhos de emborrachado no chão, onde está o bebê).
  • Punção (com palitos de  churrasco perfurar o desenho no isopor).

4 Etapa: Confeccionar máscara de carnaval, junto com as crianças.(Deixá-las secando no varalzinho para serem usadas no dia seguinte).

Pintura de rosto: Pintar o rostinho de cada criança, de acordo com sua escolha.

Plano de Aula sobre o Carnaval Plano de Aula sobre o Carnaval Plano de Aula sobre o Carnaval Plano de Aula sobre o Carnaval

5 Etapa: Baile de máscaras.

Todos os alunos deverão estar com suas máscaras, chocalhos e muita alegria!


Plano de Aula sobre o Carnaval para 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental

Plano de Aula sobre o Carnaval para 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental

Plano de Aula sobre o Carnaval para 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental

Este maravilhoso Plano de Aula sobre o Carnaval foi elaborado pela professora Valéria, do blog Ensinando com Carinho.

Objetivo Geral:

  • Levar para a criança a oportunidade de conhecer o carnaval, como se organiza, bem como, a importância e valor desta tradição na cultura do seu povo, do Brasil e do mundo, através das manifestações atrativas que a própria festa dispõe.

Detalhamento das ações:

  • Explanação sobre o surgimento do carnaval e sua evolução;
  • Apresentação de fotos da evolução da festa carnavalesca;
  • Atividades de colagens e desenhos livres;
  • Confecção de máscaras;
  • Apresentação de vídeos de como é a festa em diversos estados;
  • Criação de murais sobre o tema;
  • Apresentações artísticas dos alunos;
  • Apresentação de fotos dos trabalhos dos alunos;
  • Trabalhos sobre as marchinhas de Carnaval.

Avaliação:

  • Exposição de trabalhos desenvolvidos durante as semanas;
  • Baile de Carnaval.

Plano de Aula sobre o Carnaval – ALEGRIA, ALEGRIA… CAIA NA FOLIA!

Carnaval é uma festa típica e esperada por muitos. O Brasil é um pais rico em sua cultura, musica, dança, um pais alegre e que nos possibilita trazer à escola uma riqueza de diversidade. Como carnaval no Brasil é uma questão cultural utilizaremos esta data para explorar as danças típicas das regiões brasileiras.

Aproveitaremos também esta data para conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas, como cigarro, álcool entre outros vícios.

OBJETIVO GERAL:

  • Trazer a cultura brasileira para o âmbito escolar.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Trabalhar os temas através da ludicidade, utilizando a música e dança;
  • Explorar a criatividade utilizando materiais recicláveis;
  • Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem.
  • Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio lógico, físico e motor.

SUGESTÕES:

  • Artes: Utilização de materiais recicláveis, confecção de enfeites para ornamentar a escola, confecção de instrumentos musicais, confecção de fantasias e máscaras, etc.
  • Português: Linguagem Oral e/ou escrita pesquisas de marchinhas de carnaval, sambas de enredo antigos, criar poesias e músicas alusivos a data.
  • Matemática: Trabalhando com números, fazer um levantamento de quantas escolas de samba e blocos há no município e transformar em gráficos, assim como o número de vitórias de cada um deles nos últimos anos.
  • Geografia: Conhecendo as músicas, danças e comidas típicas das regiões brasileiras;
  • Ciências: Conscientização dos cuidados com a saúde e com o corpo e os devidos cuidados que devem ser tomados como hidratação, boa alimentação, etc
  • Educação Física: Desenvolvendo habilidades motoras com músicas e brincadeiras típicas da época;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema;


Plano de Aula sobre o Carnaval – História do Carnaval

Recepção, café da manhã, chamada com os crachás, calendário e tempo, atividade pedagógica, almoço, higiene bucal e descanso.

Conteúdos

  • Literatura
  • Contação de histórias
  • Apreciação de histórias
  • Sequência temporal
  • Apreciação Musical
  • Exploração de materiais e técnicas artísticas
  • Colagem
  • Representação por meio de desenho, pintura, modelagem
  • Ritmo corporal

Eixos

  • Linguagem oral e escrita
  • Música
  • Matemática
  • Movimento
  • Artes visuais

Objetivos

  • Participar das situações de leitura;
  • Utilizar e conhecer o calendário como forma de marcação de tempo.
  • Acompanhar a música cantando e improvisando;
  • Ouvir músicas com atenção em ritmos variados;
  • Manusear, tinta, massinha e outros materiais com diferentes texturas, consistências e temperaturas;
  • Produzir representações gráficas utilizando variadas técnicas e materiais.
  • Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
  • Perceber a expressividade rítmica através de músicas, danças e brincadeiras.

Procedimentos

Contaremos a historia do Carnaval da coleção “Você sabia?” de Maurício de Sousa, conversaremos sobre os conhecimentos que as crianças já possuem sobre o assunto, marcaremos no calendário a data do Carnaval que está para chegar e situaremos as crianças sobre o baile de máscaras que ocorrerá em 28 de fevereiro no CMEI. As crianças receberão máscaras de Carnaval previamente confeccionadas pelas professoras para que possam decorá-las com cola glíter, lantejoulas, papéis decorados, entre outros. Depois ouviremos e dançaremos músicas de carnaval.

Recursos

  • Máscaras de EVA, lastex, livro, CD, lantejoulas, cola glíter, rádio, papéis decorados.

Avaliação

Observaremos se as crianças participarão nas situações de leitura, na confecção das máscaras e na audição e dança das músicas.


Plano de Aula sobre o Carnaval para Series Iniciais

Plano de Aula sobre o Carnaval

Plano de Aula sobre o Carnaval para Series Iniciais

O carnaval é uma festa popular, animada e representativa, no mundo inteiro se houve falar do carnaval. É o momento onde as crianças esbanjam energia e alegria tornando-se contagiante .Existe uma diversidade de comemorações, de culturas diferentes  mostrar á criança essa diversidade é proporcionar momentos a cerca do saber cultural.

Objetivos:

  • Conhecer as tradicionais marchinhas;
  • Estimular a coordenação motora;
  • Desenvolver a expressão corporal;
  • Ter noção de ritmo;
  • Promover a autoestima;
  • Conhecer diferentes ritmos musicais;
  • Identificar sons e ritmos;

Procedimentos:

  • Apresentar para as crianças um vídeo ou imagem de frevo, bonecos de Olinda, trio elétrico, num segundo momento colocar musicas que reapresentem o samba, o frevo, o carnaval de Olinda, musicas baianas para explorarem .
  • Confeccionar colar de havaianas com canudinho;
  • Colar lantejoula na mascara,
  • Nomear conhecer a historia dos personagens e suas  mascaras :  Colombina, Pierrô  Arlequim
  • Ouvir as marchinhas e interpreta-la: mamãe eu quero, jardineira, doutor eu não me engano, se a canoa não virar….
  • Culminância: comemorar o carnaval com as demais salas;

Avaliação:

  • Através da observação da interação das crianças com as atividades durante a semana.

Recursos Complementares: