Confira nesta postagem uma excelente sugestão de Plano de Aula Família para trabalhar com alunos do Ensino Fundamental “A família de cada um”.
Plano de Aula Família
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Organizar um painel decorativo com fotos de sua família.
- Perceber, a partir de imagens, as mudanças na estrutura familiar brasileira e as novas formas de relacionamento a ela associadas.
- Produzir frases bem elaboradas,contando informações sobre a sua família.
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O alunos deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
No dia anterior a essa aula a professora deve mandar um bilhete pedindo que os alunos tragam fotos (sem colar) de sua família.
Momento 1
A professora deve fazer uma roda com os alunos e pedir que cada um mostre com quem mora, contando o grau de parentesco que possui com a pessoa da foto que trouxeram (pai, mãe, avó, tia, irmã(o), padrasto, primo)… Todos devem ter a oportunidade de falar e todos devem ser ouvidos, para que a turma conheça a família de cada um.
Após todos apresentarem sua família, a professora através de uma conversa informal, pode perguntar aos alunos:
- As famílias da turma são iguais?
- Que diferenças vocês perceberam?
- Quais são as semelhanças?
Momento 2
Ler para a turma o livro de literatura infantil “O livro da família”.
Momento 3
Após a leitura do livro, a professora deve perguntar quais alunos se identificam com os tipos de famílias que apareceram no livro.
- Quem tem família pequena?
- Quem tem uma família que mora longe?
- A família de quem aqui é bem grande?
- Quem aqui tem padrasto?
- Quem aqui só tem mãe? Quem tem só pai?
- Quem aqui na turma tem pessoas de raças diferentes na família?
Através dessa discussão, os alunos devem perceber que, de fato, a estrutura familiar de cada um é diferente e que cada uma deve ser respeitada, pois o importante é ter alguém que cuida de nós e nos ame. Nenhuma família é melhor ou pior por suas características.
Momento 4
Dar uma folha da atividade abaixo para cada criança:
Momento 5
Colocar no quadro as fotos trazidas pelos alunos e chamar à frente uma criança por vez. O aluno deve ler para os colegas as frases que escreveu e mostrar sua folha da atividade anterior, pelo desenho, as outras crianças devem tentar adivinhar qual foto é a do colega que está à frente.
Após todos apresentarem seus desenhos deve ser confeccionado, em grupos de quatro alunos, um painel decorativo com as fotos das famílias para enfeitar a sala.
Recursos Complementares
Livro de literatura infantil: “Tudo bem ser diferente” de Todd Parr
- Atividades sobre Família
- Atividades Família para imprimir.
- Sequência Didática minha família é colorida
Avaliação
Observar a motivação dos alunos durante a apresentação de sua família, através das fotos trazidas.
Observar, durante as conversas, se a turma percebeu a diversidade dos tipos de famílias existentes.
Observar se conseguiram fazer relação do livro trabalhado com suas próprias famílias,
Analisar se na atividade do momento 4 foram capazes de representar com o desenho os membros de sua família, fazendo relação entre o numeral apresentado e a quantidade de pessoas no desenho.
Observar o avanço em relação ao processo de aprendizado do código escrito do aluno, na elaboração de frases sobre suas famílias.
Observar a interação e participação dos alunos durante a última atividade.
Plano de Aula Família em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês resolvemos disponibilizar o “Plano de Aula Família” – A família de cada um, mostrado acima em PDF. Para ter acesso a este material completo confira o link a seguir e baixe: