É importante ressaltar que os relatórios de perfil da sala de aula servem para o professor registrar as observações feitas por ele, a respeito dos avanços dos alunos e também as dificuldades encontradas no trabalho cotidiano da sala de aula e pensando nisso selecionamos Modelo de Relatório perfil da turma para servir de apoio na hora de criar o seu.
Muitos professores tem grandes dúvidas na hora de montar o “Perfil da Sala” ao iniciar sua carreira como professor ou por ter trabalhado um bom tempo em escolas que não exigiam tal documento. Esse relatório é um importante instrumento pedagógico para o educador realizar com mais precisão as suas fichas de trabalho, os seus planos de aula e o seu planejamento.
Veja Ainda:
- Modelo de relatório individual para educação infantil
- Modelo de relatório individual por aluno
- Parecer Descritivo – Modelos de Parecer Descritivo e Como Fazer
O perfil da sala poderá fornecer informações importantes para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo para facilitar a compreensão de todos, ajudando assim em seu processo de aprendizagem.
Modelo de Relatório perfil da turma
É UMA CLASSE COMPOSTA DE 27 ALUNOS,12 MENINAS E 15 MENINOS.DE MOSO GERAL, A TURMA É MUITO ENTROSADA.TÊM UM BOM RELACIONAMENTO UNS COM OS OUTROS.
AS CRIANÇAS DESSA TURMA SÃO UM POUCO AGITADAS , MAS TEM FACILIDADE DE ORGANIZAR A SALA DE AULA AS VEZES ALGUNS BRIGAM, MAS SÃO FÁCIES DE PERDOAR.OCORREM ALGUNS CASOS DE AGRESSIVIDADE VERBAL NA TURMA, TODAVIA, NO DECORRER DO ANO, AS CRIANÇAS FORAM SUPERANDO ESSE MAU COMPORTAMENTO DEVIDO COM AS NOSSAS CONVERSAS DIÁRIAS SOBRE O CASO, OS COMBINADOS FEITOS NA SALA DE AULA.
A ADAPTAÇÃO DA TURMA FOI BOA.LOGO DE NITROSARAM .
NO INÍCIO AS CRIANÇAS NÃO GOSTAVAM NÃO ACEITAVAM SER REPREENDIDAS E DESOBEDECIAM AS NORMAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA EM GRUPO PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS DE DESENVOLVER TRABALHOS EM GRUPOS, FALAVAM ALTO DEMAIS , NÃO ESPERAVA A SUA VEZ DE FALAR ETC.
A MAIORIA DAS CRIANÇAS PREFEREM BRINCAR EM GRUPO. NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DIRIGIDAS, PERCEBO QUE ALGUNS PRIMEIRAMENTE OBSERVAM OS COLEGAS REALIZAREM PARA DEPOIS FAZER TAMBÉM FOI A PARTIR DAÍ QUE DESCOBRIR QUE ESSES ALUNOS APRESENTAVAM UMA CERTA DIFICULDADE EM DESENVOLVER TAL ATIVIDADE SOZINHA, OUTRO DECIDEM FAZER DE IMEDIATO E MAIS VEZES.
NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SALA DE AULAS SÃO BASTANTE PARTICIPATIVOS, REALIZAM O QUE É PROPOSTO COM ATENÇÃO E CAPRICHO, EXCETO XXXXXX, O ALUNO DEMONSTRA DESINTERESSE, DESÂNIMO EM DESENVOLVER AS ATIVIDADES ROTINEIRAS E NÃO TINHA ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, APRESENTANDO ASSIM UMA GRANDE DIFICULDADE COGNITIVA.
A TURMA GOSTA DE PARTICIPAR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E RECREATIVAS. ATIVIDADES COMO,RECONTAR HISTÓRIAS, RODA DE CONVERSAS PARA COLOCAR O PAPO EM DIAS OU ATÉ MESMO DISCUTIR UM ASSUNTO ,DRAMATIZAÇÃO. DANÇAR, CANTAR.TODOS SÃO BASTANTES ATIVOS E ENÉRGICOS, O QUE TAMBÉM É TÍPICO DA FAIXA ETÁRIA , Á EXCEÇÃO DE LIDIANE,QUE TEM SIDO INCENTIVADA A INTERAGIR COM O GRUPO. ELA APRESENTA MUITA TIMIDEZ LHE DIFICULTANDO A SOCIALIZAR-SE COM A TURMA.AS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES EM GRUPO E JOGOS LÚDICOS TEM SIDO DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA MELHORAR A ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO.A CLASSE TEM INTERESSE POR JOGOS COMO JOGO DE DAMAS, DOMINÓS,BINGOS DE SONS E LETRAS, CAÇA RIMAS E CAÇA PALAVRAS,DADO SONORO ENFIM JOGOS VARIADOS.
A A MAIORIA COMPREENDE E OBEDECE ÁS NORMAS ESTABELECIDAS, EXIGINDO DOS SEUS COLEGAS O CUMPRIMENTO DAS MESMAS.CONTUDO, HÁ AQUELAS QUE POR MOMENTOS DESRESPEITAM ESSAS NORMAS.
A TURMA CONVERSA MUITO UNAS COM TONS ALTOS E OUTROS BAIXOS, EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS, DESEJOS E INSATISFAÇÕES. MAS QUANDO ME PONHO EM SILÊNCIO E DE PÉ OLHANDO BEM PARA ELES, LOGOS ELES OBSERVAM E MODERAM SUA VOZ.
A MAIORIA DA FAMÍLIA DOS ALUNOS PARTICIPAM ATIVAMENTE, MAS DEIXANDO A DESEJAR NAS REUNIÕES REALIZADAS POR POUCAS VEZES PELA ESCOLA NO DECORRER DO ANO. ALGUNS NÃO COSTUMAM BUSCAR INFORMAÇÕES E ESCLARECER DÚVIDAS COM A PROFESSORA SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
NO DECORRER DO ANO OS LAÇOS AFETIVOS FORAM FORTALECIDOS ENTRE ALGUNS ALUNOS,E A NOSSA RELAÇÃO(PROFESSOR E ALUNO),FOI MUITO BOA.ESSAS ATITUDES FORAM TRABALHADAS ATRAVÉS DE RODA DA CONVERSA E NOS COMBINADOS PRODUZIDOS ENTRE NÓS TORNANDO A CONVIVÊNCIA DE TODOS MUITO MELHOR.
EM QUESTÃO DA APRENDIZAGEM, OS ALUNOS APRESENTAM UM BOM RENDIMENTO NO DECORRER DO ANO PORÉM XXXXXX, XXXXXXX, MOSTRAM ALGUMAS DIFICULDADES NA LEITURA , ESCRITA , CÁLCULOS E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
É VISÍVEL O INTERESSE DA TURMA, QUE DEMONSTRA CRIATIVIDADE EMPENHO.
FOI MUITO PRAZEROSO TRABALHAR COM ESSA TURMA!
DEZEMBRO DE 2017
Modelo de Relatório perfil da turma para completar:
Modelo de Relatório perfil da turma para completar – Parte 01
Modelo de Relatório perfil da turma para completar – Parte 02