<

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

Confira nesta postagem algumas ideias e modelos prontos para o seu Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental.

Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades.

Veja mais em:

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental – 2º Ano

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

Objetivo:

  • Proporcionar ao aluno através do conhecimento, estudo, analise e brincadeiras momentos de aprendizado significativo nas diversas áreas escolares ampliando assim seu desenvolvimento cognitivo bem como sua aquisição de conhecimentos pedagógicos á serem utilizado em sala de aula e na vida.

Atividades Proposta:

  • Estudo de cada um dos personagens do circo;
  • Estudo de sistema numeração decimal através de atividades contextualizadas;
  • Produção de Texto;
  • Leitura e Interpretação;
  • Cruzadinhas contextualizadas;
  • Caça- palavras contextualizadas;
  • Estudo das cores primárias e secundárias em pintura dirigida;
  • Situações- problemas;
  • Enigmas envolvendo operações;
  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
  • Recorte de palavras segundo orientação do professor;
  • Responder questão de múltipla escolha;
  • Trabalhar operações de modo divertido;
  • Pesquisar em dicionários;
  • Recorte e ordenação de texto;
  • Ler e Desenhar aquilo que se pede;
  • Resolução de problemas;
  • Produção de listas;
  • Elaboração de questionários de perguntas de múltipla escolha dentro do tema;
  • Escrita de frases a partir de palavras do texto;
  • Fazer auto ditados;
  • Ordenar o nome de palhaços famosos;
  • Ditado decimal;
  • Decoração de personagens do circo com papel rasgado entre outras técnicas artísticas;
  • Jogos de 7 erros;
  • Realizar pesquisas de campo;
  • Montar álbum de personagens do circo;
  • Jogos de labirintos com operações;
  • Pintura com operações;
  • Produção letras de músicas;
  • Caracterização e montagem de fantasia dos alunos;
  • Concurso de Piadas;

BRINDE: palhaço confeccionado de bala

Metodologia:

  • Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do dia do circo e do que difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
    Recursos: cartolina ,cola, tesoura, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, revista jornal.

Disciplinas que serão trabalhadas

  • Português
  • História
  • Artes
  • Matemática
  • Geografia

Avaliação:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Através de relatórios bimestrais e avaliações.

Mais em: 15 Lembrancinhas para o Dia do Circo com Moldes


Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Na Educação Infantil, devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Portanto o desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças, ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.

Objetivos:

  • Conhecer a história do circo (os nômades);
  • Conhecer o circo e suas atribuições;
  • Identificar personagens do circo e suas atrações;
  • Conhecer a função de cada personagem do circo;
  • Conhecer a linguagem usada no circo;
  • Saber como vivem as crianças que moram no circo;
  • Representar papéis referentes aos personagens do circo;
  • Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
  • Imitar animais circenses;
  • Participar de brincadeiras relativas ao circo;
  • Cantar músicas de circo;
  • Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
  • Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
  • Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
  • Respeitar os animais que fazem parte do circo;
  • Saber trabalhar em grupo;
  • Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;

Atividades a serem trabalhadas:

  • Cantar músicas referentes ao tema (DVD da Xuxa circo, Patati Patat);
  • Pesquisas;
  • Confecção de cartazes;
  • Recorte e colagem;
  • Conversas informais;
  • Dramatização de palhaços
  • Leitura de história sobre o tema;
  • Fantoche
  • Desenho e pintura;
  • Dança;
  • Pequenos jogos;
  • Dramatização;
  • Assistir ao DVD “Patati e Patata” e da “Xuxa O circo”;
  • Confecção de um palhaço usando suporte do rolo de papel higiênico;
  • Jogo da memória com figuras circenses.
  • Desenhar e apreciar cenas de circo.
  • Produção de texto através de figuras sobre o circo

Avaliação:

O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

Culminância:

Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação de palhaços.


Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

O Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental foi elaborado com intuito de levar as crianças desta faixa etária, um pouco da vivência desse rico mundo do circo, e das artes circenses como fonte de conhecimento,  proporcionando um aprendizado lúdico e diversificado.. Plantando sonhos, trazendo alegria, criando fantasias e ampliando os conhecimentos cognitivos dos nossos alunos por meio de práticas pedagógicas associadas ao tema “Circo”, tornando nossa sala de aula um verdadeiro espetáculo. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, têm música, teatro, dança, coreografias, figurinos específicos que encantam a plateia; um espetáculo de magia que que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também dos adultos

Objetivo Geral

Proporcionar ao educando através do estudo, pesquisas, análise, jogos, atividades e brincadeiras lúdicas, o aprendizado significativo em diversos eixos temáticos, apliando, desenvolvendo e despertando o conhecimento e a valorização da arte circense.

