Confira algumas sugestões para o seu Projeto Dia da Escola – 15 de Março.
15 de março, este é o dia que se comemora anualmente no Brasil o DIA DA ESCOLA. Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola. O dia da escola, diferente do que muitos pensam, não é considerado um feriado nacional.
É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. Além disso, também é na escola que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, importante para a construção de uma comunidade politizada e menos alienada.
Veja também:
Projeto Dia da Escola – Sugestões de Atividades diversas
- Colorir desenhos sobre a escola;
- Produção de Texto sobre a escola: (O que você mais gosta da escola?);
- Monte lembrancinhas junto com os alunos em sala de aula
- Confeccione um mural ou painel junto com os alunos;
- Junte a turma e debata sobre (como pode ajudar a escola a ser um lugar melhor);
- Debater sobre a importância da escola em uma roda de conversa;
Projeto Dia da Escola – Minha escola e meus amiguinhos
Por serem as faixas de idades menores, as com mais dificuldade de adaptação é necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.
OBJETIVOS:
- Facilitar a adaptação da criança na escola.
- Tornar o processo de socialização mais rápido.
- Despertar o interesse da criança pelo dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e intelectual.
DETONADOR:
- A história “ Pinóquio”.
PROBLEMATIZAÇÃO;
Já sabemos:
- nome de alguns colegas.
- nome de alguns profissionais, inclusive a nossa professora.
- algumas das nossas características como ser humano.
Queremos saber:
- quem são os novos amigos?
- quem são os profissionais que trabalham em nossa escola e o que fazem?
- quem somos e como somos? ( características físicas e sociais )
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Artes.
RECURSOS:
- brinquedos afetivos e pedagógicos;
- tintas, papéis, canetinhas, lápis coloridos, pincéis;
- tesoura, cola, massa de modelar;
- livros, gibis, revistas, jornais, folhetos de propagandas;
- e outros materiais e objetos que serão descritos nas atividades.
AVALIAÇÃO:
- Observação da criança durante as atividades.
- Anotações no registro.
- Trabalhos realizados pelas crianças.
- Diálogo com a criança e seus familiares.
- Reuniões com os pais.
ATIVIDADES:
1- Contar a história Pinóquio, destacando a importância da escola. Conversar sobre ela, estabelecendo comparações entre elas (crianças) e o boneco.
- Contei a história e depois conversamos sobre ela. As crianças já conheciam essa história e as vezes queriam antecipar algum detalhe. Assim como o boneco recebe um nome nós também recebemos o nosso.
2- Fazer a apresentação ( cada criança fala seu nome, inclusive a professora) observando se há nomes iguais.
- Fizemos a apresentação e enquanto eles falavam os nomes, fui escrevendo-os na lousa. As crianças, perceberam que há dois Vinícius na turma.
3- Fazer uma brincadeira para ajudar as crianças a identificarem os amigos, principalmente os novos.
- Fizemos uma adaptação da brincadeira “lenço-atrás”. Toda vez que uma criança deixava o “lenço” atrás da outra e corria, o nome dela ia sendo repetido pela turma com acompanhamento de palmas. Todas participaram inclusive a professora.
4- Fazer um passeio pela escola, conhecendo seus espaços, os profissionais que ali trabalham e suas respectivas funções.
- – A maioria dos profissionais era conhecida pelas crianças. Não sabiam o nome e a função da diretora.
5- Fazer uma lista das coisas que tem na escola.
- – As crianças falaram: comida, , brinquedos, massinha, tinta, giz de lousa, gira-gira, escorregador, balanço, baldinhos, salas, portas, livros, paredes, quadros, papel, crianças e adultos.
6- Pesquisar em revista fotos e figuras que lembram as coisas que tem na escola. Pedir que recortem, e colem em folhas de sulfite para depois montar um livrinho “ Tem na escola”.
- – Figuras encontradas pelas crianças: crianças (brincando, escrevendo, balançando, no colo dos pais e dormindo), mochilas, mamadeiras, armário, xícaras, mesa, cadeiras, árvore, livro, peças sanitárias, comida, escova de cabelo, cozinheiro, televisão e computador. Na hora de encontrar as figuras eles acabaram encontrando coisas que não tinham sido ditas quando fizemos a lista.
7- Conversando sobre o porquê de estar na escola, a importância da escola e o principal elemento da escola “a criança”. Estabelecer comparações de “Pinóquio”, o boneco, com um menino de verdade (no qual ele se transforma depois).
- As crianças perceberam que ele foi feito de madeira e que um menino de verdade (toda criança) é feito de carne, ossos, pele e sangue. Ainda fizemos uma comparação, estabelecendo diferenças entre os meninos e as meninas.
8- Conversa sobre o que podemos e o que não podemos fazer na escola. Estabelecendo regras.
- Fizemos uma lista do que as crianças “podem” e “não podem” fazer na escola. Elas foram falando, enquanto eu escrevia na lousa.
“Podem” fazer na escola: desenhar, brincar, comer, tomar banho e dormir (se ficar o dia todo), ver livros, dançar, cantar, escrever, pintar e modelar.
“Não Podem” fazer na escola: brigar, jogar areia na calçada, gritar nas salas, pátio e corredor, sujar a escola, quebrar os brinquedos, correr nas salas, pátio e corredores, sair da sala sem autorização e jogar brinquedos e água.
9 – Fazer o desenho de uma criança, usando uma delas para fazer o contorno do seu corpo. Depois acrescentar os detalhes como: cabelos, olhos, orelhas, boca etc. Trabalhando o esquema corporal.
- Fiz o desenho (contorno) da Camila e fui acrescentando os detalhes conforme as crianças iam falando. Pedi que fossem nomeando cada parte do corpo. Conversamos sobre o tronco (conceito desconhecido das crianças) ao qual ficam ligados: cabeça, braços e pernas.
10 – Desenhar o esquema corporal.
- As crianças desenharam com canetinhas a colega Camila. Alguns tiveram mais dificuldade. A Gabriela é quem desenhou com maior riqueza de detalhes.
11- Contar uma história que mostre a importância e utilidade das partes do nosso corpo ( mãos, olhos, boca etc.).
- Contei a história “O menino que via com as mãos”. Essa história fala da falta da visão e do uso das mãos para compensá-la.
12- Explorar os vários aspectos da história.
- Conversamos sobre a importância das mãos tanto para quem tem todos os órgãos do sentido perfeitos, como para os que os têm deficientes.
- Os deficientes visuais necessitam do tato para reconhecer objetos, pessoas e lugares, e os surdos-mudos para se comunicar. Falei da escrita em Braille e dos sinais dos surdos-mudos.
- Fizemos uma lista do que podemos fazer com nossas mãos. As crianças falaram: pegar coisas, brincar, abrir (torneira e porta), bater palmas, desenhar, pintar, ver livros e comer.
- Colocamos as mãos sobre os olhos para imaginar a situação do menino da história.
- Utilizando a “caixa surpresa” (brinquedo pedagógico) as crianças tocaram objetos dentro dela (sem ver) ,identificando apenas com o tato.
Previamente coloquei cinco círculos de diferentes tamanhos na caixa. “Cinco”,pois nossas mãos têm cinco dedos e que são de tamanhos diferentes. As crianças perceberam que eram círculos, só que disseram rodas. Também identificaram os tamanhos.
13 – Desenhar uma ou mais parte do corpo, trabalhada com a história.
- Desenhei o contorno das mãos das crianças e elas as coloriram com giz de cera.
- Contamos a quantidade de dedos e de círculos e comparamos o tamanho dos dois.
Veja mais: Atividades sobre Dia da Escola
CONCLUSÃO:
Percebi que depois desse projeto as crianças estão mais atentas e participativas. A turma é interessada, caprichosa e conseguiu realizar todas as atividades propostas. Elas reconhecem a maioria dos conceitos trabalhados, estão mais comunicativas e algumas que no início se recusavam a participar das atividades, hoje demonstram interesse e entusiasmo.
Projeto Dia da Escola – Eu e minha escola
Por serem pertencentes à primeira a etapa do ensino fundamental, as crianças da educação infantil podem apresentar maior dificuldade de adaptação, portanto é necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.
Além disso, nesse primeiro momento é importante que a criança conheça seus colegas e a si própria, que a educadora conheça as potencialidades e as necessidades de cada criança e que a família se sinta segura com a instituição de ensino. Dessa forma, este projeto deseja promover a interação escola/família, educador/aluno e aluno/aluno, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.
Considerando o período de adaptação decorrente na escola e que, tanto as crianças, quanto a escola e a família estão se conhecendo, este tema será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.
OBJETIVO
Proporcionar as crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar, respeitando as regras e rotinas institucionais, assim como a individualidade de cada um dentro da comunidade escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a rotina da turma;
- Trabalhar, junto à turma, as regras de convivência;
- Conhecer as particularidades de cada componente do grupo;
- Respeitar as diferenças;
- Facilitar a adaptação da criança na escola;
- Tornar o processo de socialização mais rápido;
- Despertar o interesse da criança pelo dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e intelectual;
- Fazer com que a criança tenha zelo pelo patrimônio escolar;
- Permitir que as crianças conheçam todos os ambientes da escola;
- Oferecer materiais diversos para que possam expor sua criatividade;
- Permitir que a família participe do processo de iniciação da vida escolar das crianças;
- Valorizar os materiais escolares de uso individual e coletivo;
- Introduzir as noções de medida de tempo, com a utilização de calendário;
- Representar situações vivenciadas, através da verbalização e expressão corporal;
- Utilizar o movimento como forma de comunicação, nas situações cotidianas ou em brincadeiras;
- Participar de jogos e brincadeiras que estimulem a socialização e o convívio saudável;
- Identificar e valorizar o papel de cada um dentro do grupo social em que convive;
- Valorizar e incorporar atitudes que visem à manutenção de espaço onde circula;
- Participar de atividades que envolvam produções coletivas;
- Valorizar a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde;
- Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos;
- Relatar as vivências nas diversas situações do cotidiano;
- Despertar a autonomia.
CONTEÚDOS
- Artes visuais através do uso de diferentes técnicas de expressão;
- Identidade e autonomia através da percepção da diferença entre os pertencentes do grupo e do cuidado com o material próprio e com o corpo.
- Matemática, através da inserção do uso dos painéis.
- Movimento;
- Música;
- Sociedade; e
- Linguagem oral e escrita.
MATERIAIS
- Brinquedos afetivos e pedagógicos;
- Tintas, papéis, canetinhas, lápis coloridos, pincéis;
- Tesoura, cola, massa de modelar;
- Livros, gibis, revistas, jornais, folhetos de propagandas; e
- Outros materiais e objetos que serão descritos nas atividades.
AVALIAÇÃO DO PROJETO
- Observação da criança durante as atividades;
- Anotações em registros;
- Trabalhos realizados pelas crianças;
- Diálogo com a criança e seus familiares;
- Reuniões com os pais.
Projeto Dia da Escola para Maternal
O objetivo deste projeto é ajudar no desenvolvimento da criatividade e da expressão de carinho e respeito de cada aluno, alem de aprender compartilhar.
Excelente sugestão para trabalhar coordenação motora.
Sugestões de Brincadeiras para toda semana:
1º Dia:
– Barra-Manteiga
– Passa Anel
– Dentro e Fora
– Cinco Marias
– Cabo de Guerra
– Escolha a Mão
– Mamãe posso ir?
– Telefone sem fio
– Fui a feira
2º Dia:
– Bandeirinha
– Adoletá
– Corrida com Bola
– Corrida dos Animais
– Guerra de Bolas
– Pular Corda
– Elefantinho Colorido
– Pé de Lata
– Agacha-agacha
3° Dia:
– Se eu fosse você
– Caixinha de surpresa
– Jogo dos Rótulos
– Passa Bola
– Quatro Cores
– Morto Vivo
– Dança da Cadeira
– Alguém muito especial
– Alvo Surpresa
4º Dia:
– Corre Cotia
– Esconde-esconde
– O Pulo da chegada
– Pega-pega
– Quente e frio
– Peteca
– Jogo da bexiga
5º Dia:
– Boca de Forno- De Havana veio um barco – Batatinha Frita- Chicotinho Queimado- Estátua- Bom barqueiro ou passarás
– Queimada
– Que bicho sou eu
– Mímica
– Acertar a lata
Projeto Dia da Escola
Para os encaminhamentos aqui sugeridos, foram criadas ilustrações a fim de problematizar algumas das atividades que poderão ser desenvolvidas.
