Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para o seu Projeto Carnaval Educação Infantil.
Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim “carna vale” e que significa dizer “adeus à carne”.
Veja ainda:
O carnaval é uma celebração móvel, ou seja, ela não tem dia definido, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira. O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que todos os anos trazem diversos turistas ao nosso pais.
E foi pensando nisso que selecionamos essas sugestões para o seu Projeto Carnaval Educação Infantil:
Projeto Carnaval Educação Infantil e Ensino Fundamental
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
O Projeto Carnaval Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.
Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
- Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
- Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
- Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
- Estimular o ritmo;
- Despertar e educar a atenção e a observação;
- Proporcionar liberdade de auto-expressão;
- Possibilitar habilidades com as mãos;
- Desenvolver o espírito criador.
CONTEÚDOS
- O carnaval
- Linguagem oral e escrita
- O fazer artístico
- Apreciação musical
- Expressividade
- Equilíbrio e coordenação
- Estatística
- DST’s
- Efeito de bebidas e drogas
ESTRATÉGIAS
- Trabalho em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
- Pesquisa
- Dança
- Desenho
- Pintura
- Jogos diversos
- Recorte e colagem
- Vídeos
- CD’s
- Máscaras
- Oficinas de máscaras e fantasias
- Murais informativos
AVALIAÇÃO
- Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.
Projeto Carnaval Educação Infantil para imprimir
Veja ainda: Atividades carnaval para educação infantil
Projeto Carnaval Educação Infantil
Objetivo geral:
- Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
- Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
- Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;
- Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
- Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
- Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
- Estimular o ritmo;
- Despertar e educar a atenção e a observação;
- Proporcionar liberdade de auto-expressão;
- Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
- Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
- Trabalhar com seqüência de numeração;
- Desenvolver a percepção usual do número;
- Trabalhar com psicomotricidade;
- Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:
- O Carnaval;
- Linguagem oral e escrita;
- O fazer artístico;
- Apreciação musical
- Expressividade
- Equilíbrio e coordenação;
- Número e sistema de numeração
Estratégias:
- Música
- Poemas;
- Parlendas;
- Painéis;
- Pesquisa;
- Dança,
- Desenho;
- Pintura;
- Festa de carnaval;
- Brincadeiras infantis;
- Jogos diversos;
- Ditado;
- Recorte e colagem;
- Carta enigmática
- Literatura infantil;
- Vídeos;
- Cds;
- Fantoches;
- Máscaras;
- Murais informativos;
- Atividades explorando a escrita de letras e números.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Cronograma:
Quinze dias.
Projeto Carnaval Educação Infantil – Para imprimir
Recomendo também: Atividades Interpretação de texto sobre o carnaval
Projeto Carnaval Educação Infantil – Dançando com a magia do Carnaval
O Projeto Carnaval Educação Infantil – Dançando com a magia do Carnaval nasce concomitante com a primeira semana de aula, mas conhecida como de adaptação. Neste período a criança necessita de um olhar especial, pois o novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso o projeto pretende abordar a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança com este novo mundo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. Sendo assim, a socialização da criança se desenvolverá harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos da musica e da dança a diversidade do Brasil.
OBJETIVO GERAL:
Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento na primeira semana de aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;
- Explorar a criatividade utilizando materiais diversos;
- Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
- Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio motor e físico.
ATIVIDADES DO PROJETO: Eixos a serem trabalhados
Linguagem Oral e Escrita:
- Roda de conversa para a apresentação da professora;
- Entrega dos crachás de identificação;
- Trabalhar os nomes das crianças;
- Contação de histórias sobre o Carnaval através de apresentações com fantoches;
- Ouvir e reproduzir marchinhas de carnaval;
- Identificar imagens que representam o carnaval;
Matemática:
- Comparação de objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles observando espessura (grosso-fino), tamanho (grande-pequeno) e formato (circular–quadricular).
Natureza e Sociedade:
- “Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.);
- Passeio pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e funcionários;
- Apresentação dos cantinhos, arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
- Elaboração junto às crianças os combinados com os direitos e deveres para um bom relacionamento na escola. Explique o que cada um significa e exponha na parede com ilustrações para que possam sempre ser lembradas.
Música e Artes Visuais:
- Produção de painéis carnavalescos onde seja observada a transformação das misturas de cores;
- Pintura facial de máscaras no rosto com tintas;
- Confecção de máscaras usando diversos materiais, tais como: papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores etc.
- Realização de um baile de máscaras de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.
Movimento:
- PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.
- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.
- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.
- SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.
- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
- CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia | Na casa da tia | Corre cipó | Na casa da avó | Lencinho na mão | Caiu no chão | Moça(o) bonita(o) do meu coração | Criança: Posso jogar? | Roda: Pode! | Criança: Ninguém vai olhar? | Roda: Não!
Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada, pegador. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas durante o período do mini projeto.
Projeto Carnaval Educação Infantil – “O Carnaval do Brasil”
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
- Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
- Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;
- Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
- Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
- Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
- Estimular o ritmo;
- Despertar e educar a atenção e a observação;
- Proporcionar liberdade de auto-expressão;
- Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
- Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
- Trabalhar com seqüência de numeração;
- Desenvolver a percepção usual do número;
- Trabalhar com psicomotricidade;
- Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:
- O Carnaval;
- Linguagem oral e escrita;
- O fazer artístico;
- Apreciação musical
- Expressividade
- Equilíbrio e coordenação;
- Número e sistema de numeração
Estratégias:
- Música
- Poemas;
- Parlendas;
- Painéis;
- Pesquisa;
- Dança,
- Desenho;
- Pintura;
- Festa de carnaval;
- Brincadeiras infantis;
- Jogos diversos;
- Ditado;
- Recorte e colagem;
- Carta enigmática
- Literatura infantil;
- Vídeos;
- Cds;
- Fantoches;
- Máscaras;
- Murais informativos;
- Atividades explorando a escrita de letras e números.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Cronograma: 1 a 2 semanas.
Desenvolvimento das atividades:
O Projeto Carnaval Educação Infantil – “O Carnaval do Brasil”, pode ser desenvolvido através da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.
Projeto Carnaval
O carnaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos.
Minha sugestão é bem simples com duração de uma semana. Poderá ser aprimorada se desenvolvida em um período maior de tempo ou pode-se escolher apenas um dia e desenvolver o tema profundamente.