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Jogos de Matemática usando Calculadora

Selecionamos nesta postagem quatro sugestões de jogos educativos de matemática para fazer com alunos das series iniciais, usando a calculadora.

Os objetivos destes Jogos de Matemática usando Calculadora é:

  • Identificar e reconhecer os recursos que a calculadora pode nos oferecer.
  • Reconhecer a sua utilização para desenvolver o raciocínio lógico, agilizando o cálculo mental, aumentando a concentração no processo de resolução de problemas, operações e conceitos de estimativas.
  • Desenvolver a investigação e exploração de conceitos e idéias e de cálculos complexos.
  • Relacionar idéias, formular e testar hipóteses, fazer pequenas explorações e concluir com a mecanização.
  • Utilizá-la como recurso de verificação e análise dos resultados de estimativas, detectando erros a fim de corrigi-los.
  • Conhecer a história da Matemática através dos tempos.

Explore com seus alunos o funcionamento básico da calculadora:

a) Ligue a calculadora através com a ON/C, que também funciona para limpar o visor;

b) A tecla CE serve para limpar só a última digitação;

c) As teclas das quatro operações + – x / servem para realizar as operações;

d) Os números estão quase sempre dispostos da mesma maneira: enfileirados, na ordem decrescente, da direita para a esquerda, de cima para baixo;

e) As teclas de Memória servem inicialmente para guardar e recuperar os números na memória. A tecla M+ guarda o número digitado ou soma esse número ao que estiver já na memória. A tecla M- subtrai o número digitado daquele registrado na memória. A tecla MRC recupera o número guardado na memória e, se acionada duas vezes, limpa a memória.

f) Se os alunos ainda não dominam operações de porcentagem e raiz quadrada, diga que essas teclas servirão no futuro. Use-as de acordo com a série em que estiver trabalhando.

Peça para os alunos desenharem a calculadora num papel.
Explore algumas operações para que cada um realize em sua máquina.

Exemplos:

1) Escolha um número de 1 a 9 (memorize) e digite-o oito (8) vezes seguidas em sua calculadora. Divida o número do visor por 9 e aperte a tecla (=).
Divida o número que aparece agora no visor pelo número que você escolheu inicialmente. Qual o resultado? Tente com outros números e veja o que acontece.

2) Pegue a calculadora e some 88 com 209 e tecle (=). Multiplique o resultado que aparece no visor por ele mesmo e tecle (=). Qual é o resultado? O que você percebeu sobre o resultado? Comente com sua professora e seus colegas.

3) Digite em sua calculadora uma seqüência de três (3) números de 1 a 9 em ordem crescente. Some ao número do visor 99 e tecle (=). Qual é o resultado? Utilize outras sequências e observe o que acontece. Comente sua conclusão.

Recomendamos também: Jogo da memória para imprimir.

Jogos de Matemática usando Calculadora

Vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Uma calculadora por aluno ou uma para cada dupla.
  • Lápis e Canetas;
  • Papel ou caderno para as anotações das descobertas.
  • Cartolinas
  • Pesquisa de anúncios de jornais, revistas de propagandas de alimentos, carros e outros textos com preços.

Primeiro Jogo de Matemática

Em duplas, com papel, lápis e a calculadora, peça-lhes que calculem uma série de números, de 3 em 3, começando em 5, ou seja, 5, 8, 11, 14 etc.
Um aluno faz a conta mentalmente e anota os resultados. O outro usa a calculadora e também registra os resultados.

Após um tempo determinado pela professora, cada um conta o total de anotações feitas. Ganha quem tiver anotado mais resultados: o que vale é o exercício mental realizado na corrida contra a máquina.

Segundo Jogo de Matemática

Em duplas, um aluno faz uma operação e, sabendo o resultado pela calculadora, escreve três alternativas de resultado, para que o outro aluno, mentalmente e através de estimativa, assinale uma das respostas.

•Depois, ele irá resolvê-la com a calculadora e checar se sua estimativa estava correta. A seguir, invertem-se as tarefas da dupla. Quem acertar mais estimativas ganha o jogo. 

Importante: determine a resposta com um número específico de algarismos, para que o resultado não seja um número muito grande e difícil de ser calculado mentalmente.


Outras sugestões

Peça que os alunos realizem uma pesquisa em jornais, revistas com anúncios e listas de preço. O material será levado para a sala de aula.
Cada aluno irá pegar a sua pesquisa e formular um problema.

Deverão colar os recortes, escrever os problemas e resolver no papel.

Após a resolução do problema, verificar os resultados com a calculadora.

Elaborar no mural da classe com os resultados dos jogos com um gráfico.

Exposição dos problemas realizados com a pesquisa de recortes, do cartaz com a história da Matemática e com os resultados dos vencedores da gincana.

Trabalho interdisciplinar

História: pesquisar a história da matemática através dos tempos; identificar os processos pelos quais alguns conceitos matemáticos foram desenvolvidos, a partir da necessidade de diferentes povos e culturas. Elaborar um cartaz com a história da Matemática através dos tempos.

Educação Física: elaborar uma gincana em grupos, com jogos de Matemática com o uso de calculadora: amarelinha da multiplicação, bingo de tabuadas ou operações, distância percorrida até um determinado ponto (chegada) etc.