Não existe nada melhor que o planejamento não é mesmo? O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração e gestão em sala de aula. Pensando nisso e também nas dificuldades e desafios encontrados pelos professores no inicio do ano letivo, trago para vocês dicas e sugestões para a confecção do seu Plano de Aula Volta às Aulas 2019.
O que fazer na volta às aulas? O que fazer nos primeiros dias de aula? COM TODA CERTEZA essa são perguntas frequentes em todo inicio de ano letivo. Mas, fique calmo(a), a seguir confira modelos prontos para sua rotina e Plano de Aula Volta às Aulas 2019:
Plano de Aula Volta às Aulas 2019
Na hora de criar uma aula produtiva uma das primeiras coisas que precisamos estabelecer são os objetivos (metas), veja o modelo a seguir:
Objetivos:
- Compreender a importância da vida escolar
- Conhecer os colegas de sala bem como suas preferências
- Participar de situações significativas nas quais as possam agir e interagir com os demais
- Compreender as regras, rotinas e atividades pré estabelecidas
Entender a adaptação como uma oportunidade para aprender constitui-se num desafio e remete os dois pontos que incorporam valores importantes para nossas ações: acolhimento e aproximação.
Primeiro dia de aula:
- Recepção e acolhimento na fila/identificação dos alunos
- Apresentação pessoal, boas vindas
- Apresentação dos alunos/ colocação do crachá/dinâmica do pirulo
- Hora da História: O ursinho que não queria ir á escola
- Estabelecer regras e rotinas diárias
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los
- Recreio: Acompanhar os alunos
- Atividade: identificação do próprio nome
- Atividade com alfabeto móvel/ ordem alfabética
- Atividade de coordenação motora fina
- Dinâmica/interação/socialização
- Atividade extraclasse/ brincadeiras direcionadas no pátio
- Arte: Confecção do ursinho no balão
- Saída organizada e acompanhada
Segundo Dia de Aula:
- Recepção na fila/identificação dos alunos
- Boas vindas, meditação, oração, músicas
- Chamadinha/Colocação dos crachás
- Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Me desculpe)
- Combinados e regras
- Atividade: nome
- Alfabeto móvel/ordem alfabética/nome
- Recreio
- Avaliação Diagnóstica
- Atividade de Português (nome)
- Arte: Auto-retrato
- Arte: Confecção da marca do Ursinho Benjamin
- Atividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio
Terceiro dia de aula:
- Recepção na fila/identificação dos alunos
- Boas vindas, meditação, músicas
- Chamadinha/Colocação dos crachás
- Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Por favor)
- Combinados e regras (cortesis)
- Atividade: discriminação visual
- Massinha: Praxia fina
- Recreio
- Avaliação Diagnóstica
- Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
- Arte: Representação da família
- Atividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio
- Arte: Dedoche de ursinhos
- Saída organizada e acompanhada
Quarto dia de aula:
- Recepção na fila/identificação dos alunos
- Boas vindas, meditação, oração, músicas
- Chamadinha/Colocação dos crachás
- Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Obrigado)
- Atividade: Ordem alfabética (grafia e fonema)
- Recreio
- Avaliação Diagnóstica
- Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
- Arte: Minha Escola
- Recreação: Parque
______________
Sugestões de Atividades Educativas:
Primeiro dia de aula:
- Turismo pela escola;
- Roda de Conversa;
- Redação (O que eu fiz nas férias);
- Desenhos para colorir;
- Pinturas com tintas guache;
- Confecção de Lembrancinhas e Murais;
- Brincadeiras diversas;
- Dinâmicas;
- entre outras….
Atividade de Conhecimento:
- Escreva seu nome completo no quadro:
- Escreva a frase que a professora ditar para você:
- Escreva a palavra que a professora ditar:
- Escreva a silaba que a professora ditar:
- Escreva a letra que a professora ditar:
- Escreva o nome dos animais:
Como é meu colega:
- Diga à classe que todos vão ganhar um “retrato”. Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
- Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele.
- Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
- Faça o desenho (retrato) de todos.
- Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você.
- Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo.
- Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.
- É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Quem é meu professor?
- Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.
- Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las.
- Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
- Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
____________________________________
Plano de Aula Volta às Aulas 2019 – Coordenação Motora
Objetivos da aula:
- Fortalecer os músculos.
- Desenvolver força e equilíbrio estabelecendo assim base para engatinhar.
- Desenvolver a motricidade
Passo a passo da aula:
Na atividade 1 deitar de costas e colocar o bebê sobre a barriga levantar a criança no ar, segurando pelo tronco e aproximando do rosto.
Na atividade 2 disponibilizar um túnel em sala de aula para o grupo brincar.
Primeira Atividade:
- Realizar exercícios motores com o grupo, uma criança por vez, falar com a criança nesse momento tornando a atividade prazerosa.
Segunda Atividade:
- Levar para sala um túnel transparente para os bebês passarem por dentro os estimulando a percorrer o percurso ate o final do túnel. Aos que ainda não engatinham os colocar dentro e auxiliarei a sua saída do túnel. Também vamos brincar chamando-os pelos seus nomes por fora do túnel uma vez que nos enxergam já que o túnel é transparente
Fechamento: Repetir a segunda atividade.
Plano de Aula Volta às Aulas 2019 – Natureza e Sociedade
Objetivos da aula:
- Conhecer o galinha
- Desenvolver sua percepção Tátil
- Observar a diversidade dos animais
- Despertar sua curiosidade
- Desenvolver sua linguagem
- Reconhecer a galinha em ilustrações
- Reconhecer o som da galinha em brincadeiras e cantigas
- Desenvolver a afetividade pelos animais
Introdução da aula para volta às aulas:
- Levar para o grupo placas sensoriais com diferentes imagens e texturas de galinha para os bebês observarem e manusearem.
- Primeira Atividade: Mostrar o livro e falar sobre a galinha : Olha a pata da galinha! Olha o bico da galinha! Como a galinha faz? , passar a mãozinha nas texturas (penas) para sentirem novas sensações.
- Segunda Atividade: Realizar uma rodinha cantada e cantar musicas que mencionam a galinha
Fechamento: Para finalizar vamos explorar novamente as placas.
Plano de Aula Volta às Aulas 2019 – Artes Visuais
Objetivos da aula:
- Desenvolver a coordenação motora fina – ampla e a criatividade.
- Sentir a textura da tinta
- Desenvolver a percepção Tátil
- Ampliar o conhecimento de mundo
Introdução da atividade:
Forrar um pedaço do piso da sala de artes com papel pardo e irei oferecer tinta para o grupo explorar livremente.
- Vamos colorir um grande pedaço de papel pardo fixado no chão, irei oferecer diversas cores para os bebes explorarem livremente a tinta, passando no papel e em suas mãozinhas.
- Fechamento: Para finalizar colar o papel pardo que o grupo pintou em nossa sala de aula para observarem as cores.
Sugestão de Atividade – Lembrancinhas Volta às Aulas
Sugestão de Atividade – Mural e Painel Volta às Aulas
Na hora de confeccionar seu painel ou mural escolar, alguns materiais são indispensáveis, confira nossa lista com sugestões:
- Moldes diversos;
- Barbantes;
- Glitter;
- Tesoura;
- Cola;
- Papel Picado;
- EVA;
- TNT;
- Cartolina;
- Entre outras coisas…
Painéis Menino e Menina:
Painéis Bem Vindos com Animais: Ursinhos, Borboletas e Abelhas
Confira também outros Painéis Bem Vindos
Painéis Bem Vindos com SAPO e Carrinho:
Painéis Bem Vindos com Menino e Menina
O que achou das nossas sugestões de Plano de Aula Volta às Aulas 2019? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.