Selecionamos nesta postagem algumas dicas e sugestões para estabelecer combinados e regras para sala de aula dos alunos da Educação Infantil.
Prática comum que ocorre na primeira semana de aula, o estabelecimento de regras, ou melhor, a ação de “criar combinados” com os alunos é uma estratégia interessante que precisa estar incluída no cotidiano do aluno e que deve ser refletida enquanto prática social.
No momento de criação dos combinados, o professor vai oportunizar aos alunos condições para que se manifestem e deem opiniões, procurando enfatizar que os critérios estabelecidos são criados para harmonia e direcionamento dentro de sala e também na escola, sendo indispensáveis para a boa convivência.
Fazer combinados não significa apenas captar a opinião dos alunos e construir um cartaz bonito com as responsabilidades do grupo. Significa também uma mudança de postura por parte do educador. O professor precisa abandonar os velhos métodos autoritários e se propor a construir uma relação afetiva com sua turma. Precisa estar disposto a ouvir, a respeitar cada criança, a conquistar a confiança da turma. Precisa estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver moralmente, em vez de causar apenas humilhação e revolta. Agindo assim, normalmente o professor leva mais tempo para conquistar o respeito da turma, porém, quando essa conquista ocorre ela é permanente, pois o professor atinge uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas numa verdadeira relação de confiança e admiração pelo mestre. Quando educamos as crianças para se comportar bem em função do medo de receber punição, corremos o risco de formar pessoas capazes de obedecer quando são vigiadas, mas que agem de forma anti-ética quando “ninguém está olhando”. Os combinados ajudam a criar uma cidadania autêntica e não apenas um jogo de hipocrisia social onde o que vale é a aparência de bondade.
Veja também:
É muito importante lembrar que o ambiente de uma sala de aula de Educação Infantil deve ser agradável e prazeroso, de maneira que promova relações estimuladoras de desenvolvimento da criança com o professor, com os estudos, com outras crianças e com as regras para sala de aula.
Regras para sala de aula
A seguir listo as 10 Regras para sala de aula mais comuns:
- Chegar à escola no horário.
- Ser comportado.
- Prestar atenção às explicações do professor.
- Obedecer aos professores.
- Não jogar lixo no chão.
- Ter postura correta ao sentar.
- Não conversar sem necessidade.
- Fazer a tarefa de casa.
- Caprichar nas atividades de sala.
- Respeitar os colegas.
Regras para sala de aula com desenhos de personagens infantis
Regras para sala de aula para imprimir e colorir
Essas regrinhas e combinados foram elaborados pelo site Ensinar-Aprender
Veja mais em: Cantinho de Leitura: dicas de organização e regras
Recomendo também: A importância das regras e combinados para estabelecer a harmonia
Regras para sala de aula ilustrados
Existem vários modelos prontos disponíveis na internet e foi navegando por ela que encontrei estas maravilhosas fichas elaboradas pela página Num Constante Aprendizado. (Parabéns pelo excelente trabalho).
As regras apresentadas neste modelo são:
- Eu posso ler quando acabar as atividades;
- Eu posso respeitar a fila;
- Eu posso esperar a minha vez;
- Eu posso fazer uma pausa quando estou zangado;
- Eu posso fazer meus trabalhos com capricho:
- Eu posso ler quando acabar as atividades;
- Eu posso respeitar a fila;
- Eu posso esperar a minha vez;
- Eu posso ouvir a professora com atenção.
- Eu posso levantar a mão quando quero falar;
- Eu posso respeitar meus colegas;
- Eu posso manter a sala limpa;
- Eu posso cuidar do meu material;
Regras de convivência na sala de aula para imprimir
As Regras para sala de aula a seguir são ilustradas com os personagens da Turma da Mônica.
Regras para sala de aula ilustrada com animais
As Regras para sala de aula a seguir são ilustradas com animais: