Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Projeto Volta às aulas para Educação Infantil, com o objetivo de desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola; Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança; Destacar pontos importantes de socialização; Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos, entre outras coisas.
O início de mais um ano letivo sempre traz expectativas para professores e alunos. Na Educação Infantil é um momento marcante, principalmente para crianças que nunca antes estiveram na escola.
Veja também:
- Projeto para volta às aulas do Ensino Fundamental.
- Plano de aula volta às aulas
- Atividades volta às aulas para Alfabetização
Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com seus familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.
Por isso, é importante nesse primeiro momento, passar pelo processo de acolhimento. O nome já diz: ser acolhido, recebido, aconchegado.Assim, nós profissionais da educação, precisamos ter a sensibilidade e o bom senso de perceber que para os pequenos tudo é novo e, geralmente, o que é novo às vezes assusta. (Saiba mais em: O que fazer no primeiro dia de aula?)
E foi pensando em tudo isso que selecionamos nesta postagem essas excelentes sugestões de “Projeto Volta às aulas para Educação Infantil” confira:
Projeto Volta às aulas para Educação Infantil – Conversando sobre as férias.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Avançar no conhecimento da leitura e escrita através da tentativa de escrita de um texto coletivo sobre as férias.
- Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
- Trabalhar a ordenação numérica através do calendário.
- Vivenciar momentos de interação e descontração juntamente com os demais alunos, por meio do lúdico (pintura).
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Seria interessante já ter introduzido com os alunos o trabalho com o calendário. Este pode ser inserido nos momentos iniciais da aula, quando da discussão da rotina do dia, na roda de conversa.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1- Contando sobre as férias – A escrita de um texto coletivo.
1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar atividades de retorno às aulas, logo depois das férias de julho, com o intuito de recepcionar os alunos nos primeiros dias de aula. São atividades que trazem descontração e interação entre alunos e professores, visando à readaptação ao ambiente escolar.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o que fizeram nas férias. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar tudo que eles disserem.
3- Ao terminar a conversa com os alunos, retome com eles tudo o que foi dito, através das anotações feitas pelo professor. Diga que seria interessante contar para os outros colegas da escola e para os familiares, o que essa turma fez nas férias. Instigue os alunos com a seguinte questão:
- Como podemos contar o que fizemos em nossas férias para outras pessoas?
– Nesse momento podem surgir sugestões como: fazer um desenho, colocar fotos etc. Mas o objetivo da atividade será trabalhar a importância da escrita como função social. Sendo assim, proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que pode ser feito através das informações dos registros sobre a aventura das férias.
– O professor irá servir de escriba e em um cartaz, vá elaborando com os alunos escrita desse texto, que terá um caráter informativo. Pondere sobre o que e como escreveríamos um texto informativo, criando uma lógica para a escrita, observando as características deste tipo de texto e instigando a tentativa de escrita das palavras, observando número de letras, bem como quais são necessárias para a escrita das palavras.
Atividade 2 – Pintura no Azulejo.
1- Após explorar a construção do texto coletivo com os alunos, proponha um momento mais lúdico, de descontração. Leve os alunos para fora da sala de aula e faça uma pintura em azulejos, com a temática “Nossas Férias 2013”, com o objetivo de ilustrar o texto coletivo.
Observação: Professor se na sua escola não possuir um espaço para esse tipo de pintura, coloque papel pardo colado na parede, em um espaço fora da sala de aula e proponha a pintura.
2- Registre esse momento com fotos e juntamente com o texto coletivo, organize posteriormente uma exposição na parede de fora da sala, para socializar as produções de seus alunos com os outros colegas e seus familiares.
Atividade 3 – Quantos dias nós ficamos de férias?
1- O professor já deve ter trabalhado previamente o calendário com os alunos. Nesse momento, é importante retomar a história do surgimento do calendário, como ele é utilizado em nossas casas e como podemos consultá-lo.
– O surgimento do calendário se deu por meio da necessidade que os homens tinham de contar o tempo e controlar as suas atividades. O calendário foi uma forma de registrar por escrito os dias onde eram marcadas as datas das luas, do plantio e da colheita. Converse também com os alunos sobre a divisão do calendário em doze meses, demonstre o nome dos meses e que dentro do mês existem as semanas. Mostre também que em cada semana temos sete dias e que cada dia do mês corresponde a um número específico.
– Na nossa escola utilizamos o calendário para marcar datas importantes como os dias de aula, de férias, dos aniversários, passeios etc. Sendo assim, antes de começar as férias de julho marcamos o último dia de aula e o dia em que retornaremos a escola.
2- No retorno das férias pergunte aos alunos: como podemos saber quantos dias ficamos de férias? Anote suas hipóteses e confronte com eles quais são as possibilidades para a descoberta exata do número de dias que ficamos de férias. Solicite aos alunos que observem o calendário e proponha que contem os dias que ficamos de férias.
3- Logo após descobrir a quantidade exata de dias que ficamos de férias proponha que os alunos representem essa quantidade com material concreto (exemplo: palitos de picolé). Faça a tentativa de escrita do numeral que corresponde à quantidade de dias, no nosso caso foram 16 dias.
Avaliação
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.
As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível para o professor no momento da realização das atividades, contendo espaço para registros individuais de cada aluno.
Perguntas norteadoras para observação de cada aluno:
- Trouxe contribuições no momento da roda sobre as férias?
- Possui sequência lógica de pensamento para contar o que fez sobre as férias?
- Conseguiu avançar no conhecimento sobre a ordenação numérica, através da exploração do calendário?
- Conseguiu fazer a escrita do número 16, na hora do registro e representar a quantidade através de material concreto?
- Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da escrita do texto coletivo?
Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula
Depois que postamos o projeto para volta às aulas ensino fundamental, várias pessoas entraram em contato conosco via E-mail e comentários das postagem pedindo também por algumas sugestões para a educação infantil, confira:
Justificativa:
A escola deve ser um lugar acolhedor e gostoso de estar. Quando chegam à escola no 1º dia de aula, várias coisas passam pela cabecinha das crianças. Neste caso, é necessário receber a todos com muita alegria e prazer, assim os alunos alegram-se em permanecer no ambiente e os pais saem seguros, sabendo que seus filhos estão em ótima companhia.
Objetivos:
- Desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola;
- Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança;
- Destacar pontos importantes de socialização;
- Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos.
Ações a serem desenvolvidas:
- Receba as crianças com muita alegria e entusiasmo;
- Dirija-se até o pai, mãe ou responsável e apresente-se rapidamente como professor de seu filho.
- Deixe a sala de aula toda organizada com cartazes que chame atenção: Painel de aniversários, chamadinha, painel do tempo, quantos somos? Alfabeto, vogais etc.
- Faça um passeio pela escola, apresentando sua turma aos demais profissionais e mostre os ambientes: banheiros, cantina, bebedouro, pátio etc.
- Cante musiquinhas divertidas de preferência as que o professor irá cantar ao longo do ano letivo, para que possam memorizar.
- Tenha um momento de apresentação em circulo no tapete, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
- Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
- Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas.
- Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
- Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir.
Culminância:
Entregue para cada aluno uma lembrancinha bem especial, para que percebam que são crianças adoráveis e queridas.
Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula”, mostrado acima para download gratuito em PDF, confira o link a seguir e baixe:
Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil para imprimir
Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – 1ª Semana
Objetivos:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
- Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera;Pinturas; Caixa de
- brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída; entrega de lembrancinha.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos;
- Casinha da boneca.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Atividades de sondagem: coordenação motora, movimento
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira para fixação do nome dos alunos.
- Confecção de painel coletivo: nossos primeiros passos rumo ao futuro começa aqui( marca de tinta com os pés)
- Conhecendo a escola: Conversa sobre a escola, suas dependências e funções
- Roda de Leitura: ( ler um livro de estória)
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos;
- Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: ler um livrinho de estória
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários …
- Desenho : minha escola.
