Confira nesta postagem o Projeto Medidas de Tempo. Excelente sugestões para trabalhar com alunos das series iniciais.
Objetivos
- Propiciar a troca de experiências e conhecimentos.
- Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar estratégias e aplicá-las.
- Identificar e relacionar em um calendário as unidades de tempo: dias do mês, semanas do mês, meses do ano.
- Identificar como se registram datas.
Temas transversais
Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade.
Meio ambiente: observação do tempo.
Pluralidade cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento e de diferentes culturas. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
Material a ser utilizado
- Fotos e textos sobre relógios antigos e atuais.
- Cartolinas,
- canetas,
- papel,
- cola,
- tesoura para os calendários.
- Calendários e agendas.
Passo a passo do Projeto Medidas de Tempo
Primeira etapa: Sensibilização
Desperte no aluno a importância das unidades de medida em nossas vidas:
- Que dia da semana é hoje?
- Quantos dias faltam para o fim de semana?
- Em que mês e ano nós estamos?
- Quanto tempo faz que você nasceu?
Relate que, desde os tempos antigos, a humanidade percebeu que o Sol aparece e se esconde no horizonte todos os dias, que a Lua muda de aspecto em determinados períodos e que há épocas do ano com dias mais frios e outros mais quentes. Por isso, preocupou-se em determinar medidas para o tempo.
Os homens baseavam-se na agricultura: preparação do solo, plantio, crescimento e colheita das plantações.
Peça aos alunos para que tragam um relógio para a próxima aula.
2ª Etapa: As horas
Através da observação dos diferentes tipos de relógios trazidos para a classe, questione para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem as características de seu relógio: o que representam os números, os ponteiros, os dois pontos, os zeros etc.
Mostre um relógio digital e um analógico desenhados em cartolina em tamanhos grandes para realizar as descobertas junto com os alunos.
Registre todas as descobertas e as diferenças entre os relógios no caderno.
3ª Etapa: A semana, os meses e o ano
Confecção do calendário de classe. Peça aos alunos que observem o calendário que trouxeram e respondam:
- Quais são os dias da semana? Registre as respostas no calendário de classe.
- Quantos dias têm a semana?
- Quantos dias têm um mês? Cole os dias dos meses.
- Quantas semanas têm um mês?
- Qual é o primeiro mês do ano? E os outros? Registre no calendário.
- Em que mês nós estamos? Pinte no calendário.
- Quais são os meses que têm 30, 31, 28 ou 29 dias?
Coloque o calendário de classe no mural para que os alunos observem a mudança a cada dia.
Registre as descobertas no caderno e confeccione com os alunos um calendário para cada um.
4ª Etapa
Proporcione uma exposição de relógios, com relógios antigos e sua evolução através dos tempos, solicitando materiais de pesquisa para os alunos.
Exponha também os calendários confeccionados por eles.
Trabalho interdisciplinar
Artes: confecção do calendário.
História: evolução dos instrumentos de medida de tempo através de textos e fotos.
Português: leitura e escrita das medidas de tempo.
Ciências: movimentos da Terra.
Informática: pesquisas na internet sobre o tema.
Educação física: trabalhar o tempo de duração dos jogos: futebol, basquete etc.