<

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Confira a seguir algumas sugestões e dicas para o Projeto Dia da Água para Educação Infantil – 22 de Março. 

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Veja mais em:

Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água e suas utilidades

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água e suas utilidades

Justificativa:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

Objetivos:

  • Saber sobre a necessidade de se economizar água.
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
  • Compreender o ciclo da água.
  • Conhecer as causas da poluição da água.
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
  • Identificar o percurso da água do rio até as casas.
  • Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
  • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
  • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
  • Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.

Atividades a serem realizadas:

  • Conversa informal
  • Leitura de histórias com o tema
  • Construção de cartazes
  • Expor fotos de rios poluídos
  • Realizar experiências com o ciclo da água
  • Poemas;
  • Painéis;
  • Pesquisas;
  • Danças,
  • Desenho;
  • Músicas;
  • Pintura;
  • Brincadeiras infantis;
  • Jogos diversos;
  • Ditado;
  • Recorte e colagem;
  • Carta enigmática
  • Literatura infantil;
  • Vídeos;
  • Fantoches;
  • Máscaras;
  • Murais informativos;

Avaliação:

Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Culminância:

Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizado.


Projeto Dia da Água para Educação Infantil – A importância da água

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Objetivos:

  • Compreender a importância da água para a vida no planeta;
  • Conhecer os estados em que se encontra a água;
  • Desenvolver atitudes de conservação e preservação da água;
  • Valorizar o meio ambiente.

Conhecimentos prévios

  • Importância da água para a vida;
  • Os estados da água;
  • Atitudes de conservação e preservação da água;
  • Valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

O contexto do tema

Primeiro Momento:

A professora(o) deve observar a forma como as crianças usam a água na escola para iniciar o estudo de forma significativa.

Na roda de conversa comentar que tem observado que algumas crianças enchem o copo e não bebem toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos. A partir daí, problematizar:

  • De onde vem a água?
  • Será que existe muita água no planeta para beber?
  • Como utilizamos a água no dia a dia?
  • Como encontramos a água? ela é sempre líguida?
  • Como devemos fazer para cuidar da água?

Sugestões de Atividades:

Leitura de poesia.

Após a leitura conversar sobre a poesia. Perguntar sobre o que elas entenderam quando o autor fala: ” A água também nasce pequena como gota de orvalho ou de neblina e morre quando seca, entristecendo todo mundo”.

Propor um jogo sócio dramático para representar a poesia. Discuta a organização da brincadeira a partir dos elementos que aparecem na poesia tais como:

  • Como podemos representar a água nascendo pequenina?
  •  Quando ela se torna madura?
  • Como ela fica quando chora/
  • Como podemos representar ela crescendo? sofrendo e morrendo?

Depois dessa conversa organizar um roteiro no quadro para estruturar o jogo dramático.

  •  Quem vai representar a água?
  • O que vai representar?
  • Onde?
  • Quando?

Avaliação

  1. Perceber se as crianças demonstraram com prender a importância da água para a vida;
  2. Observar através das produções, das falas se houve mudanças de atitudes em relação ao uso da água na escola.

Confira ainda:


Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água é vida

Projeto Dia da Água - Água é vida

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

PROBLEMATIZAÇÃO

  • Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

JUSTIFICATIVA

  • A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade.

OBJETIVOS

  • perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • perceber a presença da água em diferentes condições e ambientes;
  • compreender o ciclo da água
  • reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • perceber que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

Estratégias:

  • Na roda, conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
  • Durante todo projeto, observar as condições do tempo, marcar quantos dias fará: Sol, Chuva ou se ficará nublado.
  • Qual a importância da água? Cada amigo da sala vai mostrar por que acha a água importante:
  • Vamos conhecer o ciclo da água, construir um painel mostrando o caminho que a água percorre:
  • Construir com a turma um livro mostrando o Ciclo da água com colagens diversas, papel picado ou recortado, para fazer a chuva usar lantejoulas, algodão para as nuvens

Cientista em ação

  • Em um dos copos, coloque o corante azul e, no outro, o corante vermelho até a água dos copos ficar bem colorida.
  • Coloque uma flor branca em cada copo.
  • Deixe os copos em um lugar seguro, onde não corram risco de cair e em que ninguém vá mexer.

Mais em: 


Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Projeto Dia da Água 

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.

O projeto  Água: um Pingo de Consciência”vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.

OBJETIVOS:

  • Valorizar a água como um recurso precioso
  • Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
  • Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
  • Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
  • Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
  • Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

Linguagem oral e escrita:

  • Falar diariamente sobre a importância da água:
  • Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
  • Produção coletiva de pequenos textos
  • Escrita espontânea
  • Cruzadinhas, caça-palavras
  • Atividades com alfabeto móvel
  • Palestras sobre meio ambiente
  • Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
  • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado

Matemática

  • Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
  • Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
  • Situações-problema envolvendo a água
  • Jogo com dado/trilha
  • Seriação e classificação.

Natureza e sociedade:

  • Observação do ciclo da água
  • Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
  • Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
  • Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
  • Experiência do pé de feijão
  • Vídeos que abordam o tema
  • Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
  • Onde encontramos água? Água no meio ambiente
  • Água no nosso corpo –
  • Água das frutas e outros alimentos

Artes

  • Desenho livre e de observação
  • Recorte e colagem
  • Dobraduras
  • Releitura de obras de arte
  • Modelagem com areia e argila
  • Técnicas de pintura
  • Maquetes
  • Jogo da memória

Música e movimento:

  • Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
  • Ginástica historiada
  • Circuito da água
  • Teatros e dramatizações

Avaliação

Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.

Fonte: Profª: Ivani Ferreira – https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/