- Aprendendo as músicas da rotina
- Atividades diversificadas: Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira…
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Atividades de sondagem: movimento, coordenação motora, colagem.
- Atividades diversificadas: Desenho livre com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira…
- Atividades recreativas no pátio: corre cotia; vivo ou morto; brincadeiras de roda…
- Avaliação do dia e preparação para saída; entrega de lembrancinha.
Esse é o primeiro projeto que realizarei com meus alunos de pré escola.
Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Adaptação e Integração
O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses… depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível.
Objetivos
- Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;
- Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
- Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
- Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
- Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.
- Verificar as fases de escrita dos alunos.
Conteúdos
Português
- Conversas, relatos de vivências, narração;
- Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
- Crachá e cartaz com lista de nomes;
- Alfabeto;
- Histórias infantis;
- Sondagem da escrita.
Matemática
- Contagem oral;
- Jogos;
- Leitura de calendário.
- Situações-problemas.
História e Geografia
- Regras de convivência.
- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
- A história de vida do aluno.
Ciências:
- Higiene e saúde
Artes:
- Pintura;
- Recorte e colagem;
- Dramatizações;
- Músicas diversas.
Educação Física:
- Roda cantada;
- Brincadeiras e jogos.
Desenvolvimento:
- Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
- Apresentações e dinâmicas de grupo;
- Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
- Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
- Atividades sobre valores e regras na escola;
- Brincadeiras e jogos;
- Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
- Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
- Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
- Sondagem da escrita;
- Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
Culminância
Avaliação
Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Imprimir
Verdade ou mentira? – Dinâmica para o início das aulas
Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo.
Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso postério quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazenr isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.
Veja mais em: Como tornar as aulas mais dinâmicas na Educação Infantil
Projeto Volta as Aulas para Educação Infantil
Justificativa:
A volta às aulas é um momento crucial no ano escolar. O aluno muitas vezes se vê desestimulado a frequentar o ambiente da escola, portanto, é importante que o retorno do aluno seja acompanhado de um trabalho pouco estressante, bastante lúdico e que lhe permita se expressar. Dessa forma, a escola demonstra preocupação com a auto-estima dele e ele acaba por encontrar um lugar receptivo, gentil e agradável, e estes fatores podem ser grandes facilitadores ao longo do ano letivo.
Objetivos:
- Promover a socialização;
- Compartilhar experiências;
- Aumentar o vocabulário e melhorar as habilidades de comunicação;
- Desenvolver a criatividade;
- Instigar a curiosidade natural da criança;
- Estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos alunos;
- Instigar e promover a expressividade e a espontaneidade.
Desenvolvimento:
- Diferente dos outros trabalhos, neste tema, a parte mais importante é o início. Converse com seus alunos, pergunte o que fizeram, deixe que narrem suas experiências e desenvolvam mais sua comunicação, peça para explicarem o que tornou as vivências das férias incríveis para eles, e desenvolva atividades em cima disso: confecção de brinquedos ou maquetes retratando as experiências, mural coletivo onde cada contribuição e narrativa é colado, etc;
- Brincadeiras dirigidas;
- Músicas;
- Filmes;
- Jogos;
- Recorte e colagem;
- Leitura de histórias;
- Dobraduras;
- Tente trabalhar da forma mais lúdica e leve possível;
- Estabeleça as regras de convivência com a participação deles;
- Atividade: Qual a sua expectativa para esse ano letivo? O que gostaria de aprender? Colete os anseios da turma e tente incluir as mais plausíveis no plano de aula;
Ideias diversas para o projeto volta às aulas para educação infantil
Outra dica: Atividades volta às aulas 1 e 2 ano
Veja mais em:
O que achou das sugestões e dicas para o Projeto Volta às aulas para Educação Infantil? Se gostou não deixe de nos informar em forma de comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.