A escola que liberta – Ilustração 1
Ilustração 1 – Esta ilustração pretende ressaltar a escola enquanto instituição social que forma cidadãos críticos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho e universidades, mas sobretudo para a vida e o desenvolvimento pessoal, profissional e social. A partir da imagem podemos trabalhar algumas questões:
Que elementos podemos identificar na imagem? (ex: alunos, professores, escola,
livros, leitura, materiais…)
- O que representa os alunos voando? (ex: liberdade, conhecimento, imaginação, desenvolvimento, poder…)
- Qual a relação desses elementos ao fato de os alunos conseguirem voar?
(discussão dirigida conforme encaminhamentos e reflexões dos alunos…)
Esta ilustração poderá subsidiar uma discussão inicial sobre a importância da escola em nossas vidas, a função que desempenha e as possibilidades que oferece.
Ilustração 2 – A escola enquanto instituição pública, patrimônio histórico, pertencente à comunidade.
Ilustração 3 – A escola como bem público. Remete aos cuidados que devemos ter com a escola.
Ilustração 2 e 3
As duas ilustrações possibilitam discutir, resgatar e socializar a escola enquanto patrimônio sócio-histórico, bem como valorizar a comunidade e sua relação com a escola. As atividades poderão envolver uma ou mais disciplinas e demais segmentos da escola, tendo como foco a valorização da constituição histórica da escola como parte da comunidade e do histórico das famílias. A partir das ilustrações poderão ser trabalhadas as seguintes questões:
- De onde vem o nome de sua escola?
- Há um símbolo, um hino, um patrono da escola? Quais seriam suas origens?
- Quando a escola foi criada? Nós comemoramos seu aniversário?
- Existem pessoas que passaram por ela e que hoje desenvolvem ações e trabalhos públicos (entendam aqui: escritores, cientistas, políticos, músicos etc.) importantes para nossa sociedade?
- Por que a escola é considerada um patrimônio público?
- Que cuidados devemos ter com nossa escola?
Essas questões poderão desdobrar diferentes atividades – de pesquisa, de produção, artísticas, etc.
Encaminhamentos possíveis:
- Palestras e conversas na escola – As pessoas identificadas pelos alunos, por meio de pesquisa ou outras atividades, poderão ser convidadas para uma conversa informal ou palestra, dependendo da função que desempenham.
- Memorial da escola/pesquisa de campo – Poderá ser construído colaborativamente, por meio de pesquisas e informações coletadas pelos alunos, um memorial da escola, com fotos, fatos e acontecimentos históricos. Os alunos poderão realizar pesquisas direcionadas à comunidade escolar (entorno da escola), bem como realizar visitas a locais que possuem relação com a história da escola. Este memorial poderá ser disponibilizado de forma digital, aproveitando assim o site da escola.
- Participação da comunidade – Ao resgatar a história da escola, resgata-se também a memória das famílias que por ali passaram, bem como a memória do entorno, que se constitui na comunidade enquanto parte da construção dessa história. Assim, a comunidade escolar poderá ser convidada para contar histórias, causos, relatos de vida, a fim de valorizar o saber dos familiares dos alunos.
Outras possibilidades:
1 – Propor aos alunos que entrevistem seus pais e familiares. O objetivo é identificar se estas pessoas conhecem a história da escola, os fatos importantes que aconteceram nela, ou a partir dela, as conquistas, os profissionais e suas dependências (esse pode ser um bom momento para conversar com os alunos sobre quem são os profissionais da escola – diretores, professores, etc. -, e funções que desempenham).
2 – Elaboração de uma releitura da imagem, representando sua escola por meio de ilustração (desenho) produzida por meio do software GIMP ou outro editor de imagens; ou ainda a produção de um texto, jornal, poesia ou música. As escolas podem utilizar seu site ou o site do NRE para divulgação dos trabalhos.
Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br