Confira nesta postagem algumas ideias e modelos prontos para o seu Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental.
O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades.
Veja mais em:
Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental – 2º Ano
Objetivo:
- Proporcionar ao aluno através do conhecimento, estudo, analise e brincadeiras momentos de aprendizado significativo nas diversas áreas escolares ampliando assim seu desenvolvimento cognitivo bem como sua aquisição de conhecimentos pedagógicos á serem utilizado em sala de aula e na vida.
Atividades Proposta:
- Estudo de cada um dos personagens do circo;
- Estudo de sistema numeração decimal através de atividades contextualizadas;
- Produção de Texto;
- Leitura e Interpretação;
- Cruzadinhas contextualizadas;
- Caça- palavras contextualizadas;
- Estudo das cores primárias e secundárias em pintura dirigida;
- Situações- problemas;
- Enigmas envolvendo operações;
- Classificar palavras quanto ao número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
- Recorte de palavras segundo orientação do professor;
- Responder questão de múltipla escolha;
- Trabalhar operações de modo divertido;
- Pesquisar em dicionários;
- Recorte e ordenação de texto;
- Ler e Desenhar aquilo que se pede;
- Resolução de problemas;
- Produção de listas;
- Elaboração de questionários de perguntas de múltipla escolha dentro do tema;
- Escrita de frases a partir de palavras do texto;
- Fazer auto ditados;
- Ordenar o nome de palhaços famosos;
- Ditado decimal;
- Decoração de personagens do circo com papel rasgado entre outras técnicas artísticas;
- Jogos de 7 erros;
- Realizar pesquisas de campo;
- Montar álbum de personagens do circo;
- Jogos de labirintos com operações;
- Pintura com operações;
- Produção letras de músicas;
- Caracterização e montagem de fantasia dos alunos;
- Concurso de Piadas;
BRINDE: palhaço confeccionado de bala
Metodologia:
- Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do dia do circo e do que difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Recursos: cartolina ,cola, tesoura, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, revista jornal.
Disciplinas que serão trabalhadas
- Português
- História
- Artes
- Matemática
- Geografia
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Através de relatórios bimestrais e avaliações.
Mais em: 15 Lembrancinhas para o Dia do Circo com Moldes
Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental e Educação Infantil
Na Educação Infantil, devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Portanto o desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças, ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
Objetivos:
- Conhecer a história do circo (os nômades);
- Conhecer o circo e suas atribuições;
- Identificar personagens do circo e suas atrações;
- Conhecer a função de cada personagem do circo;
- Conhecer a linguagem usada no circo;
- Saber como vivem as crianças que moram no circo;
- Representar papéis referentes aos personagens do circo;
- Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
- Imitar animais circenses;
- Participar de brincadeiras relativas ao circo;
- Cantar músicas de circo;
- Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
- Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
- Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
- Respeitar os animais que fazem parte do circo;
- Saber trabalhar em grupo;
- Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Atividades a serem trabalhadas:
- Cantar músicas referentes ao tema (DVD da Xuxa circo, Patati Patat);
- Pesquisas;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Conversas informais;
- Dramatização de palhaços
- Leitura de história sobre o tema;
- Fantoche
- Desenho e pintura;
- Dança;
- Pequenos jogos;
- Dramatização;
- Assistir ao DVD “Patati e Patata” e da “Xuxa O circo”;
- Confecção de um palhaço usando suporte do rolo de papel higiênico;
- Jogo da memória com figuras circenses.
- Desenhar e apreciar cenas de circo.
- Produção de texto através de figuras sobre o circo
Avaliação:
O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.
Culminância:
Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação de palhaços.
Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental
O Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental foi elaborado com intuito de levar as crianças desta faixa etária, um pouco da vivência desse rico mundo do circo, e das artes circenses como fonte de conhecimento, proporcionando um aprendizado lúdico e diversificado.. Plantando sonhos, trazendo alegria, criando fantasias e ampliando os conhecimentos cognitivos dos nossos alunos por meio de práticas pedagógicas associadas ao tema “Circo”, tornando nossa sala de aula um verdadeiro espetáculo. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, têm música, teatro, dança, coreografias, figurinos específicos que encantam a plateia; um espetáculo de magia que que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também dos adultos
Objetivo Geral
Proporcionar ao educando através do estudo, pesquisas, análise, jogos, atividades e brincadeiras lúdicas, o aprendizado significativo em diversos eixos temáticos, apliando, desenvolvendo e despertando o conhecimento e a valorização da arte circense.
Objetivos Específicos
- Desenvolver o potencial artístico do educando através de atividades;
- Montar maquetes destacando o tema “O Circo”
- Produzir textos, descritivos , narrativos, e dissertativos, a partir de imagens, vídeos, televisão;
- Reconhecer o circo como uma arte;
- Reconhecer os diversos personagens do circo;
- Realizar dramatização de histórias circenses;
- Conhecer a história do circo;
- Conhecer os palhaços e artistas circenses de ontem e de hoje;
- Realizar brincadeiras e caracterização de personagens circenses;
- Realizar diversas atividades em diferentes eixos temáticos com o tema “Circo”,
- Realizar pesquisas sobre a arte circense;
- Caracterização de personagens circenses;
- Confecção de livros através de histórias ou músicas destacando o tema Circo;
- Promover oficinas de artes;
- Trabalhar o livros com histórias circenses como: “O Circo” de Roseana Murray
- Promover a diversão e aprendizado pela arte circense de uma forma lúdica, bem como concurso de piadas, brincadeira de perguntas e resposta com torta na cara.
Eixos Temáticos
- Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia, corpo e movimento, equilíbrio e coordenação
Atividades Propostas
- Pesquisa dos personagens circenses e sobre a história do Circo;
- Caricatura de palhaços famosos como Carequinha, Patati e Patatá;
- Montagens de maquetes;
- Produção de textos;
- Leitura e interpretações de textos;
- Caça palavras contextualizadas;
- Estudo de cores primárias e secundárias através de pinturas;
- Classificar palavras, bem como número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
- Recorte de palavras com orientações do professor;
- Formação de palavras com alfabeto móvel;
- Resolução de problemas;
- Trabalhar operações;
- Trabalhar ordenação de textos ou músicas;
- Ler e desenhar o que se pede;
- Escritas de frases a partir de palavras de texto;
- Desenhar o que se pede;
- Atividades envolvendo auto ditados;
- Bingo de palavras de personagens do circo;
- Pesquisa de palavras em dicionários;
- Jogo dos 7 erros;
- Jogo da memória com personagens circenses;
- Construir palhaços e outros com diferentes técnicas de artes e reciclagem.
- Asisitir ao filme “Dumbo”;
- Assistir DVD da Xuxa o “Circo”
Desenvolvimento
Cada turma será responsável em montar seus stande e expor os trabalhos realizados durante toda a semana do projeto.
Promover um show de talentos onde cada turma, ou aluno que quiser fazer uma apresentação, bem como o concurso de piadas, concurso de palhaços, apresentação ou dramatização da arte alguma circense escolhida por cada professor ou aluno. (Caso dos alunos maiores).
A escola fica responsável em convidar artistas circenses para se apresentarem na escola durante a semana do projeto.
Estratégias
- Música
- Dança
- Desenho
- Pintura
- Recorte e colagem
- Jogos e brincadeiras
- Literatura Infantil
- Vídeos
- CDs
- Adereço
- Coreografia
Dramatização
Fechamento
- Ao final do projeto cada turma levará uma lembrancinha com guloseimas e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.
Avaliação
- A avaliação será permanentemente no decorrer da aplicação do projeto através de todas as atividades propostas.
Recomendamos também: PROJETO CIRCO
Projeto Dia do Circo para Ensino Fundamental
A temática do circo oferece elementos e figuras que cativam o interesse e curiosidade da criança e podem, por isso, servir perfeitamente para aprofundar e melhorar seus conhecimentos nas disciplinas básicas. Servindo aqui também, para mostrar que os estudos podem ser divertidos ou estarem associados a temas interessantes, desenvolvendo assim gosto pelo estudo.
Objetivos:
- Exemplificar através de um tema rico e divertido que o estudo pode ser uma atividade prazerosa;
- Instigar gosto pelo estudo;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Desenvolver coordenação motora;
- Incentivar o humor sadio, que respeita mútua e inuversalmente o outro em todas as suas diferenças e
- peculiaridades;
Desenvolvimento:
- Apresentar o tema: o que é o circo, como ele funciona, quais são as principais e mais comuns atrações do circo;
- Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, ditados, brincadeiras dirigidas;
- O CIRCO DA ESCOLA: Junto dos alunos, confeccione máscaras (com papelão, material reciclado, EVA ou outros) de palhaço, apresentador, dançarina, mágico, depois, faça fantasias e faça com que se apresentem;
- Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes atrações do circo, as principais personagens e o que foi estudado até então;
- Desenho;
- Recorte e colagem;
- Jogo dos Sete Erros;
- Cantar, assistir filmes e outros recursos interativos.