<

Plano de aula copa do mundo educação infantil

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e sugestões para o seu Plano de aula copa do mundo educação infantil e series iniciais. Uma excelente forma de trabalhar a copa do mundo em sala de aula.

A Copa do Mundo é um evento, ou melhor dizendo, um espetáculo de proporções gigantescas. Movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores pelo mundo afora. Neste ano de 2018, na Copa do Mundo da Russia, lá vai o Brasil em busca de mais um título mundial.

Por ser um assunto tão atual e mobilizador, é fácil conseguir dados e informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de pesquisa e projetos que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio de atividades que contam, de saída,com o envolvimento e o interesse de grande parte deles.

Veja também:

Plano de aula copa do mundo educação infantil – Artes

Plano de aula copa do mundo educação infantil - Artes

Participar de atividades corporais e artísticas respeitando seus limites e dos outros; adotar atitudes de respeito mútuo e repudio à violência; conhecer e valorizar a pluralidade da cultura corporal.Capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e,com autonomia, exercê-las de maneira social e cultural significativa e adequada.

Objetivos:

  • Difundir atitudes de respeito à diversidade cultural
  • Difundir atitudes de repúdio à violência
  • Conhecer diferentes aspectos da formação cultural e dos costumes dos países participantes da Copa
  • Contribuir para a valorização do trabalho coletivo e de atitudes de respeito e cooperação

Habilidades e Competências:

  • Organização
  • Habilidades manuais e corporais em geral

Atividade:

Organizar pequeno campeonato de futebol inter-salas. Cada equipe deverá ter:

  • Um time
  • Um nome
  • Uma bandeira
  • Um hino/grito de guerra
  • Definir costumes, vestuário, dança, comida etc., típicos

Plano de aula copa do mundo educação infantil e series iniciais

Plano de aula copa do mundo educação infantil e series iniciais

Plano de aula copa do mundo educação infantil e series iniciais

Objetivos:

  • Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo na Rússia/2018”;
  • Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;
  • Enfocar a pluralidade cultural;

Roda de conversa sobre a copa

  • Em que país será realizada a Copa do Mundo?
  • Alguém sabe?
  • Montar o nome do país (RÚSSIA)com letras móveis(visualização)
  • Agora ´me respondam: Qual é o nome do nosso país?
  • Montar o nome do país (BRASIL)com letras móveis(visualização)
  • Mostrar a localização Brasil e Rússia no mapa.

Eixo Linguagem Oral e Escrita:

o Hino Nacional Brasileiro:

  • Cantar o hino nacional explorando algumas estrofes junto aos alunos;
  • Mencionar que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.
  • Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
  • Promoção de bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
  • Jogo da memória com bandeira dos países participantes(mais conhecidos)
  • Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.

Linguagem Matemática:

  •  Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
  •  Seriação com o mascote da copa;
  • Seriação com bolinhas.
  • Classificação por cores.

Eixo Identidade e Autonomia:

  •  Identificação  do nome de nosso País  bem como as letras que o compõe;
  •   Reconhecimento do  seu próprio nome  bem como o nome de alguns jogadores.
  •  Observação  no mapa do Brasil .Onde está o Brasil…a Rússia( Visualização)

Ter atenção aos  valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo,  zelar pelo  material utilizado e exposto em sala de aula;

Linguagem Plástica:

 Confeccionar…

  • Desenho de  um campo de futebol
  •  Construção de maquete de um campo com jogadores
  • Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;
  • Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça….
  •  Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos  ( pequenas, médias e grandes)
  • Constução coletiva de um globo terrestre(Colagem de jornal  em balões)

Corpo e Movimento:

  • Jogo de futebol entre os alunos e alunas.
  •  Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar,  contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
  • Exercícios de alongamento do corpo;
  • Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;
  • Carrinho de mão. Atividade em dupla.
  • Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas…

Música

  • Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;
  • Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça,  chocalhos,  e outros instrumentos, etc

Natureza e Sociedade:

  • Pesquisas/recortes sobre a copa do mundo(painel coletivo);
  • A Importância da prática de esportes para a saúde;
  •  A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
  • Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.

Culminância do projeto:

Exposição dos trabalhos para a comunidade escolar.

Confira ainda: Atividades Copa do Mundo Educação Infantil

Plano de aula copa do mundo educação infantil

Plano de aula copa do mundo educação infantil

Plano de aula copa do mundo educação infantil

Objetivos:

  • Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo”;
  • Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;
  • Enfocar a pluralidade cultural;

Desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;

Eixo Linguagem Oral e Escrita:

  • Pesquisa sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição entre os países;
  • Contar a história “Era uma vez um tatu bola” de Bia Villela
  • Pesquisar a história do mascote”Fuleco” ,como é, onde vive e porque ele foi escolhido;
  • Cantar o hino nacional ( se for possível,explorar algumas estrofes junto aos alunos;
  • Mencionar  que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.
  • Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
  • Promoção de  bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
  • Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.

Linguagem Matemática:

  • Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
  • Quantos elementos são necessários para um time ser formado
  • Quantos bandeirinhas?
  • Juiz?
  • Reservas?
  • Treinador?
  • Qual é a ordem da entrada dos jogadores?
  • Cores que representam o Brasil?
  • Formas geométricas da bandeira do Brasil e do campo de futebol.

Eixo Identidade e Autonomia:

  • Identificação  do nome de nosso País  bem como as letras que o compõe;
  • Reconhecimento do  seu próprio nome  bem como o nome de alguns jogadores.
  • Observação  no mapa do Brasil do estado em que habita;
  • Ter atenção aos  valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo,  zelar pelo  material utilizado e exposto em sala de aula;

Linguagem Plástica:

  • Confeccionar
  • Desenho de  um campo de futebol
  • Construção de maquete de um campo com jogadores
  • Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;
  • Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça….
  • Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos  ( pequenas, médias e grandes)
  • Construção coletiva de um   globo terrestre;

Movimento:

  • Jogo de futebol entre os alunos e alunas.
  • Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar,  contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
  • Exercícios de alongamento do corpo;
  • Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;
  • Carrinho de mão. Atividade em dupla.
  • Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas…

Música

  • Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;
  • Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça,  chocalhos,  e outros instrumentos, etc

Natureza e Sociedade:          

  • Pesquisa sobre a copa do mundo;
  • A Importância da prática de esportes para a saúde;
  • A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
  • Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
  • Normas e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.

Plano de aula copa do mundo educação infantil em PDF

Plano de aula copa do mundo educação infantil

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil” mostrado acima, para download gratuito em PDF. Para ter acesso ao material, confira o link a seguir:


Plano de aula copa do mundo educação infantil – Jardim

Plano de aula copa do mundo educação infantil - Jardim

Plano de aula copa do mundo educação infantil – Jardim

Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.

OBJETIVO GERAL:

  • Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.
  • Aprender novas brincadeiras.
  • Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 01: A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.

Atividade 02: No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.

Atividade 03: Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.

Atividade 04: Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.

Atividade 05: 

  • Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.
  • Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.

Atividade 06: Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.

Atividade 07: Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.

Atividade 08: Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.

Atividade 09:

  • Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;
  • Desenhos
  • Atividades com argila
  • Bolas de papel amassado
  • Técnicas de arte com pecas etc.

AVALIAÇÃO:

Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria