No mês de Maio, anualmente no Dia 1º é celebrando o Dia do Trabalho. Em escolas de todo o pais, professores utilizam desta data para trabalhar em sala de aula as profissões e foi pensando nisso que selecionamos diversas sugestões e ideias para o seu Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Veja também:
Plano de Aula sobre Profissões
Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados, a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.
OBJETIVO:
- Proporcionar às crianças conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
- Roda de conversas: Quem sou? O que quero ser quando crescer? Que profissões conheço? Qual a função de cada uma? O que as diferencia das outras?
- Trazer objetos que caracterizem diferentes profissões. Pode-se criar um baú. Apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente.
- Mural de figuras e/ou desenhos.
- Entrevistas com o papai e a mamãe: Qual a profissão de cada um? O que fazem?
- Convidar um pai e/ou uma mãe de diferentes profissões para palestra em sala de aula.
Poemas e músicas:
- Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
- Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
- Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
VAMOS CANTAR:
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)
Livro das profissões:
- Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
- Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
- Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.
Jogos e brincadeiras:
Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: “Estou pensando em alguém que faz pão”. Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.
Sugestões:
- Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.
SUGESTÃO:
- Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda também ou só trabalha. Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?
AVALIAÇÃO:
- A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação à perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.
Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil
A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEI PVL dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar foi muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.
Justificativa:
- Segundo os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões do nosso município e distrito de Prudêncio Thomaz. O tema profissões busca propor discute entre as crianças conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas. Com esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.
Objetivo Geral:
- Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.
Objetivos Específicos:
- Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero.
Desenvolvimento do projeto:
- A criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio
- trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões. Pião de rodeio
- Professor
- Médico e Enfermeiro
- Agente
- Carteiro
- Motorista
- Padeiro
- Dentista
- Bombeiro
- Soldado
- Costureira
- Cozinheiro
- Cabeleireiro,
- Músico
- Policial
Metodologia:
- Durante o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada sala iriam fazer para poder cada apresentar para os alunos do CEI e também falar sobre o desfile do nosso Município.
- Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
- Cada dia o professor do CEI apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças. Durante a roda de conversa vamos falar sobre o desfile onde os alunos do CEI irão desfilar no aniversário da cidade, falando das profissões que tem no nosso município e também será elaborado um álbum com várias figurinhas ilustradas sobre profissões. Faremos passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde e a escola de música e ao posto policial e na escola Criança Esperança III e também conhecer algumas profissões do CEI.
Materiais utilizados:
- Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA.
Conteúdo:
- Profissões e sua importância para nossa sociedade.
Avaliação:
- Participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas no CEIII
Também veja: DESENHOS PARA IMPRIMIR DE PROFISSÕES PARA PINTAR
Plano de Aula sobre Profissões – Plano Semanal
Eixo de Trabalho
- Identidade e Autonomia
- Movimento
- Música
- Artes Visuais
- Linguagem Oral e Escrita
- Sociedade
- Matemática
Objetivos específicos:
- Transmitir valores para a formação moral e social da criança;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar;
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
- manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
- Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita;
- Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito;
- Identificar as profissões existentes em seu ambiente familiar e escolar;
- Comunicar ideias matemáticas que envolvam os conceitos relativos a por meio da ludicidade, utilizando a linguagem oral e escrita;
Conteúdos:
- Valores
- Coordenação motora ampla e fina
- Apreciação musical
- Expressão criativa
- Palavras contextualizadas;
- Sílabas simples contextualizadas;
- Alfabeto – vogais e consoantes;
- Profissões
- Data comemorativa: Dia do Trabalho
Estratégias de Ensino:
- Confecção de uma lista de profissões para estudo de palavras, sílabas e letras;
- Realização de atividades cotidianas que favoreça o aprendizado de valores como respeito por cada profissional que atua em nossa sociedade:
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo
- Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
- Realização de atividades orais e escritas.
- Estudo de palavras contextualizadas, explorando as palavras, silabas e letras.
- Identificação de algumas pessoas que trabalham na escola e a função que desempenha;
- Realização de atividades orais e escritas, bem como jogos e brincadeiras que desenvolvam os conteúdos apresentados;
Recursos
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Tesoura
- Cola
- Massa de modelar
- Lápis grafite
- Borracha
- TV e DVD
- Livros e revistas
- Folha de ofício
- Papel crepom
- Cartolinas
- Cartazes
- Brinquedos educativos
- Fantoches
Avaliação
- Avaliar o conhecimento prévio dos alunos acerca das profissões que eles já conhecem, seja na família ou na comunidade escolar, observando seu desempenho, aprendizagem e dificuldades encontradas.
Recomendamos também: Caça-Palavras das profissões
Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
- Buscar informações em fontes variadas.
- Tempo estimado
- Quatro meses.
Conteúdos
- Conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade.
- Planejamento de entrevistas.
- Utilização de linguagem oral.
- Escrita.
- Materiais necessários
- Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.
- Organização da sala Em roda nos momentos de leitura.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.
2ª ETAPA
Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Organize um painel de registro com textos coletivos.
3ª ETAPA
Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade.
Produto final
- Desfile de uniformes
- Convide os familiares e outras turmas para o evento. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dela para a sociedade.
O que achou da postagem “Plano de Aula sobre Profissões”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.