A Próstata é uma glândula exócrina bem pequena que pode pesar em torno de 35 g com 3 cm de diâmetro , a mesma apresenta funções bastante importantes no órgão genital masculino, como o transporte urinário para bexiga e a formação do líquido seminal. Vamos conhecer um pouco dessa glândula e principalmente os riscos de doenças que podem prejudicar a saúde?
AFINAL, O QUE É A PRÓSTATA?
Como mencionado anteriormente à próstata é uma glândula bem pequena que fica localizada bem abaixo da bexiga, seu tamanho pode ser comparado a uma laranja, como muitos ainda pensam, a próstata não é responsável pela ereção masculina, ela apenas produz um liquido que faz parte do sêmen que é transportado para o órgão genital masculino. Muitos ainda não sabem, que a próstata não esta apenas presente em homens, isso mesmo, o mesmo pode se desenvolver em mulheres através de alterações hormonais, essas alterações se dão devido ao fato do uso excessivo de anabolizantes e reposições hormonais, criando a formação de temores malignos.
A próstata no sexo masculino pode variar de tamanho de acordo com o tempo e idade, essa variação depende de alguns fatores que podem ocasionar problemas graves na saúde do homem, esse processo é denominado de hiperplasia benigna, esse problema não há relação direta com o câncer de próstata.
Por mais que não seja uma complicação de nível cancerígeno, é extremamente importante haver um acompanhamento médico, pois com o aumento da próstata pode ocasionar infecções, como infecção urinaria e em casos mais graves insuficiência renal.
Alguns casos não apresentam sintomas específicos, mas como a próstata fica comprometida com sua variação de tamanho, a mesma pode apertar o canal da uretra. Veja alguns sintomas:
- Em alguns casos pode ocorrer grande urgência de urinar havendo vazamento de urina
- Sensação de bexiga cheia diariamente, apesar de ter ido ao banheiro diversas vezes, principalmente à noite.
- Fluxo fraco da urina, apenas em gotas
É extremamente necessário diante desses sintomas procurar um medico especializado para tratar a causa, alguns fatores podem contribuir para a diminuição dos sintomas, veja:
- Não podemos deixar de citar o exercício físico que está presente em todos os fatores de prevenção de doenças, o mesmo é indicado para pessoas que apresentam esses sintomas e precisam realizar movimentos de atividades para retenção urinaria e principalmente deixar de lado o sedentarismo
- Há muitas pessoas que tem o costume de beber bastante líquido a noite, e não estamos falando da água, estamos falando do café, álcool, refrigerantes, que podem afetar diretamente o tônus muscular da bexiga, com esse afetamento a estimulação dos rins é comprometida, isso pode fazer com que a freqüência urinaria seja freqüente no período noturno
- Alguns medicamentos podem contribuir para o aparecimento dos sintomas, por isso é de extrema importância na consulta medica avaliar os tipos de medicamentos que podem ser tomados
- Não segure a urina, quando tiver de ir ao banheiro, vá, pois segurar pode haver o processo da infecção urinaria.
CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata é uns dos problemas mais graves que afetam os homens nos dias atuais, chegando a ser a segunda a maior causa de morte por câncer. No Brasil o numero de casos por ano é muito preocupante, chegando a mais de 2 milhões por ano, e há aqueles que ainda nem foram diagnósticos ou não vão ao médico por conta da estigmatização enorme do exame, que em alguns casos pode haver o toque retal, antes é realizado exames de biopsia para encontrar alterações no sistema sanguíneos, esse exame é chamado de PSA.
O câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula da próstata, os principais sintomas podem vir acontecer em casos em que o câncer está bem agravado:
- Necessidade de sempre estar em processo de urinação
- Pequena quantidade de urina
- Em casos mais graves a urina pode sair com um pouco de sangue
Como vimos, os sintomas podem ser os mesmos nos casos do aumento da próstata e a prostatite, a prostatite pode ser ocasionada por bactérias, fungos e vírus, que diferentemente do câncer de próstata são doença benignas.
PREVENÇÃO E FATORES DE RISCOS
A prevenção pode acontecer de diversas maneiras, mas principalmente a grande importância de manter dieta saudável e equilibrada, com alimentos ricos em vitamina como frutas, verduras, legumes, sem consumo exagerado de gorduras que podem ocasionar outras doenças graves.
- Extremamente necessário realizar atividade físicas, se não há o costume, tente pelo menos 3 vezes na semana, por pelo menos meio hora, com movimentos leves, caminhadas, alongamentos, o importante é não ficar parado
- O consumo de alimentos saudáveis mais a junção de exercícios físicos são fantásticos para a saúde, ambos ajudam a manter o peso corporal
- O cigarro como sabemos pode ocasionar diversos problemas de saúde, então é necessário evitá-lo
- E o maior vilão de todos é a bebida alcoólica, é extremamente necessário evitá-la.
Os fatores de riscos estão diretamente ligados com a prevenção, como a não pratica de exercícios físicos, pessoas fumantes, consumo de bebidas alcoólicas. Mas há aqueles que podem ser de riscos de nível de faixa etária, familiar e físico. Como:
- Com o passar do tempo vamos envelhecemos, homens com 55 anos ou mais de idade tem grandes chances de desenvolver o câncer de próstata, ou seja, homens com menos de 45 anos é menos improvável que o tenha, é de extrema importância ter os exames em dia
- O histórico familiar de câncer é um grande fator de risco, então fique atento e faça os exames
- Homens com níveis de peso corporal elevado há mais possibilidades de desenvolver a doença.
EXAMES E TRATAMENTO
Mesmos alguns médicos sendo contra em realizar exames em pacientes que não apresentam nenhum sintoma inicial, alguns apontam que o exame pode trazer danos a saúde, mas alguns explicam que o mesmo pode ajudar a descobrir se a algum problema na próstata, como o câncer, o diagnostico inicial aumenta a possibilidade de melhor tratamento e cura, evitando que a mesma se desenvolva e traga problemas mais graves.
Os exames são:
Exame toque retal e PSA: Nesse exame é avaliado o tamanho e textura da próstata. Isso é possível pela introdução do dedo no reto, que possibilita avaliar de forma atenta e precisa possíveis problemas na glândula, o contato pode chegar às partes laterais e posteriores da próstata. Diante desse exame se for encontrado alguma suspeita de câncer, é realizado o exame de biopsia, o mesmo vale pro exame de PSA, o PSA é um exame de sangue que encontra alterações anormais e é realizado para avaliar a quantidade de proteínas produzidas pela próstata, Antígeno Prostático Específico, ou seja, PSA, se essa proteína estiver em nível elevado, é sinal de câncer, ou em melhores casos doenças benignas da glândula.
O tratamento pode ser por meio cirúrgico juntamente com a radioterapia, em alguns casos pode adentrar com tratamento hormonal. Cada caso permite escolher o tratamento de forma individualizada e segura para o paciente.
Lembrando que a realização dos exames mesmo não apresentando os sintomas é de extrema importância para prevenção, o exame não trás qualquer risco ou malefício a saúde, apenas pode gerar quadros de ansiedade por parte do paciente, o risco do exame só está ligada com os seus resultados e não com sua realização. Que fique claro!
NOVEMBRO AZUL O novembro azul é um mês dedicado a conscientização, prevenção e diagnostico do câncer de próstata, é um grande incentivo para os homens cuidarem da sua saúde. Infelizmente ainda se há muito preconceito e estigma com os exames que são realizados para o diagnostico do câncer, homens, se livrem desse pensamento tão limitado e machista, essa limitação pode levar a problemas de saúdes bem graves e ate a morte. Vamos cuidar da saúde e prevenir essa doença que diante de dados é a segunda maior causa de morte de câncer, chegando a 28,6% dos casos.
Outros artigos: