O mundo vive e respira a corrente elétrica. Esta força incrível nos impulsionou a sair da vela e luz de lampiões.
Também foi o milagre para serem criados aparelhos eletrônicos de todo tipo e até como meio de transporte com a conhecida partida elétrica nos automóveis.
A corrente elétrica é o deslocamento de partículas carregadas eletricamente para um determinado sentido ou direção.
Nesta situação estas partículas estão em desequilíbrio eletrostático. Estas correntes elétricas deram origem a eletricidade tão indispensável em nossos dias.
A corrente elétrica é provocada pela movimentação de elétrons em um condutor. Também há possibilidade de haver corrente de íons positivos e negativos.
A corrente elétrica surge pela diferença de um potencial elétrico (ddp/tensão). Quando consideramos uma carga A positiva e outra B negativa, então teremos um campo orientado da carga A para B.
Quando um fio condutor é ligado a carga A e carga B, os elétrons livres se deslocam no sentido da carga A, que seria a carga positiva, pelo fato de terem cargas negativas, pois os opostos, se atraem.
Assim, uma corrente elétrica passa a existir no fio, com sentido oposto ao campo elétrico que seria o sentido real da corrente elétrica.
O cálculo matemático desta corrente é considerado o módulo da carga passada por um condutor em um intervalo de tempo.
Continuidade da corrente elétrica
A corrente elétrica sempre será igual para os condutores sem dissipação, independente de sua secção transversal. Este comportamento é chamado de continuidade da corrente elétrica.
Se houver opções de caminhos diferentes em um condutor, por exemplo, uma bifurcação de fios, a corrente anterior a ela, será igual a soma das correntes em cada parte da bifurcação.
Exercício resolvido
https://youtu.be/qRdBtZVQmQw
Resumo em PDF
Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar um resumo sobre este tema para download gratuito em PDF.
Para ter acesso confira o link a seguir: