Selecionamos nesta postagem excelentes sugestões e ideias prontas para o seu Plano de aula folclore educação infantil.
O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.
Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.
O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).
Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.
Veja também: Atividades sobre o folclore.
Plano de aula folclore educação infantil
Objetivo Geral:
- Conscientizar-se de nossa herança cultural, buscando através da literatura folclórica.
Objetivos Específicos:
- Conhecer o que é folclore e sua origem;
- Resgatar a importância do folclore;
- Pesquisar lendas, parlendas, crenças, provérbios…
Conteúdo:
- Música;
- Trava línguas;
- Caça palavras;
- Cruzadinhas;
- Adivinhações;
- Dobraduras e desenhos.
Estratégias:Leitura de textos informativos e literários;
- Confecção e ilustração de um livrinho;
- Ilustração de frases populares;
- Confecção de brinquedos;
- Exposição de trabalhos realizados.
Recursos:
- Livros diversos;
- Sucata para maquetes;
- Papéis coloridos;
- Cartolinas coloridas;
Avaliação:
- Participação;
- Interesse;
- Criatividade;
- Responsabilidade;
Confira outras Ideias e Sugestões para trabalhar o Dia do Folclore.
Plano de aula folclore educação infantil – O Folclore Brasileiro
Justificativa
A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.
Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.
Objetivo Específico:
- Resgatar tradições;
- Valorizar o folclore brasileiro;
- Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
- Estimular a criança e sua imaginação;
Desenvolvimento
- Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem, contando histórias e lendas, com perguntas.
O que sabem
O que não sabem
Gostariam de saber
- Contar a história do Saci Pererê, explicando suas características físicas, seus valores, e suas atitudes.
- Desenho livre de personagens do folclore.
- Trabalhar trava-línguas;
- Formas geométricas, com desenhos dos personagens do folclore,
- Parlendas;
- “O que é, o que é?”,
- Jogos matemáticos;
- Modelagem com massinha dos personagens do Folclore;
- Cantigas de rodas folclóricas;
- Reescrita de lendas
Recursos
- Aparelho de som;
- Blocos lógicos;
- Vídeo;
- Materiais didáticos ( cartolinas, giz, lápis de cor);
- Livros de histórias;
- Sucatas;
Avaliação
- Através de conversa informal;
- Criação de textos sobre todo o projeto
Plano de aula folclore educação infantil e series iniciais
Justificativa:
- Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo:
- Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
Áreas:
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Recursos:
- livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
Avaliação:
- A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Atividade Culminante:
- Exposição para os pais, do Projeto Folclore e, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
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Plano de aula folclore educação infantil na escola
A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo.
A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.
Justificativa:
O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.
Objetivos:
- Valorizar as manifestações culturais;
- Estimular a ampliar a linguagem oral;
- Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
- Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.
Estrutura/Recursos:
Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, trava-línguas, e advinhas.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.
Para tanto, utilizaremos:
- Pesquisa no LIED e com familiares;
- Programa color paint, writer;
- Jogos e brincadeiras; Leitura e ordenação de textos;
- Representação de cantigas e parlendas;
- História legendada;
- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas e jogos da memória.
Procedimentos:
Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
- Pesquisar com pais lendas conhecidas;Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações problema em matemática);
- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas;
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma;
- Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
- Levar para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler;
- Ler algumas adivinhas para turma, que tentam descobrir as respostas;
- Organizar um campeonato de adivinhas na sala;
- Representação de cantigas de roda e parlendas
- Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas
- Promover pesquisas na internet.
Avaliação:
Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas.