O Modelo atômico de Thomson é a teoria sobre a estrutura atômica proposta por Joseph John Thomson.
O começo
Os estudos de Thomson demonstravam que o átomo era formado por elétrons que eram presos a uma esfera contendo carga elétrica com polaridade positiva.
Enquanto estudava a existência de partículas subatômicas notou que existiam partículas com carga negativas menores do que o átomo.
Esta pesquisa indicava que os elétrons ficavam em uma parte do átomo que apresentava carga positiva. O átomo teria a forma de ameixas em um pudim.
Devido à isso, no ano de 1898, o estudo foi chamado de “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas”.
Veja os Modelos Atômicos.
Conclusão
Thomson acreditava que o átomo tinha carga nula. Porque o átomo era formado e cargas positivas e negativas que se anulam por suas cargas serem iguais.
As pesquisas do físico foram importantes para a evolução da teoria atômica. O Modelo que Thomson apresentou substituiu o modelo atômico de Dalton conhecido como “modelo bola de bilhar”.
Mais tarde, o próprio modelo de Thomson foi substituído pelo modelo atômico de Rutherford que foi aluno de Thomson.Thomson descobriu o elétron, Rutherford o próton e Cadwick, descobriu o nêutron.
Recomendamos também: O modelo Atômico de Bohr
___
O Modelo atômico de Thomson
https://youtu.be/-lMz3KfTL1U
O que achou da postagem? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. E também deixe seu comentário com sua opinião e sugestão.
Veja também: Carga Elétrica