<

Plano de aula folclore

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Plano de aula folclore para Ensino Fundamental e Educação Infantil.

O folclore é comemorado no dia 22 de agosto. É uma tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e festas populares são transmitidos de geração em geração.

A palavra folclore é composta por duas outras palavras, significando o conhecimento de um povo. Sua origem é inglesa – folk (povo) e lore (conhecimento).

O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.

Veja também: Painel folclore.

Plano de aula folclore – Lendas

O que seu aluno vai aprender?

  • Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade;
  • Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro;
  • Reconhecer lendas que fazem parte da cultura local;
  • Reconhecer a diversidade da cultura local;
  • Construir o conceito de lendas;

ATIVIDADES:

Iniciar o estudo das lendas  a partir dos conceitos que as próprias crianças conhecem sobre o tema:

  • Questionamento a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos em relação às lendas (Vocês conhecem alguma outra lenda?  Existem registros dessas histórias?  Quem as contavam? Essas histórias passam algum  ensinamento para as pessoas? Vocês acreditam nessas histórias?).
  • Para guiar a discussão, a professora poderá perguntar se as crianças conhecem as seguintes lendas: da vitória régia, da Iara, do Boitatá, entre outras. Caso algum aluno saiba,  pedir que ele conte para a turma a narrativa.
  • Em seguida mostrar uma gravura do Saci Pererê,

Plano de aula folclore - Lendas

Quem é o Saci?

  • .Você sabia que existe um dia, no Brasil, dedicado à comemoração do Saci? E o Saci você sabe quem é? Onde ele surgiu? Já ouviu alguma vez a história desse personagem fantástico?
  • . Solicitar que as crianças citem oralmente características do Saci, discutir sobre elas, vendo o que têm em comum, o que era conhecido ou desconhecido para a maioria.
  •  . Propor, então, aos alunos assistirem juntos ao vídeo que conta a lenda do Saci-Pererê:

ATIVIDADE 2:

  • Exibição do vídeo o Saci Pererê .
  • Em grupo as crianças deverão fazer uma listagem das principais características do Saci Perere, e,  em seguida, realizar uma bonita ilustração.

ATIVIDADE 3:

  • .Realizar a leitura compartilhada: lenda da cobra (lenda local)
  • Após a contação da lenda,  pedir que cada aluno ilustre partes da lenda.

Atividade para casa:

  • Pedir que os alunos pesquisem com seus familiares e vizinhos se eles conhecem  alguma lenda da sua cidade e trazer no dia seguinte.

 AVALIAÇÃO

  • A aula será avaliada pela participação e envolvimento dos alunos durante a aula, no intuito de replanejar uma nova estratégia caso não tenha despertado o interesse do grupo.

Confira outras Ideias para trabalhar o folclore na escola.


Plano de aula folclore para 3º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula folclore para 3º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula folclore para 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Reconhecer a importância cultural do folclore.
  • Desenvolver a criatividade e linguagem.
  • Desenvolver o hábito de pesquisa.
  • Utilizar o recurso tecnológico computador internet.
  • Favorecer a escrita.
  • Estimular o raciocínio.

Duração das atividades:

  • Aproximadamente 05 aulas de 50 minutos.

Recursos:

  • Computador, papel ofício, papel colorset, régua, lápis de colorir.

Estratégia/Desenvolvimento:

  • Com conversa fazer um levantamento sobre o que os alunos sabem sobre o folclore.
  • Conversar sobre as manifestações folclóricas que utilizam como cantigas, brincadeiras, adivinhas, etc.

1º momento:

  • Dividir a turma em grupos, levá-los ao laboratório de informática para pesquisarem sobre: Quadrilhas, adivinhas,chás(remédios caseiros), cantigas de ninar, trava-língua, cantigas de roda, lendas, utilizando a internet. (escolhidos pela turma)

2º momento:

  • Voltando para sala, organize com os alunos, o resultado da pesquisa feita,começando a confeccionar um pequeno álbum.
  • Poderão ser confeccionadas 2 ou 3 páginas por aula.
  • Após a escrita, os alunos, representarão com desenhos a página elaborada.

3º momento

  • Escolher uma lenda a ser escrita.
  • Fazer com eles, a dobradura da personagem da lenda.

4º momento:

  • Montar o álbum, que poderá ser exposto para as outras salas, ou em reuniões.

Culminância:

  • Este momento vai enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre a importância de resgatar a os valores culturais através de pesquisa na internet.
  • No pátio promover momentos, para que os alunos possam expressar as manifestações pesquisadas: cantigas de roda, declarar as quadrilhas, campeonato de adivinhas.

Avaliação:

  • Será realizada através das atividades de pesquisa, das produções, desenhos, dobraduras, da participação e envolvimento dos educandos no decorrer do processo.

Plano de aula folclore para series iniciais

Plano de aula folclore para series iniciais

Plano de aula folclore para series iniciais

Objetivo Geral:

  • Conscientizar-se de nossa herança cultural, buscando através da literatura folclórica.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o que é folclore e sua origem;
  • Resgatar a importância do folclore;
  • Pesquisar lendas, parlendas, crenças, provérbios…

Conteúdo:

  • Música;
  • Trava línguas;
  • Caça palavras;
  • Cruzadinhas;
  • Adivinhações;
  • Dobraduras e desenhos.

Estratégias:Leitura de textos informativos e literários;

  • Confecção e ilustração de um livrinho;
  • Ilustração de frases populares;
  • Confecção de brinquedos;
  • Exposição de trabalhos realizados.

Recursos:

  • Livros diversos;
  • Sucata para maquetes;
  • Papéis coloridos;
  • Cartolinas coloridas;

Avaliação:

  • Participação;
  • Interesse;
  • Criatividade;
  • Responsabilidade;

Plano de aula folclore – O Folclore Brasileiro

Plano de aula folclore - O Folclore Brasileiro

Plano de aula folclore – O Folclore Brasileiro

Justificativa

A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.

Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.

Objetivo Específico:

  • Resgatar tradições;
  • Valorizar o folclore brasileiro;
  • Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
  • Estimular a criança e sua imaginação;

Desenvolvimento

  • Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem, contando histórias e lendas, com perguntas.

O que sabem

O que não sabem

Gostariam de saber

  • Contar a história do Saci Pererê, explicando suas características físicas, seus valores, e suas atitudes.
  • Desenho livre de personagens do folclore.
  • Trabalhar trava-línguas;
  • Formas geométricas, com desenhos dos personagens do folclore,
  • Parlendas;
  • “O que é, o que é?”,
  • Jogos matemáticos;
  • Modelagem com massinha dos personagens do Folclore;
  • Cantigas de rodas folclóricas;
  • Reescrita de lendas

Recursos

  • Aparelho de som;
  • Blocos lógicos;
  • Vídeo;
  • Materiais didáticos ( cartolinas, giz, lápis de cor);
  • Livros de histórias;
  • Sucatas;

Avaliação

  • Através de conversa informal;
  • Criação de textos sobre todo o projeto

Plano de aula folclore educação infantil – Brincando com o Folclore

Plano de aula folclore educação infantil – Brincando com o Folclore

Justificativa do projeto:

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.

Objetivo geral:

  • Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas, valorizando a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.

Objetivos específicos:

  • Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
  • Conhecer a importância do folclore para a comunidade;
  • Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças;
  • Ampliar a linguagem oral;
  • Favorecer a construção da escrita;
  • Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
  • Promover o interesse por manifestações artísticas;
  • Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Estimular o raciocínio;
  • Desenvolver o interesse pela pronuncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua;
  • Usar a linguagem visual como expressão;
  • Usar a expressão verbal, a memória e a criação de um personagem com uma técnica tridimensional;
  • Despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa, perceber o sentido e o significado das frases e se divertir com ambiguidade de algumas delas. Exercitar a leitura e a escrita;
  • Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas;
  • Desenvolver a agilidade e o raciocínio.

Conteúdos trabalhados:

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

Recursos:

  • Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

Avaliação:

A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Atividade Culminante:

  • Exposição para os pais, do Plano de aula folclore educação infantil, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.