 Objetivos Específicos

  • Desenvolver o potencial artístico do educando através de atividades;
  • Montar maquetes destacando o tema “O Circo”
  • Produzir textos, descritivos , narrativos, e dissertativos, a partir de imagens, vídeos, televisão;
  • Reconhecer o circo como uma arte;
  • Reconhecer os diversos personagens do circo;
  • Realizar dramatização de histórias circenses;
  • Conhecer a história do circo;
  • Conhecer os palhaços e artistas circenses de ontem e de hoje;
  • Realizar brincadeiras e caracterização de personagens circenses;
  • Realizar diversas atividades em diferentes eixos temáticos com o tema “Circo”,
  • Realizar pesquisas sobre a arte circense;
  • Caracterização de personagens circenses;
  • Confecção de livros através de histórias ou músicas destacando o tema Circo;
  • Promover oficinas de artes;
  • Trabalhar o livros com histórias circenses como: “O Circo” de Roseana Murray
  • Promover a diversão e aprendizado pela arte circense de uma forma lúdica, bem como concurso de piadas, brincadeira de perguntas e resposta com torta na cara.

Eixos Temáticos

  • Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia, corpo e movimento, equilíbrio e coordenação

Atividades Propostas

  • Pesquisa dos personagens circenses e sobre a história do Circo;
  • Caricatura de palhaços famosos como Carequinha, Patati e Patatá;
  • Montagens de maquetes;
  • Produção de textos;
  • Leitura e interpretações de textos;
  • Caça palavras contextualizadas;
  • Estudo de cores primárias e secundárias através de pinturas;
  • Classificar palavras, bem como número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
  • Recorte de palavras com orientações do professor;
  • Formação de palavras com alfabeto móvel;
  • Resolução de problemas;
  • Trabalhar operações;
  • Trabalhar ordenação de textos ou músicas;
  • Ler e desenhar o que se pede;
  • Escritas de frases a partir de palavras de texto;
  • Desenhar o que se pede;
  • Atividades envolvendo auto ditados;
  • Bingo de palavras de personagens do circo;
  • Pesquisa de palavras em dicionários;
  • Jogo dos 7 erros;
  • Jogo da memória com personagens circenses;
  • Construir palhaços e outros com diferentes técnicas de artes e reciclagem.
  • Asisitir ao filme “Dumbo”;
  • Assistir DVD da Xuxa o “Circo”

Desenvolvimento

Cada turma será responsável em montar seus stande e expor os trabalhos realizados durante toda a semana do projeto.

Promover um show de talentos onde cada turma, ou aluno que quiser fazer uma apresentação, bem como o concurso de piadas, concurso de palhaços, apresentação ou dramatização da arte alguma circense escolhida por cada professor ou aluno. (Caso dos alunos maiores).

A escola fica responsável em convidar artistas circenses para se apresentarem na escola durante a semana do projeto.

Estratégias

  • Música
  • Dança
  • Desenho
  • Pintura
  • Recorte e colagem
  • Jogos e brincadeiras
  • Literatura Infantil
  • Vídeos
  • CDs
  • Adereço
  • Coreografia
    Dramatização

Fechamento

  • Ao final do projeto cada turma levará uma lembrancinha com guloseimas e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.

Avaliação

  • A avaliação  será permanentemente no decorrer da aplicação do projeto através de todas as atividades propostas.

Recomendamos também: PROJETO CIRCO


Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

A temática do circo oferece elementos e figuras que cativam o interesse e curiosidade da criança e podem, por isso, servir perfeitamente para aprofundar e melhorar seus conhecimentos nas disciplinas básicas. Servindo aqui também, para mostrar que os estudos podem ser divertidos ou estarem associados a temas interessantes, desenvolvendo assim gosto pelo estudo.

Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental
Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Exemplificar através de um tema rico e divertido que o estudo pode ser uma atividade prazerosa;
  • Instigar gosto pelo estudo;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Desenvolver coordenação motora;
  • Incentivar o humor sadio, que respeita mútua e inuversalmente o outro em todas as suas diferenças e
  • peculiaridades;

Desenvolvimento:

  • Apresentar o tema: o que é o circo, como ele funciona, quais são as principais e mais comuns atrações do circo;
  • Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, ditados, brincadeiras dirigidas;
  • O CIRCO DA ESCOLA: Junto dos alunos, confeccione máscaras (com papelão, material reciclado, EVA ou outros) de palhaço, apresentador, dançarina, mágico, depois, faça fantasias e faça com que se apresentem;
  • Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes atrações do circo, as principais personagens e o que foi estudado até então;
  • Desenho;
  • Recorte e colagem;
  • Jogo dos Sete Erros;
  • Cantar, assistir filmes e outros recursos interativos.