Preparamos para você nesta postagem diversas Atividades de Geografia 5 ano do ensino fundamental, prontas para imprimir e aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa.
A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente.
Atividades de Geografia 5 ano
Confira algumas sugestões de Atividades para Geografia 5 ano:
Forças do interior da Terra.
Lição de casa: As forças da natureza: as forças do interior da Terra para download em WORD:
Continentes e oceanos
Mini avaliação de geografia para o 5 ano para download em WORD:
Sistema Solar
Enchentes e Estiagens (secas)
Confira todos os procedimentos desta atividades educativas de geografia para alunos do quinto ano do ensino fundamental:
- Em grupos de no máximo cinco pessoas;
- Elaborar questionário sobre a pluviosidade (a quantidade de água de chuva que se precipita no local), com a utilização do pluviômetro;
- Descobrir os maiores rios ou afluentes da região e qual a situação deles;
- Perguntar para os parentes qual foi a maior/última grande enchente ou estiagem da região;
- Descobrir como evitar o desperdício de água ou as enchentes;
- Pesquisar sobre secas na Região Nordeste do Brasil;
- Debater sobre a questão da seca no Nordeste e a transposição (alteração/ transferência das margens) do rio São Francisco;
- Apresentação oral e com a elaboração de um mural montado com o resultado das questões propostas.
Informações para o professor
- O trabalho de pesquisa é bem simples, podendo ser feito por meio de entrevistas com parentes, com dados obtidos do pluviômetro.
- Deve ser enfatizado que os fenômenos da natureza, como terremotos, tsunamis, ciclones e furacões devem ser estudados, mas nosso problema maior é a falta ou excesso de água em determinado período/região. As enchentes ou estiagens provocam desde a degradação do meio ambiente até movimentos migratórios.
Veja também: Atividades de Geografia 1 ano.
Meu Ecossistema
Esta atividade tem como objetivo principal trabalhar o conceito de ecossistema por meio da pesquisa dos diferentes itens que constituem um ecossistema e por meio da identificação local; discutir os ecossistemas existentes no Brasil; exercitar a observação, procurando pontuar qual é o ecossistema de onde vivo.
Material:
- Caderno
- Lápis.
Procedimentos
- Pesquise sobre os itens que constituem um ecossistema: vegetação, clima, regime de águas, vegetação, espécies de animais e minerais;
- Depois de saber o que significa cada item responda a tabela abaixo:
Qual a vegetação predominante na minha região? |
|
Qual o climapredominante na minha região? |
|
Qual o regime de águasque predominante na minha região? |
|
Qual a vegetação predominante na minha região? |
|
Quais espécies de animaissão predominantes na minha região? |
|
Qual a vegetação predominante na minha região? |
|
Quais minerais são predominantes na minha região? |
Informações ao professor:
- Esse é um típico trabalho de pesquisa. Possivelmente eles terão alguma dificuldade em buscar essas informações, desta forma peça que eles busquem as informações por meio de livros didáticos e internet e posteriormente, para a redação da tabela por meio de observação.
- Eles podem até saber qual é o ecossistema da região, já que estão inseridos em um local específico. Mas procure incentivá-los a pensar se esse ecossistema da região pode ser notado onde ele vive.
- Se a descrição de ecossistema vale para cidade ou só para o campo.
- Como saber tudo isso se eu moro em uma cidade. Motivos pelo quais muitas crianças não têm a menor noção do ecossistema da região onde vivem.
Recomendamos também: Atividades De Geografia 2 Ano.
___
Nosso Solo
O principal objetivo desta Atividades de Geografia 5 ano é::
- Proporcionar a documentação dos tipos de solo encontrados na região do aluno.
- Proporcionar o início de atividades de pesquisa, proporcionando conhecimento para a utilização da terra e a manutenção das suas características fundamentais.
Material a ser utilizado
- Recipiente de madeira, papelão ou copinhos plásticos descartáveis; caneta; caderno.
Procedimentos:
- Separe a sala em grupos de no máximo quatro integrantes;
- Peça que eles coletem materiais como pedras, terra, que estejam em condições naturais, ou seja, que não sejam construções.
- Cada recipiente coletado deve ter um número e eles devem escrever no caderno o número, descrever o que é o material e de onde retiraram.
- Peça que descreva caracteraísticas físicas, como dureza, perenidade, umidade, cor e, até mesmo, cheiro.
- Peça que eles apresentem material por material para a sala, que expliquem de onde retiraram, quais suas características e que tentem descrever para que serve, quais as finalidades daquele material (ex: alguns deles podem falar que areia serve para construções, mas outros para a produção de vidro).
Informações ao professor:
- Entender o mundo que nos cerca é muito indispensável na idade em que eles estão.
- Incentive-os a buscar informações no que os cerca, que entenda o solo em que pisam, se é produtivo ou não. Que entendam as características básicas e o que eles podem fazer com esses materiais, com esse solo.
- Lembre-os que esse é o começo do procedimento científico, que é o de observar o mundo que os cerca e extrair informações.
- Muitas vezes é por falta de informação que não produzimos ou deixamos de produzir como poderíamos.
Atividades Diversas de Geografia 5 ano
O mapa mundo:
Clima do Brasil: Clima é o conjunto das variações do tempo em determinada região.
Rede de transportes no Brasil:
Leia as informações e marque no quadro abaixo, de acordo com as legendas, se a afirmativas esta certa ou errada.
Maquete de uma Fábrica – Trabalho em grupo.
Importação e exportação.
Agricultura
Tipos de Clima: Observe o mapa com as divisões climáticas. Identifique os tipos de clima no mapa e complete a legenda:
Pesquisando: Pesquise sobre os direitos trabalhistas levando em conta os itens abaixo e anote as informações encontradas no seu caderno.
Cruza América – O continente americano é formado pelas três Américas: America do norte, central e sul;
Preencha a cruzadinha de acordo com as indicações.
Dicas para avaliação de Geografia
- O tema central é pensar sobre as “forças da natureza”, entendendo o processo “natural” de movimentos da Terra e outros planetas, as zonas climáticas, estações do ano, ciclo da água e fenômenos climáticos. Esses processos são descritos na unidade do livro como processos quase que inalterados, com os quais o homem deve aprender a conviver.
- Deve-se salientar a magnitude destes processos e como o homem procura adaptar-se a eles;
- Na tentativa de adaptação, o homem acaba criando novos fenômenos, extremamente prejudiciais ao meio ambiente;
- Deve-se tentar passar aos alunos que a maioria das descobertas da astronomia resultaram de observações, muitas vezes sem a utilização de ferramentas;
- Os alunos devem trabalhar aspectos relevantes para suas regiões, como estiagens e enchentes;
- No caso de estiagens e enchentes, deve-se trabalhar as alternativas para se minimizar os acontecimentos.
Também recomendamos essa outra Atividades De Geografia para o 4 Ano.