Selecionamos nesta postagem várias questões da prova brasil com gabarito, prontas para imprimir e disponíveis para download tanto em PDF quanto em WORD.
Mas o que é Prova Brasil?
Explicando de forma simples e objetiva a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Estas provas tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
O que é Saeb?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, instituído em 1990, é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala e tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
Matrizes da Prova Brasil e do Saeb:
Nos anos em que a Prova Brasil e o Saeb são aplicados, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, recebem os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
Os cadernos trazem informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de itens (questões) sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.
Todos os arquivos estão no formato PDF. Documentos neste formato precisam do Acrobat Reader da Adobe. Se você ainda não tem este aplicativo, de utilização gratuita, instalado no seu PC, clique aqui.
Simulados de Português 5 ano – Saeb/Prova Brasil de Língua Portuguesa
Confira a lista com os descritores e em seguir os links para downloads das apostilas e simulados:
D1 – Localizar informações explícitas em um texto
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto
D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D6 – Identificar o tema de um texto
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
D8 – Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto
D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido
D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais
D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais
D19 – Resolver problema com nº naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial
D20 – Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão.
D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número raciona
D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica
D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro
D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas
D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas)
Em seguida, confira os links para download dos simulados em PDF e seus respectivos gabaritos:
Prova Brasil – SAEB – Cadernos de Atividades
Caderno de Atividades Língua Portuguesa (Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
Confira a lista com os descritores e em seguir os links para downloads das apostilas e simulados:
Descritores:
D1 – Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 – Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Em seguida, confira os links para download dos simulados em PDF e seus respectivos gabaritos: