Nesta postagem selecionamos para vocês algumas sugestões de Projeto Dia da Consciência Negra para trabalhar com alunos de todas as idades.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista.
Veja Também:
- Plano de Aula Dia da Consciência Negra
- Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Fundamental
- Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Médio
Projeto Dia da Consciência Negra: Contribuições da Cultura Africana
JUSTIFICATIVA
Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afro-descendentes que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.
Objetivos
- Valorizar a Cultura negra e seus afro-descendentes na escola e fora dela;
- Promover a reflexão e resgate da identidade negra;
- Reconhecer alimentos, receitas e objetos de origem africana;
- Construir conhecimentos sobre as tradições, crenças e maneiras de vestir-se;
- Produzir e recitar poemas.
METODOLOGIA
- Pesquisas;
- Exposição de pratos típicos;
- Poemas, contos, músicas;
- Danças;
- Teatro;
- Apreciação de Filmes,
- Desfile com roupas de origem Africana;
- Exposição de objetos;
- Apresentação de coreografias;
- Produção e exibição de vídeos;
- Apresentação de Capoeira;
- Criação e recital de poesias
Avaliação
- Observação e registro do desenvolvimento das atividades;
- Questionamentos orais;
- Observação das ações e atitudes de cada um frente as diversidades.
[alert-note]“Resgatar a nossa memória significa resgatar nós mesmo da armadilha do esquecimento, Significa estarmos reafirmando a nossa presença ativa na história pan-africana e na realidade universal dos seres humanos.” (Abdias Nascimento)[/alert-note]
Ser Negro…
Projeto Dia da Consciência Negra Ensino Fundamental
Objetivos:
Valorizar a cultura afro-descendente, bem como seus costumes, valores, lutas e ensinamentos transmitidos a sociedade.
Objetivos Específicos:
- Elevar a auto estima dos alunos, respeitando seus talentos;
- Conscientizar todos os envolvidos quanto ao respeito as diferenças, através de ações de valores.
- Respeitar a cultura e manifestações dos negros;
- Incentivar o bom relacionamento entre todos.
Detalhamento das ações:
- Palestras sobre a cultura negra e bullying;
- Exposição de trabalhos criados pelos negros;
- Apresentações artísticas e culturais dos negros;
- Apresentações de paródias, músicas, e danças.
- Pesquisas de pessoas negras que realizaram ações importantes no mundo e no Brasil.
- Apresentações de videos educativos sobre o tema (Negrinho do pastoreio)
- Atividades de colagens sobre as brincadeiras dos negros;
- Montagens de cartazes sobre discriminação racial, com imagens de revistas e livros usados;
- Construção de panfletos educativos sobre a valorização da cultura negra.
Avaliação:
A avaliação do Projeto Dia da Consciência Negra Ensino Fundamental será com a culminância do projeto no pátio da escola, com exposição dos trabalhos artísticos feitos durante as semanas, bem como uma apresentação teatral e desfile dos alunos.
Projeto Consciência Negra: Educação não tem cor.
I – IDENTIFICAÇÃO
1.1. Instituição
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira/ Ji-Paraná-RO
1.2. Autores
Professores das diferentes áreas do Ensino Médio Regular e Seriado
1.3. Público Alvo
Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e Ensino Médio Seriado.
1.4. Problemática
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afrodescendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.
1.5. Finalidade
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas, que propiciem condições para que os alunos e as alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira; pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência. Diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas? São perguntas que o projeto prevê responder através de um olhar interdisciplinar
1.6. Título
Projeto Consciência Negra: Educação não tem cor.
II – JUSTIFICATIVA
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, comemorar esta data é debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade.
O desafio de ensinar que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que contribuíram de várias maneiras para a formação da sociedade brasileira, não era tarefa fácil. Era preciso criar estratégias para o direcionamento da ação docente e que essas pudessem promover a reconstrução e a ressignificação de conceitos, contextos e métodos que auxiliassem na narrativa do professor.
Nas últimas décadas, a historiografia vem apresentando uma série de novos trabalhos que procuraram renovar a percepção sobre a escravidão negra e nossa sociedade ao longo da história. A forma de enxergar a participação do escravo nas ações e práticas cotidianas também foi repensada.
Uma abordagem sobre a escravidão que considera simplesmente a violência física e a opressão sobre os escravos – e que não os observa enquanto sujeitos que procuraram vencer o cativeiro, provocando outras ações além de fugas e agressões a seus senhores – já não é mais recomendada para o ensino na escola.
O conhecimento histórico não é imutável e pode ser revisto à medida que o campo científico avança, que nos leva a refletir constantemente sobre a nossa formação e os saberes docentes que reunimos para realizar o trabalho em sala de aula.
Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. “A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Isso tem um efeito bastante perverso: as crianças negras nunca se vêm e o que elas olham é sempre diferente delas”, explica Roseli, que coordenou o grupo responsável pelo documento sobre Pluralidade Cultural nos PCNs. “A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas”, conclui. Estratégias simples, como a introdução de bonecas negras, podem ter um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos negros. “Revelar a África pela própria visão africana também surte efeito. O continente produz cultura, histórias e mitologia, o que a perspectiva eurocêntrica não nos deixa ver”, diz Oswaldo de Oliveira Santos Junior, pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo.
Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais até o ensino médio, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.
III- OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL
Levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, também levar o aluno a se perceber parte desse povo. Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover o crescimento do aluno como ser crítico;
- Oferecer aos alunos conhecimentos que lhes permitam buscar a superação do racismo e preconceito;
- Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a riqueza presente nas diferentes culturas;
- Desenvolver a co-responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo;
- Destacar as diferentes formas de racismo e discriminação através do resgate da memória cultural do povo negro;
- Estimular o respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação;
- Trazer à tona discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
IV – METODOLOGIA
A prática de ensino objetivada neste projeto visa promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade.
Sugestões de atividades:
Língua Portuguesa
- Pesquisar palavras de origem africana;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Leitura e produção de textos de diferentes gêneros sobre preconceito racial;
- Leitura de imagens: várias realidades vivenciadas por negros.
História
- Refletir em relação ao início do racismo no Brasil;
- Reconhecer a herança cultural dos negros;
- Refletir e opinar sobre o papel do negro na formação da nação brasileira;
- Debater temas como: Preconceito racial/ O processo de abolição;
- Apresentação de figuras ilustres negras e mestiças da história brasileira passada e atual, bem como de pessoas afro brasileiro do convívio dos alunos.
Geografia
- Localizar comunidades negras no Brasil;
- Formação do povo brasileiro;
- As migrações.
Sociologia e Filosofia
- Contextualização de temas como: A África – Apartheid – Preconceito racial;
- Contribuições das civilizações africanas para a formação da sociedade brasileira.
Ciências/Física/ Química/ Biologia
- Genética dos negros (presença ou ausência de melanina);
- Doenças edênicas de origem africana;
- Leitura e análise de textos que refletem as condições subumanas vivenciadas por muitos negros em nosso país.
Matemática;
- Textos que retratem a discriminação racial contendo dados numéricos;
- Elaboração de questionário e realização de pesquisa sobre discriminação racial;
- História da Matemática;
- Construção e análise de gráficos.
Artes e Educação Física
- Observar manifestações de arte realizadas pelos povos afro-brasileiros;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura africana através do canto e de dramatizações;
- A influência africana na nossa culinária, na dança, na música, na vivência religiosa e no jeito de ser brasileiro;
- Apresentação de peças teatrais, fantoches, recitais, exposições.
Inglês
- Identificação e tradução de palavras referentes aos seguintes temas: Pobreza, Discriminação e Injustiça;
- Trabalhar textos e músicas voltadas para os aspectos raciais.
Após a realização das atividades o projeto culminará com um evento que envolverá toda a comunidade escolar interna através da “Noite cultural – A educação não tem cor”.
V – CRONOGRAMA
Março- Elaboração do projeto.
Outubro – Desenvolvimento das atividades nas diferentes áreas
1º a 20 de novembro- Organização da apresentação para a Noite Cultural
21 de novembro- Noite Cultural
Projeto Dia da Consciência Negra: Recursos Complementares:
Dentre vários recursos que podemos utilizar atualmente nas sala de aula ainda mais com o avanço significativo na tecnologia, recomendo essas postagens do nosso parceiro SÓESCOLA, que irão colaborar no Projeto Dia da Consciência Negra:
Especial Dia da Consciência Negra – Menina Bonita do Laço de Fita:
- Livro ‘Menina Bonita do Laço de Fita’ vira animação
- Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Educação Infantil
- Projeto Menina Bonita do Laço de Fita para Ensino Fundamental.
- Projeto Menina Bonita do Laço de Fita
- Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.
Atividades para o Dia da Consciência Negra:
- 7 Atividades Dia da Consciência Negra – Para Imprimir.
- 4 Atividades Dia da Consciência Negra – Para Imprimir.
- Atividades para alfabetização: Dia da Consciência Negra.
- Atividades para o dia da Consciência Negra.
Ideias Variadas – Dia da Consciência Negra:
- Músicas para refletir o Dia da Consciência Negra.
- 5 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra.
- Filosofia Africana textos sobre os mais variados temas