Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e dicas para o seu Modelo de plano de aula.
Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer, com quem fazer. Para existir plano de aula, é necessária que haja coerência com os objetivos discutidos e pensados no plano de ensino, bem como que se leve em conta os conhecimentos prévios e a formação do grupo a que o plano se destina.
O plano é a “apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar” (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento. Plano de aula é um “guia” e tem a função de orientar a prática do professor, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).
Um plano de aula diferenciado apresenta uma sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo em sala de aula com detalhes, objetivos a serem alcançados (conhecimento, competências e habilidades), itens do conteúdo, as metodologias e estratégias que serão utilizadas, os procedimentos que serão adotados e as atividades que serão desenvolvidas assim como os recursos, a avaliação e referência.
Porém encontramos uma diversidade de modelos bastante diferenciados, uma vez que esta atividade muda conforme o modelo de cada instituição, mas há uma matriz na qual se pode apoiar para a construção do plano de aula a fim de alcançar nossos objetivos pedagógicos.
Modelo de plano de aula – Como fazer passo a passo
Modelo de plano de aula para imprimir
Veja também esses modelos de plano de ensino com exemplos.
Modelo de plano de aula – Passo a passo para o seu planejamento de aula
Identificação do plano:
- Nome da instituição de ensino (também do centro e do departamento se for o caso);
- Nome do curso;
- Módulo;
- Função;
- Sub-função;
- Área do conhecimento;
- Nome do professor ministrante;
- Período e carga horária;
- Tema da aula ou assunto.
Conteúdo (programático):
- Estabelecimento de tópicos na seqüência em que vão ser apresentados no decorrer da aula;
- Considerar que toda aula tem abertura, desenvolvimento e encerramento (início, meio e fim).
Objetivos:
- (capacitar, instrumentalizar os alunos para…).
Estratégias (de aprendizagem e metodologia):
(Procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem).
- Análises;
- Aulas expositivas;
- Debates;
- Dinâmicas;
- Exercícios;
- Portfólios;
- Seminários;
- Situações-problemas;
- E outros que o professor julgue necessário.
Recursos didáticos:
(A designação dos recursos áudio-visuais mostra a dinâmica da aula).
- Cartazes;
- Datashow;
- Dvd;
- Painéis;
- Quadro de giz;
- Rádio;
- Retroprojetor;
- Vídeo;
- E outros que o professor julgue necessário.
Avaliação:
(designa de que forma o professor avaliará os alunos na aula).
- Análise de caso;
- Apresentação de trabalhos;
- Atividades práticas;
- Participação;
- Situações-problemas;
- E outros que o professor julgue necessário.
Referências:
- Indicar conforme as normas vigentes, os autores e obras utilizados na preparação da aula;
- Indicar periódicos e sites visitados.
Embora represente apenas uma faceta da atividade docente, o plano de aula proporciona maior qualidade, equilíbrio e segurança ao professor na sala de aula. Sendo que permite a esse profissional auxiliar de maneira mais eficaz os alunos; encorajando-os assim, a serem pensadores críticos, criativos e atuantes, com capacidade para assumirem sua própria e permanente formação.
Também confira: Planos de Aula para professores.
Modelo de plano de aula – 02
ASSUNTOS
- Insira aqui os tópicos que serão discutidos nesta aula, conforme previstos no Plano de Ensino do curso.
OBJETIVO DA AULA
- Estabeleça o objetivo que os estudantes deverão atingir ao término da aula.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
- Explane como a aula será ministrada: apresentação/aula teórica, trabalho prático de campo, demonstrações etc.
- Trata-se do passo a passo da aula com a estimativa de carga horária para cada passo.
RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
- Insira os recursos necessários para esta aula: Datashow, quadro, laboratório, equipamentos etc.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- Descreva como realizará a avaliação das aprendizagens dos estudantes trabalhos em grupo, roda de perguntas, execução de atividade prática etc