Selecionamos nesta postagem diversos Textos para leitura (Pequenos textos para leitura e interpretação) para trabalhar com alunos das series iniciais.
Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. … Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.
Veja também:
E foi pensando nesta importância que selecionamos esses textos para leitura, confira:
Textos para leitura para imprimir
Outros em: Textos para imprimir
Textos para leitura
O Menino o Burro e o Cachorro
Um menino foi buscar lenha na floresta com seu burrico e levou junto seu cachorro de estimação.
Chegando no meio da mata, o menino juntou um grande feixe de lenha, olhou para o burro, e exclamou:
– Vou colocar uma carga de lenha de lascar nesse burro!
Então o Jumento virou-se para ele e respondeu:
– É Claro, não é você quem vai levar.
O Menino muito admirado com o fato de ter o burro falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai. Ao chegar em casa, quase sem fôlego, ele disse:
– Pai, eu estava na mata juntando lenha e depois de preparar uma carga para trazer, disse que ia colocá-la na garupa do burro, e, acredite se quiser, ele se virou para mim e disse: “Claro, não é você que vai levar…”
O Pai do menino, olhou-o de cima a baixo, e meio desconfiado, repreendeu ele:
– Você está dando para mentir agora. Onde já se viu tal absurdo, animais não falam.
Nesse momento, o cachorro que estava ali presente, saiu em defesa do garoto e falou:
– Foi verdade, eu também estava lá e vi tudinho!
Assustado o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro.
Nesse momento, aconteceu algo ainda mais curioso. O machado começou a tremer em suas mãos e falou com a voz temerosa:
– O senhor tenha cuidado, esse cachorro pode me morder!
O burrinho teimoso
Renato tem um burrinho que se chama Barroso. O burrinho adora fugir escondido.
Um dia Barroso pulou a cerca e correu para o morro.
Renato pegou o burrinho e amarrou em uma árvore.
Renato falou para Barroso:
― Que burrinho teimoso!
A escola da bicharada
Na escola da bicharada, dona coruja por ser muito inteligente, é a professora.
O papagaio fala o tempo todo, por isso ainda não aprendeu a ler. O macaco só faz palhaçada.
O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso pavão. Ele não fica quieto na carteira e passeia o tempo todo, pra lá e pra cá.
Um dia o pavão falou:
¾ Como sou lindo! Vejam minhas penas!
O macaco respondeu:
– Olhe para seu pés, como são feios!
O pavão olhou para os pés e levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
A Enchente
Chama o Alexandre ! Chama !
Olha a chuva que chega!
É a enchente.
Olha o chão que foge com a chuva …
Olha a chuva que encharca a gente.
Põe a chave na fechadura.
Fecha a porta por causa da chuva,
olha a rua como se enche !
Enquanto chove bota a chaleira no fogo: olha a chama! Olha a chispa.
Olha a chuva nos feixes de lenha !
Vamos tomar chá pois a chuva é tanta que nem de galocha se pode andar na rua cheia !
Chama o Alexandre ! Chama !
A árvore de João
João é um menino que gosta muito de plantas.
No seu aniversário seu tio disse:
– João essa sementinha é um presente para você.
João disse:
– Obrigado tio! Vou plantar essa semente no quintal da minha casa.
Ele plantou a semente na terra e todos os dias ele molhava e conversava com a sua plantinha.
A plantinha foi crescendo e se tornou uma árvore enorme.
Numa tarde ele viu que estava nascendo uma frutinha e descobriu que sua árvore era uma laranjeira. Ele disse:
– Oba! Vou poder fazer sucos de laranjas todos os dias!
A árvore de Jaqueline
Jaqueline é uma menina pobre que não tem muitos brinquedos.
Seu pai trabalha limpando as ruas e sua mãe é costureira em uma fábrica.
Toda tarde, depois de fazer os deveres da escola, ela corre para brincar na árvore que tem em frente a sua casa.
A árvore vive carregada de laranjas. Jaqueline vende as laranjas da árvore para as professoras de sua escola e o dinheiro dá para sua mãe.
O Papagaio:
Falando pelos cotovelos
Leva a vida o papagaio.
Sabe de tudo, o fofoqueiro
Sempre a tagarelar.
Ele só não sabe ainda
Como parar de matraquear!
Filó
Uma bela gatinha fugiu de casa, deixando uma pobre menininha toda chorosa. Por Favor. achem minha filó! E não é que encontraram a gatinha?! Já voltando para casa, toda empoeirada, a danadinha.
A BARATA LARA
TUDO COMEÇOU QUANDO, AO IR NA COZINHA, DEI DE CARA COM UMA BARATA SIMPÁTICA. BATIZEI-A DE LARA. MAS ONDE ESCONDÊ-LA DO CHINELO DA MAMÃE? LÓGICO! NO QUARTO DO MEU IRMÃO MAIS VELHO! O LUGAR MAIS BAGUNÇADO DA CASA. LARA VIVE TÃO FELIZ ALI QUE ATÉ SE CASOU. MAS QUE DESAFORO. ..ELA NEM ME CONVIDOU PARA O CASAMENTO!
A fada Sofia
Sofia é uma fada.
Ela faz muitas mágicas legais!
Fabiana vê a fada e pede:
___ Você pode fazer a mágica do facão, Sofia?
A fada bate a varinha no facão e ele some.
O facão virou uma fumaça perfumada.
A NETA DE DONA ZELI
ZENAIDE É UMA BELEZA DE MENINA.
ELA É A NETA MAIS NOVA DE DONA ZELI, ZENAIDE JÁ FALA MAMÃE, PAPAI E VOVÓ.
ELA É UMA MENINA ESPERTA, TEM CABELO AMARELADO E OLHOS MUITO AZUIS.
DONA ZELI CUIDA DE SUA NETA, PORQUE A MÃE DE ZENAIDE TEM UM SALÃO DE BELEZA E PRECISA TRABALHAR.
É POR ISSO QUE ZENAIDE É TÃO APEGADA A SUA AVÓ!
A PATA TIANA
DONA SONIA VIVE NO SITIO.
ELA TEM UMA CRIAÇÃO DE PATOS, DONA SONIA ACHA A PATA TIANA A MAIS BONITA, PORQUE ELA TEM AS PENAS COLORIDAS NAS ASAS E NA CALDA.
TIANA NÃO GOSTA DE SUJAR AS PENAS, SE ISSO ACONTECE, ELA LOGO VAI A LAGOA DAR UM MERGULHO. DEPOIS ELA SACODE AS PENAS, SECA-SE AO SOL E VAI PASSEAR PELO SITIO.
Também veja essa sugestão: Pequenos Textos curtos para leitura e treino da letra cursiva
Textos para leitura – Pequenos textos ilustrados para leitura e interpretação
Parabéns a você
O sapo caçador:
Minha casa
Os ovinhos de páscoa
A estrelinha:
Juca de bicicleta:
Dica Extra: Não basta apenas incentivar a criança a ler, é preciso de fato se importar com a leitura dela. E você pode demonstrar isso participando desse processo. Ensinando ela a entender as primeiras palavras e lendo parte da história quando for necessário. Tente contextualizar as informações do “livro/história” como uma espécie de comentarista.