Plano de aula folclore infantil

Plano de aula folclore infantil

Plano de aula folclore infantil

OBJETIVOS GERAIS :

  • colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
  • levar ao reconhecimento da importância do folclore na História de uma país
  • estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • incentivar o gosto pela leitura, canto, dança
  • apresentar diversas manifestações do folclore brasileiro.

CULMINÂNCIA :

  • Exposição dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, dobraduras, fantoches, etc)
  • Mural de texto para todas as produções escritas feitas pelos alunos.
  • Mural de Fotos (expor fotos dos alunos em diferentes etapas do Projeto folclore educação infantil) – pode ser uma galeria na Internet.

RECURSOS MATERIAIS

  1.  Papel, cola, cartolina, giz de cera, tesoura, tinta, sucata, etc (material já disponível na escola) – importante cada professor providenciar o necessário para cada atividade;
  2. Laboratório de Informática com Internet
  3. Software Jclik
  4. Editor de Texto

Plano de aula folclore educação infantil na escola

Plano de aula folclore educação infantil na escola

Plano de aula folclore educação infantil na escola

O Folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, pretendemos através deste Projeto folclore educação infantil promover o desenvolvimento integral do aluno, por meio de atividades lúdicas e educativas, auxiliando para que estabeleçam uma relação com o passado e o presente.

Relacionando o conhecimento, as brincadeiras, lendas, personagens, canções, brinquedos, poesias, crendices, provérbios, com o cotidiano atual.

Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, auxiliaremos para que haja esta ligação, pois a mudança contínua das novas tecnologias influenciam na maneira de vida, no trabalho e no desenvolvimento social dos alunos, causando a necessidade de transformação dos processos de ensino aprendizagem.

Por tanto, auxiliar os alunos que reconheçam este link do antigo com o novo é fundamental, para a construção do conhecimento colaborativo, onde seja envolvida a família, amigos, escola e comunidade, em que todos possam aprender e ensinar.

Publico Alvo deste projeto folclore educação infantil: Alunos de Educação Infantil e Séries Iniciais, desde que sejam adaptadas as atividades de acordo com cada nível de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL:

  • Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira, relacionando a sabedoria popular com o cotidiano atual. Bem como envolver a família e a comunidade escolar nas atividades propostas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
  • Participar de atividades folclóricas, reconhecendo e respeitando as diferenças culturais;
  • Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos;
  • Pesquisar e registrar as diversas manifestações do folclore;
  • Identificar o uso da linguagem formal e informal;
  • Ler e refletir coletivamente sobre a mensagem dos provérbios;
  • Confeccionar murais, cartazes e vídeos, despertando a importância do folclore;
  • Estimular o ritmo, a criatividade e o prazer pelas cantigas de roda;
  • Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
  • Conhecer brinquedos e brincadeiras folclóricas relacionando com as da atualidade.

METODOLOGIA:

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. Por isso será proposto atividades que visam resgatar a cultura popular através de lendas, canções, brincadeiras, adivinhações, parlendas, etc. As atividades serão desenvolvidas de maneira individual e coletiva, e para isso será proposto:

Jogos e brincadeiras;

  • Representação de cantigas e parlendas;
    Leitura e ordenação de textos, lendas, receitas de comidas típicas;

Sessões de vídeos;

  • Realizar concurso de adivinhas;
  • Confeccionar murais e cartazes;
  • Dramatizar lendas e realizar a filmagem;
  • Confeccionar brinquedos e jogos utilizando as tecnologias disponíveis na escola;
  • Socialização do entendimento das pesquisas realizadas.

RECURSOS:

  • Laboratório de informática;
  • Computadores, impressora, internet;
  • Datashow;
  • Vídeos, dvd;
  • Auxilio de familiares e comunidade;
  • Rádio;
  • Câmera fotográfica;
  • Livros, cadernos, folhas xerocadas;
  • Papeis coloridos;
  • Canetas, lápis de cor, tinta guache .

AVALIAÇÃO:

  • Os alunos serão avaliados quantitativa e qualitativamente de acordo com o desempenho nas atividades propostas de maneira individual, coletiva pelo professor e através de socialização para se auto avaliar.