Confira nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Projeto folclore educação infantil e series iniciais. É um excelente recurso para trabalhar o Dia do Folclore Brasileiro.
O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente no dia 22 de agosto. (Decreto no. 56747 de 17/08/1965).
Mas o que é o Folclore? Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
Veja também: Projeto Folclore.
Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como prática pedagógica nas unidades escolares.
O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.
O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História.
Projeto folclore educação infantil – Brincando com o Folclore
Justificativa do projeto:
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Objetivo geral:
- Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.
Objetivos específicos:
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer a importância do folclore para a comunidade;
- Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
- Ampliar a linguagem oral;
- Favorecer a construção da escrita;
- Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
- Promover o interesse por manifestações artísticas;
- Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
- Estimular o raciocínio;
- Desenvolver o interesse pela pronuncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua;
- Usar a linguagem visual como expressão;
- Usar a expressão verbal, a memória e a criação de um personagem com uma técnica tridimensional;
- Despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa, perceber o sentido e o significado das frases e se divertir com ambiguidade de algumas delas. Exercitar a leitura e a escrita;
- Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas;
- Desenvolver a agilidade e o raciocínio.
Conteúdos trabalhados:
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Recursos:
- Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
Avaliação:
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Atividade Culminante:
- Exposição para os pais, do Projeto folclore educação infantil, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Projeto folclore educação infantil
OBJETIVOS GERAIS :
- colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
- levar ao reconhecimento da importância do folclore na História de uma país
- estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;
- incentivar o gosto pela leitura, canto, dança
- apresentar diversas manifestações do folclore brasileiro.
CULMINÂNCIA :
- Exposição dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, dobraduras, fantoches, etc)
- Mural de texto para todas as produções escritas feitas pelos alunos.
- Mural de Fotos (expor fotos dos alunos em diferentes etapas do Projeto folclore educação infantil) – pode ser uma galeria na Internet.
RECURSOS MATERIAIS
- Papel, cola, cartolina, giz de cera, tesoura, tinta, sucata, etc (material já disponível na escola) – importante cada professor providenciar o necessário para cada atividade;
- Laboratório de Informática com Internet
- Software Jclik
- Editor de Texto
Projeto folclore educação infantil na escola
O Folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, pretendemos através deste Projeto folclore educação infantil promover o desenvolvimento integral do aluno, por meio de atividades lúdicas e educativas, auxiliando para que estabeleçam uma relação com o passado e o presente.
Relacionando o conhecimento, as brincadeiras, lendas, personagens, canções, brinquedos, poesias, crendices, provérbios, com o cotidiano atual.
Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, auxiliaremos para que haja esta ligação, pois a mudança contínua das novas tecnologias influenciam na maneira de vida, no trabalho e no desenvolvimento social dos alunos, causando a necessidade de transformação dos processos de ensino aprendizagem.
Por tanto, auxiliar os alunos que reconheçam este link do antigo com o novo é fundamental, para a construção do conhecimento colaborativo, onde seja envolvida a família, amigos, escola e comunidade, em que todos possam aprender e ensinar.
Publico Alvo deste projeto folclore educação infantil: Alunos de Educação Infantil e Séries Iniciais, desde que sejam adaptadas as atividades de acordo com cada nível de aprendizagem.
OBJETIVO GERAL:
- Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira, relacionando a sabedoria popular com o cotidiano atual. Bem como envolver a família e a comunidade escolar nas atividades propostas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
- Participar de atividades folclóricas, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais;
- Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos;
- Pesquisar e registrar as diversas manifestações do folclore;
- Identificar o uso da linguagem formal e informal;
- Ler e refletir coletivamente sobre a mensagem dos provérbios;
- Confeccionar murais, cartazes e vídeos, despertando a importância do folclore;
- Estimular o ritmo, a criatividade e o prazer pelas cantigas de roda;
- Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
- Conhecer brinquedos e brincadeiras folclóricas relacionando com as da atualidade.
METODOLOGIA:
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. Por isso será proposto atividades que visam resgatar a cultura popular através de lendas, canções, brincadeiras, adivinhações, parlendas, etc. As atividades serão desenvolvidas de maneira individual e coletiva, e para isso será proposto:
Jogos e brincadeiras;
- Representação de cantigas e parlendas;
Leitura e ordenação de textos, lendas, receitas de comidas típicas;
Sessões de vídeos;
- Realizar concurso de adivinhas;
- Confeccionar murais e cartazes;
- Dramatizar lendas e realizar a filmagem;
- Confeccionar brinquedos e jogos utilizando as tecnologias disponíveis na escola;
- Socialização do entendimento das pesquisas realizadas.
RECURSOS:
- Laboratório de informática;
- Computadores, impressora, internet;
- Datashow;
- Vídeos, dvd;
- Auxilio de familiares e comunidade;
- Rádio;
- Câmera fotográfica;
- Livros, cadernos, folhas xerocadas;
- Papeis coloridos;
- Canetas, lápis de cor, tinta guache .
AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão avaliados quantitativa e qualitativamente de acordo com o desempenho nas atividades propostas de maneira individual, coletiva pelo professor e através de socialização para se auto avaliar.
Projeto folclore educação infantil – Resgatando nossa cultura
O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor.
Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.
Objetivos:
- Identificar a importância cultural do folclore.
- Valorizar danças, músicas, brincadeiras, lendas, culinária e cultura. folclórica das regiões brasileira.
- Explorar linguagem oral e escrita e artística.
- Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções.
- Motivar produções artísticas individuais e coletivas.
- Aprender a trabalhar em grupo e dividir funções;
- Proporcionar interação entre os alunos;
- Perceber a importância do desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das relações interpessoais e do espírito cooperativo;
- Respeitar as diferenças;
- Ter autonomia;
- Ser consciente que é o protagonista;
- Promover a interação e o desenvolvimento social;
METODOLOGIA
- O Projeto folclore educação infantil: resgatando a cultura será desenvolvido dividindo as regiões brasileiras por turmas, sendo assim, cada turma será responsável por uma região brasileira.
- Cada turma deverá apresentar as danças, brincadeiras, lendas, culinária e cultura folclórica das regiões brasileira.
COMPETÊNCIAS
- Leitora.
- Escritora.
- Artística.
HABILIDADES
- Ler, compreender, analisar e interpretar o folclore brasileiro.
CONTEÚDO
- Folclore
- Brincadeiras
- Músicas
- Lendas
- Culinária
- Cultura
ATIVIDADES
- Pesquisa
- Elaboração de uma apresentação
- Apresentação do Projeto folclore educação infantil
CRONOGRAMA
- Uma semana de aula, de 19 de agosto a 22 de agosto.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Livros
- Material didático
- Material multimídia
AVALIAÇÃO
- Observação da compreensão, assimilação, interesse e participação dos alunos e frente aos resultados das atividades e produções dos alunos.
Projeto folclore educação infantil para imprimir
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Projeto folclore educação infantil e ensino fundamental
- Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,região ou do Brasil;
- Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
- Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
- Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
- Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
- Lendas típicas
- Adivinhas
- Leitura e escrita
- Trava-línguas
- Piadas
- Lendas da nossa região
- Conhecer e resgatar algumas lendas,inclusive as regionais;
- Conhecer e valorizar a própria cultura;
- Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
- Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
- Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
- Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
- Identificar o uso da linguagem formal e informal;
- Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
- Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
- Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região
- Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo
- Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas
- Montagem de murais
- Produções textuais como recontos
- Dramatizações de lendas.
- Trabalhos de arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos
- Filmes
- Desenhos
- Exposições dos trabalhos na culminância.