Selecionamos nesta postagem diversas Atividades de Interpretação de Texto folclore, prontas para imprimir e trabalhar com alunos das series iniciais em sala de aula ou como tarefa para casa.
O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.
Lembre-se que folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.
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Atividades de Interpretação de Texto folclore – A lenda do Saci Pereré
Diz a lenda que o Saci-Pererê é um negrinho, baixinho, com uma perna só que usa uma carapuça vermelha na cabeça e um cachimbo na boca.
O Saci-Pererê entra nas casas dos moradores, põe açúcar nas comidas, apaga o fogo, faz cócegas nas galinhas, irrita os cachorros, solta os cavalos, assusta os viajantes e muitas outras safadezas.
Dizem que os viajantes, para se livrarem do danadinho, carregam fumo e cachaça para dar-lhe de presente e torcem para que o mesmo vá embora.
Os meninos que eram filhos das escravas com os senhores, eram abandonados nas matas, morriam pagãos, e por isso, viravam Sacis.
Responda:
- Descreva como eram os sacis, segundo a lenda:
- O que o Saci-Pererê costuma fazer?
- O que os viajantes fazem para se livrar deles?
- De onde surgiram os sacis, segundo a lenda?
Atividades de Interpretação de Texto folclore – O bicho floral
Atividades de Interpretação de Texto folclore – Urutau
A lenda do urutau:
Atividades de Interpretação de Texto folclore – A Mula sem Cabeça
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Existem muitas versões sobre a mula-sem-cabeça. Uma delas conta que uma mulher se apaixonou por um padre.
Esta mulher se transformou em mula-sem-cabeça, que nas noites de quinta para sexta feira, aparece relinchando, para assustar a todos que encontrar.
Apesar do nome, a mula tem cabeça sim, é que ela solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta parte do seu corpo.
Se alguém for bastante corajoso para lhe arrancar o freio de ferro, ou então picá-la com um alfinete para fazê-la sangrar, conseguirá quebrar o encanto.
A mula toma forma de mulher e chora muito.
Responda:
- Segundo a lenda, quando uma mulher se transforma em mula-sem-cabeça?
- O que a mula-sem-cabeça faz?
- Quando é que ela aparece?
- Por que as pessoas não conseguem ver a cabeça da mula?
- Qual a maneira de quebrar o encanto da mula-sem-cabeça?
- O que acontece com a mulher quando ela se livra do encanto?
Atividades de Interpretação de Texto folclore – O curupira
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No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias, quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima.
O melhor que se faz é sair dali correndo.
O Curupira é um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás. Para os índios, ele é o demônio da floresta. Corre atrás deles, enfurecido, para bater e até mesmo matar. Para se protegerem, quando se afastam de suas aldeias, os índios deixam pelo caminho penas de aves, abanadores e flechas.
O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.
Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…
Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.
As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, freqüentemente, montado em um porco-do-mato.
Responda:
1- Como é o Curupira?
2 – O que o Curupira faz com os caçadores?
3 – O que o Curupira faz para atrair suas vítimas?
4 – Que outros nomes o Curupira tem em outras regiões do Brasil?
5 – Assinale somente a alternativa correta:
a) Na floresta, que sinais anunciam que o curupira está chegando?
( ) Gritos longos e estridentes.
( ) Árvores destruídas no caminho.
( ) Rastros de porco-do-mato.
( ) Sons de tempestade.
b) O Curupira testa a resistência das árvores para
( ) protegê-las dos índios.
( ) saber se elas não cairão com a chuva forte.
( ) atrair sua vítimas humanas.
( ) assustar os destruidores da floresta.
c) A história do Curupira é sobre um
( ) demônio que assusta os animais da floresta.
( ) índio que usa abanadores e flechas.
( ) homem que se perde na mata e fica apavorado.
( ) anão que protege as árvores e os animais.
d) O Curupira vive em
( ) aldeias. ( ) cidades.
( ) matas. ( ) troncos.
e) As pessoas têm medo porque o Curupira
( ) persegue quem destrói a natureza.
( ) toca tambores escondido durante a noite.
( ) protege as árvores das tempestades.
( ) ataca os animais selvagens e perigosos da mata.
f) No texto, a palavra enfurecido significa
( ) apressado. ( ) furioso.
( ) desajeitado. ( ) barulhento.
Confira também algumas Lendas do folclore brasileiro para imprimir
Atividades de Interpretação de Texto folclore para 3 ano – Para imprimir
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O Folclore Brasileiro
O folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes.No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes. O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada.
O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume.
O Folclore brasileiro é riquíssimo, podemos citar as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, enfim tudo que faz parte da nossa cultura é considerado folclore brasileiro.
1) Responda com respostas completas de acordo com o texto acima:
a) O que é folclore?
b) Em que ano o termo “Folk-Lore” foi empregado pela primeira vez?
c) Por que o folclore brasileiro é riquíssimo?
2) Sublinhe as frases falsas:
a) O folclore varia bastante de um País para o outro.
b) As tradições folclóricas são iguais em todo o mundo.
c) As tradições folclóricas são passadas de geração a geração.
d) Os imigrantes não ajudaram para a formação folclórica de nosso País.
3) Complete as frases com a ajuda do quadro abaixo:
a) Tudo que faz parte da nossa ___________________ é considerado folclore.
b) Folclore é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o ______________________.
c) Comidas típicas e ____________________ fazem partem do folclore de uma região.
d) O folclore foi o resultado da miscigenação dos povos ____________________.
4) Pense e responda:
- O que quer dizer a palavra:
a) Folk?
b) Lore?
5) Marque a opção correta para completar a frase:
a) As —- e as —- fazem parte do folclore.
( ) festas populares / casas comerciais
( ) cantigas / crenças
( ) lendas / regiões
b) O folclore foi formado pelo —–.
( ) prefeito
( ) médico
( ) povo