Confira nesta postagem sugestões de Projeto Cores para Educação Infantil, para trabalhar com alunos das series iniciais (Educação Infantil.
Colorir é uma atividade que envolve as crianças e mesmo aqueles simples rabiscos, como consideram os adultos, feitos por elas ainda bem pequenas, incentivam o desenvolvimento de capacidades essenciais. Expressão, conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração, limites e a paciência de fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando.
Veja também: Projeto Cores para Ensino Fundamental.
Segundo a pedagoga Márcia Murilo, nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos objetos e relacioná-las.
– Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel – explica a profissional.
E foi pensando nisso que selecionamos o Projeto Cores para Educação Infantil, confira:
Projeto Cores para Educação Infantil – Cores e Formas
Justificativa:
Dada a importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas surgiu a necessidade de trabalhar com este tema.
As crianças nessa faixa etária (2 anos) demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua volta, desse modo trabalharemos as cores e formas mediando o descobrimento do seu mundo.
Objetivos Gerais:
Trabalhar com as cores e formas de modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.
Objetivos Específicos:
- Reproduzir cores e formas.
- Ampliar vocabulário.
- Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
- Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
- Ampliar o conhecimento do mundo.
- Desenhar a partir do que foi observado.
Metodologia
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
- Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?
- Ouvir a música arco íris
- Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança na música;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa
- Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha.
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
Recursos:
- Livros de literatura variados disponíveis na instituição;
- Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, massinha, lápis de cor, glitter, argila e papéis diferenciados
- Blocos Pedagógicos
- Brinquedos de montagem de peças coloridas
- Jogo de Formas Geométricas
- Música, Filmes e fotografias
Avaliação
- Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e o crescimento individual e do grupo.
Não deixe de conferir também algumas ideias para trabalhar cores e coordenação motora.
Projeto Cores para Educação Infantil – Descobrindo as Cores
Confira a seguir outra sugestão de Projeto cores para Educação Infantil – Alunos do Maternal II (2)
JUSTIFICATIVA:
As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, São elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças.
OBJETIVOS:
- Identificar cores;
- Nomear cores no ambiente, sala de aula, parque e roupas;
- Selecionar objetos, classificando as cores;
- Relacionar as cores primárias com os objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;
- Reconhecer a existência de cores no mundo;
- Reconhecer a importância das cores;
- Demonstrar a utilização das cores, nas revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo que nos cerca;
- Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
DESENVOLVIMENTO:
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de cada um e os objetos da sala de aula;
- Realizar um passeio pela escola, para observam as cores do prédio, dos brinquedos do parque e tudo o que cerca a escola;
- Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias.
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores . Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico(a cor da roupa da criança, etc.);
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado;
- Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
- Ouvir música sobre as cores cd da Xuxa, só para baixinhos II;
- Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;
- Brincar com jogo dominó das cores e jogos de madeira que trabalha cores;
- Manusear blocos lógicos;
- Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;
- Registrar a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas;
- Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido;
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha;
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas);
- Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, confeccionando um livro, colocando uma frase em cada página para as crianças ilustrarem;
- Realizar pintura com giz molhado;
- Realizar pintura com giz de cera branco, descobrindo o que desenho utilizando tinta guache;
- Realizar pintura com guache e barbante;
- Realizar pintura sobre moedas;
- Realizar pintura com a lixa e sobre a lixa;
- Realizar pintura com as mãos e os dedos;
- Utilizar cotonetes e tinta guache para desenhar e pintar;
- Fazer experiências com gelatinas;
- Fazer desenhos com carvão vegetal;
- Realizar técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao meio e tentar identificar o desenho que surgiu;
- Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.
MATERIAIS:
- Anilina;
- Tinta guache;
- Cola branca;
- Cola colorida;
- Barbante;
- Moeda;
- Canudinho;
- Lixa de parede;
- Massa de modelar;
- Sulfite;
- Gelatina;
- Revistas;
- Imagens;
- CD;
- Vídeo;
- Bandinha;
- Cartolina;
- Buchinha;
- Papel crepon;
- Giz de lousa;
- Cotonete;
- Carvão vegetal.
AVALIAÇÃO:
- Participação dos alunos.
- Realização das atividades.
PRODUTO FINAL:
- Exposição das atividades realizadas.
Projeto Cores para Educação Infantil – Descobrindo as Cores em PDF
Para facilitar para vocês leitores do Educação e Transformação, resolvemos disponibilizar o projeto cores para educação infantil mostrado acima em PDF. Para ter acesso confira o link a seguir e baixe:
Jogos, Atividades e Recursos complementares:
1. Onde está a cor?
É um jogo muito simples em que você precisa apenas dizer à criança uma cor ou deixá-lo escolher uma e pedir-lhe que procure um objeto dessa cor. Depois de encontrar um objeto, você pode encorajá-lo a procurar um novo ou pedir-lhe o nome do objeto. Não só é uma maneira para o pequeno aprender as cores, mas também expandir seu vocabulário e sua capacidade de relacionar objetos com seu nome. Uma variante consiste em colocar a criança na frente de vários objetos de cores diferentes e pedir-lhe para mostrar o objeto da cor que você indica.
2. Conector de cor
Com este jogo a criança irá memorizar não somente cores, mas também ser capaz de se relacionar com as cores do seu ambiente. Basicamente, é mostrar diferentes imagens que você tem em casa, seja de crianças ‘s livros ou recortes de revistas, e pedir-lhes para listar as cores de cada imagem com as cores dos seus brinquedos ou com objetos que estão dentro do seu ao redor. Você pode pedir-lhe para identificar vários objetos da mesma cor ou mudança de cor depois de ter encontrado um objeto que tom.
3. O dia da cor!
E, de repente, uma manhã você decide desenhar o dia de uma cor? É um jogo muito divertido: escolha uma cor para cada dia e tente fazer todas as atividades do dia relacionadas a essa cor. Por exemplo, se você escolher o vermelho, pode vestir a criança com uma veste vermelha, colocar a cama com uma folha vermelha e preparar uma salada de tomate ou um monte de macarrão para comer em bolonhesa. É uma maneira divertida e fácil de ensinar suas crianças as cores enquanto se divertem juntas.
Saiba mais em: 5 jogos divertidos para ensinar cores para crianças.