Esta dando aula de ciências e precisa de atividades educativas de ciências para o 5 (quinto) ano, para sala? Você está no lugar certo. Reunimos nesta publicação as melhores Atividades de Ciências 5 ano do ensino fundamental.
Atividades de Ciências 5 ano
Excelentes sugestões de atividades de ciências para o 5 ano, para aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa.
A Reciclagem do Papel
Esta atividade de ciências para o 5 ano, tem como principal objetivo demonstrar aos alunos a possibilidade de se reciclar e a importância de reciclar materiais.
Para inicia a atividade em sala vamos precisar de:
- Folhas de jornal
- Balde
- Maisena
- Peneira
- Assadeira ou bacia
- Liquidificador (opcional)
Passo a passo da Atividade
Dividir a classe em grupos. Cada grupo deverá possuir o material indicado para utilização e proceder da maneira seguinte:
a) em um balde, colocar duas folhas de jornal picado e meio litro de água;
b) deixar a mistura por um dia em repouso;
c) adicionar quatro colheres de maisena e mexer bem ou bater no liquidificador;
d) transferir essa mistura para uma assadeira ou bacia;
e) mergulhar a peneira na mistura, retirando-a logo em seguida e expondo ao sol para secar (na ausência de peneira, pode-se mergulhar as próprias mãos na mistura, retirando-as e amassando com as duas mãos a mistura. Deixar também secar ao sol);
f) depois de seco, você obterá uma folha de papel.
O que podemos discutir?
Comente com os alunos que sacos de papel, caixas de papelão, jornais são obtidos por meio da reciclagem do papel. O que contribui para diminuir a derrubada de muitas árvores do nosso planeta. Comente também sobre a importância de reciclar não só o papel, mas outros materiais como vidros, plásticos, alumínio etc. e sobre a economia que isso representa para o mundo e os benefícios para o meio ambiente.
A avaliação
- Criatividade do grupo
- Elaboração dos cartazes
- Criticidade do grupo
- Participação
- Desempenho do grupo
- Interação do grupo
- Auto-avaliação do grupo
O Desmatamento
A Atividades de Ciências 5 ano (As conseqüências do desmatamento para o ser humano) tem o principal objetivo ronhecer algumas formas de intervenção humana na natureza, reconhecendo a importância das matas e florestas para o homem.
Vamos conhecer o passo a passo da atividade?
- Pedir aos alunos que pesquisem sobre o desmatamento e quais as suas conseqüências para a humanidade.
- Pedir para que façam uma redação sobre esse tema com os dados obtidos da pesquisa.
- As redações deverão ser lidas para os colegas.
O que podemos discutir depois da atividade?
Discutir com os alunos sobre o que cada um de nós pode fazer para preservar a natureza, reforçando o fato de que a intervenção incorreta do homem na natureza causa danos a ele próprio.
A avaliação dos alunos:
- Desempenho na tarefa
- Produção do texto
- Leitura do texto
- Auto-avaliação
Maquete
A atividade (maquete) de ciências para o 5 ano do ensino fundamental tem o objetivo principal de reconhecer a importância dos parques e das praças para a melhoria da qualidade de vida do população das grandes cidades, para melhorar a qualidade do ar, para embelezar as cidades e servir como área de descanso e lazer da população.
Para esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais:
- Palitos
- Caixas de fósforo
- Papel colorido
- Revistas
- Restos de tecidos e lã
- Massinha de modelar
- Isopor
- Terra, areia e pedrinhas
- Galhinhos de arbustos
- Tesoura
- Tinta guache
- cola.
- …
Passo a passo da atividades de ciências:
- Organizar com os alunos uma visita a uma praça ou parque próximo a escola, pedindo que observem com atenção todos os elementos vistos.
- Dividir a classe em grupos, sendo que cada grupo deverá ter o material citado indicado.
- Pedir para cada grupo montar uma maquete, deixando-os livres para criarem.
- Expor as maquetes na escola em local apropriado.
Avaliação feita na atividade:
- Criatividade do grupo
- Elaboração das maquetes
- Criticidade do grupo
- Participação
- Desempenho do grupo
- Interação do grupo
- Auto-avaliação do grupo
O que podemos discutir com os alunos?
Comente com os alunos sobre a necessidade de áreas verdes, principalmente nas grandes cidades, e sobre a importância de preservá-las e mantê-las limpas, visando o bem-estar coletivo, já que esses locais são para uso de todos.
Ponto de referência
Esta atividade de ciências para o 5 ano tem como objetivo principal a compreensão do que é ponto de referência.
Passo a passo da atividade:
- Divida a turma em duplas.
- Em cada dupla, um aluno deverá descrever seu quarto como se estivesse sentado na cama em que dorme.
- O outro colega deverá, conforme as informações forem sendo passadas, fazer um desenho do quarto.
- Agora, quem descreveu fará o desenho, e quem desenhou descreverá seu quarto.
- Trocar os desenhos.
- Para finalizar o trabalho, cada um deve descrever novamente o quarto usando outra peça da mobília como ponto de referência, ou seja, deve dizer o que vê ao observar o quarto de outro lugar.