<

Refração da luz

A refração da luz é um fenômeno que ocorre quando a luz sofre mudança do meio de propagação, do meio da incidência para o meio de refração.

É onde acontece a variação de velocidade da propagação.

A luz é uma forma de onda que se manifesta em uma certa velocidade e essa velocidade vai depender do meio onde ela é propaganda.

A velocidade da luz no ar é diferente da luz na água de modo que quando passa de um meio para o outro, por exemplo, um vidro com água ocorre a refração ou desvio do feixe de luz.

Aqui ocorre a diminuição da velocidade da luz e do comprimento da onda, mas a frequência que é a constante de proporcionalidade não vai ser alterada.

Este é o motivo de colocarmos um objeto em um copo com água. Temos a ilusão de que o objeto está quebrado.

Veja também:

Incidência

Na refração, acontece a alteração da velocidade de propagação da luz através de um desvio da direção original, a luz sofre um desvio angular em relação à reta normal, passa de um meio transparente para outro meio transparente diferente.

Se a incidência da luz do meio normal, que apresente o ângulo de incidência igual a zero, a luz não vai sofrer desvio, seu ângulo refratado será nulo.

Mas quando a incidência da luz provoca um desvio oblíquo, o raio luminoso vai se aproximar mais da reta normal, levando ao desvio na trajetória luminosa que é o fenômeno da refração.

Dioptro

Dioptro é a interface entre dois meios homogêneos e transparentes e segundo sua superfície, os dioptros são classificados em planos, esféricos, cilíndricos e outros.

Leis da refração

O fenômeno da refração da luz tem duas leis:

  • 1ª lei da refração da luz: o raio incidente, refratado e a normal, no ponto de incidência estão contidas no mesmo plano, são coplanares. O plano da luz refratada e plano de incidência coincidem.
  • 2ª lei da refração da luz: aqui calcula-se o valor do desvio sofrido pela refração da luz. Os senos dos ângulos de incidência e refração da luz são proporcionais as velocidades.

Índice

O índice de refração da luz determina a relação que existe entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade do meio. Quanto maior for a frequência da luz, maior será o índice da refração.

Índice de refração absoluto

O índice de refração absoluto é representado por n e corresponde a razão que há entre a velocidade e a luz do vácuo (c) e a velocidade da luz no meio considerado (v).

Isto na medida que quanto maior for o índice de refração, menor será a velocidade da propagação da luz nesse meio. O índice de refração absoluto sempre tem o valor maior ou igual a 1:

n = c/v

n = índice de refração (adimensional pois não há unidade de medida

c = velocidade da luz no vácuo (c = 3.10(8) m/s)

v = velocidade da luz no meio (m/s)

Índice de refração relativo

O índice de refração relativo calcula o índice de um meio para o outro:

Na,b = na/nb = vb/va

n = índice de refração

v = velocidade da luz no meio (m/s)

____

Vídeo Aula – Refração da luz